Para a Mulher Mais Linda do Mundo

Para a Mulher Mais Linda do Mundo

Por Ninevah Barreiros

“Com sua beleza, você é melhor do que o sol; com sua moral você é mais sublime que o sândalo/almíscar; com sua modéstia você é mais nobre do que a lua cheia; com sua compaixão você é mais benéfica do que a chuva. Então, preserve sua beleza com a fé, sua tranquilidade com contentamento, sua castidade com hijab. Lembre-se que o seu adorno não é o ouro, a prata ou diamantes, mas em vez disso, é suas duas rak’ahs no Fajr, ficar com sede quando jejua para Allah, a caridade oculta que ninguém aceita exceto Ele, lágrimas que lavam um pecado, uma prostração prolongada com submissão explícita a Allah, vergonha diante de Allah quando uma inclinação ao mal se apodera de você. Vista-se com o manto da taqwa pois você é a mulher mais linda do mundo mesmo que suas roupas sejam maltrapilhas. Vista-se com o manto da modéstia, pois você é a mulher mais linda do mundo mesmo que esteja descalça. Tenha cuidado com a vida de mulheres imorais incrédulas e encantadoras, pois elas são combustível para o fogo do Inferno.”


Salam ‘alaikum irmãs! Divido aqui com vocês essa mensagem simples e cativante do Dr. Aid al-Qarni para nós mulheres, e um breve comentário sobre alguns pontos.

Antes de qualquer coisa, somos criaturas de Allah e isso já nos faz belas. Por sermos mulheres, somos duplamente belas. Mas sublime é sermos muçulmanas, o que nos torna as mulheres mais lindas do mundo. Porque o Islam nos ensina a verdadeira beleza, que vem de dentro, que se mostra nos nossos modos, nos nossos olhares baixos, no tom moderado da nossa voz, na simplicidade do nosso andar. Uma beleza sutil que só enxergam aqueles que conhecem o verdadeiro valor de uma mulher.

Quantas mulheres conhecemos que vivem para serem esteticamente apreciadas, sempre bem produzidas, mas que quando estão despidas se vêm desvalorizadas e sozinhas. E infelizmente sabemos que existem mulheres muçulmanas que vivem assim, que esquecem da importância da espiritualidade, esquecem de alimentar suas almas com o Islam, e focam suas vidas em serem observadas por seus rostinhos bonitos e corpos modelados pelas roupinhas da moda.

O que será que importa para Allah SWT? Ele nos diz no Qur’an, em Surat al-Ahzab cap. 33 vs. 33: “E não façais exibição de vossos encantos corporais como a exibição dos idos tempos da Ignorância”.

Vejam que comparação Allah SWT faz neste versículo. A exibição dos tempos da ignorância, que se refere à época antes da revelação do Qur’an, quando as mulheres caminhavam quase sem roupa para seduzir os homens. Então, você mulheres hoje, após a chegada do Islam, não sejam como aquelas que se exibiam quando só havia a ignorância, quando não havia o respeito nem se dava valor à mulher. Hoje vocês que são mulheres e conhecem o Islam, que não estão mais na ignorância, para quem este versículo não é desconhecido, vocês mulheres muçulmanas não sejam como aquelas que não conheciam a mensagem de Allah SWT, que ensina a modéstia, a preservação da castidade, para proteger e para dignificar a mulher.

Logo depois desta ordem, Allah SWT continua dizendo: “E cumpri a oração e concedei az-zakah, e obedecei a Allah e a Seu Mensageiro”. Prestem atenção de que devem obedecer a Allah SWT, que nos ordena a modéstia, e obedecer ao Mensageiro S.A.W., que também nos ensinou a sermos modestas, como quando ele disse: “Vós tomais as mulheres por esposas por quatro motivos: riqueza, nobreza, beleza e religião. Escolhei pois aquela que tem a religião”. Mas será, irmãs, que o Mensageiro S.A.W. disse isso como aconselhamento apenas para os homens? Ele aconselhou que a escolha seja feita com base na educação religiosa da mulher. Isto é, sua crença e sua prática da religião. Então será que nós temos que nos parecer com essas mulheres que não conhecem o verdadeiro respeito, dignidade? Essas que são como as mulheres dos tempos que Allah SWT chamou de passado e de ignorância? O Mensageiro SAW nos aconselhou também neste hadith qual a característica que as mulheres devem possuir e demonstrar. Não é realçar e exaltar aspectos mundanos, passageiros, mas sim o aspecto que é em todos os sentidos mais bonito e mais benéfico. Em outro dito, o Mensageiro SAW disse: “Acaso não ouvistes dizer, não compreendestes que a renúncia da vida fácil e do conforto é um dos símbolos da fé, que indubitavelmente, a renúncia do enfeite (da maquiagem) é um sinal de fé?”.

Vejamos que diretriz Allah SWT nos dá para cuidarmos de nossa religião. Ainda em Surat al-Ahzab, vs 29, Allah SWT nos disse: “E, se estais desejando a Allah e a Seu Mensageiro e à Derradeira Morada, por certo, Allah preparou para as benfeitoras, dentre vós, magnífico prêmio”. Quem são as benfeitoras senão as mulheres submissas a Allah SWT, desapegadas das belezas e valores mundanos, pequenos, que se dignificam através da obediência a Allah SWT e do temor a Ele! E se queremos os adornos para ficarmos mais belas, então que sejam os adornos do Paraíso, que Allah SWT descreve em Surat al-Fatir cap. 35 v. 33: “Neles (os jardins do Éden) serão enfeitados com braceletes de ouro e com pérolas; e neles, suas vestimentas serão de seda.”  O caminho para este destino é a taqwa, temor a Allah SWT, obediência a Allah SWT, como é dito em Surat al-Layl cap. 92 vs. 5-7: “Então, quanto à quem dá e teme a Allah, e confirma a mais bela verdade, a esse facilitar-lhes-emos ao caminho fácil (o Paraíso).”

Que Allah SWT nos dê orientação dentro da religião e nos faça castas, modestas e dignas, e merecedoras de Sua Graça e Misericórdia. Ameen.

O Islam e a Mulher