Os Jinn – de Acordo com o Alcorão e a Sunnah

Os Jinn – de Acordo com o Alcorão e a Sunnah

Parte 3 de 3 – PROTEÇÃO

Súplica de um afligido por sussurros na oração ou recitação

Hadith – Sahih Muslim 5463, Narrado Uthman ibn Abul’As, r.a.:

 Uthman veio até o Mensageiro de Deus e disse: Mensageiro de Deus, Satanás, intervém entre mim e minha oração e recitação do Alcorão e me confunde. Então o Mensageiro de Deus disse: Isto é (o feito do Satanás), que é conhecido como Khinzab, e quando você percebe o seu efeito, busca refúgio com Allah e cuspa* três vezes para a esquerda. Eu fiz isso e Allah dissipou isso de mim.

* esta é uma cuspida seca no ar.


Buscando refúgio nos Jinn

O Nobre Qur’an – Al-Jinn 72: 6-7:

“E, em verdade, algumas pessoas, dentre os humanos, invocaram a proteção de pessoas, dentre os gênios. Porém, estes (jinn) só lhes aumentaram os desatinos.

 E eles pensaram como pensastes: que Allah jamais enviará algum Mensageiro (para a humanidade ou jinns).”

O Nobre Qur’an – Ibrahiim 14:22:

“E quando a questão for decidida, Satanás lhes dirá: Deus vos fez uma verdadeira promessa; assim, eu também vos prometi; porém, faltei à minha, pois não tive autoridade alguma sobre vós, a não ser convocar-vos, e vós me atendestes. Não me reproveis, mas reprovai a vós mesmos. Não sou o vosso salvador, nem vós sois os meus. Renego (o fato de) que me (Satã) tenhais associado a Allah (por me obedecer na vida mundana), e os iníquos (politeístas e pecadores) sofrerão um doloroso castigo!”

O Nobre Qur’an – Al-An’aam 6:100-102:

 “Mesmo assim atribuem como parceiros a Deus os gênios, embora fosse Ele Quem os criasse (os jinn); e, nesciamente, inventaram-Lhe filhos e filhas. Glorificado e exaltado seja, por tudo quanto Lhe atribuem.”

Originador dos céus e da terra! Como poderia Ter prole, quando nunca teve esposa, e foi Ele Que criou tudo o que existe, e é Onisciente?

Tal é Allah, vosso Senhor! Não há mais divindade além d’Ele (ninguém tem o direito de ser adorado senão Ele), Criador de tudo! Adorai-O (unicamente), pois porque é o Guardião de todas as coisas.”

O Sagrado Qur’an – Al-An’aam 6:128:

“No dia em que Ele congregar todos (e disser): Ó assembléia de jinns, já seduziste bastante o homem!, seus asseclas (amigos, ajudantes) humanos dirão: Ó Senhor nosso, utilizamo-nos mutuamente; porém, agora, alcançamos o término que nos fixaste, Então, ser-lhes-á dito: O fogo será a vossa morada, onde permanecereis eternamente , salvo para quem Deus quiser livrar disso. Teu Senhor é Prudente, Sapientíssimo.”


Buscando Refúgio dos Jinn

Diga ” ‘audhu billah” (Eu busco o refúgio em Allah) e outros dhikr (recordação de Allah, swt) quando o sussurro demoníaco do Shaitan chega a você, tal como quando fica bravo, quando tem pensamentos confusos ou de desobediência, quando abordados por arrogantes que controvertem das ayats de Allah, swt, quando está pronto para recitar o Alcorão, ou quando estiver em qualquer situação em que o Alcorão e a Sunnah lhe ensina ser um resultado da ação do shaitan.

O Nobre Qur’an – Fussilat 41:36:

“Quando Satanás te incitar à discórdia, ampara-te em Deus (Oh Muhammad, saws), porque Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo.”

O Nobre Qur’an – Al-A’raaf 7:200, 201:

“E quando alguma tentação de Satanás te assediar, ampara-te em Deus, porque Ele é Oniouvinte, Sapientíssimo.

“Quanto aos tementes (os piedosos – veja 2:2), quando alguma tentação satânica os acossa, recordam-se de Deus; ei-los iluminados.”

O Nobre Qur’an – Ghaafir 40:56:

“Aqueles que disputam acerca dos versículos (provas, evidências, versos, lições, sinais, revelações, etc) de Deus, sem autoridade concedida, não abrigam em seus peitos senão a soberba, com a qual jamais lograrão o que quer que seja [a aceitá-lo (Muhammad SAW) como um mensageiro de Deus e obedecê-lo]: ampara-te, pois, em Deus (Oh Muhammad, saws, dos arrogantes), porque é o Oniouvinte, o Onividente.”

O Nobre Alcorão – An-Nahl 16:98:

“Quando leres o Alcorão, ampara-te em Deus contra Satanás, o maldito.”

Hadith – Al-Muwatta 51.10:

Yahya relatou-me de que Malik que Yahya Ibn Said disse: “Quando o Mensageiro de Deus foi levado na Viagem Noturna, ele viu um gênio do mal procurá-lo com uma tocha de fogo. Sempre que o Mensageiro de Deus se virava, ele o via . Jibril disse-lhe: ‘Devo ensinar-lhe algumas palavras para dizer? Quando você dizê-las, a tocha se apagará e cairá dele. “O Mensageiro de Deus disse: ‘Sim, com certeza.. “Jibril disse: ‘Diga: “Eu busco refúgio com o Nobre Face de Allah e com as palavras completas de Allah, que nem a pessoa boa nem o corrupto pode exceder, do mal que desce do céu e do mal que sobe nele , e do mal do que é criado na terra e do mal que sai dela e, a partir das provações da noite e do dia, e das visitações da noite e do dia, com exceção de um que bate com o bem , Oh Misericordioso! ‘“

Audhu bi wajhi’llahi’ l-karim wa bi kalimati’llahi’t-tammati. Allati la yujawazu hunna barra wa la fajir, min sharri ma yanzil min as-sama, wa sharri ma yaruju fiha, wa sham ma dhara’ fi’l-ard, wa sharri ma yakhruju minha, wa min fitani’l-layli wa’n-nahar, wa min tawariqi’l-layli wa’n-nahar illa tariqan yatruq bikhayr ya Rahman!

Diga Bismillah e então a du’a abaixo antes de entrar na area do toalete

Hadith – Al-Tirmidhi 358, Narrado Ali ibn Abu Talib:

Mensageiro de Deus disse: A tela entre os olhos de Jinn e as partes íntimas dos filhos de Adão, quando um deles entra no privado, é que ele deve dizer: Em nome de Allah. [Este hadith foi transmitido por Tirmidhi e ele disse:. É um hadith Gharib e seu isnad não é sólido]

[Bismillahi] Allahumma inna ‘audhu bika minal khubthi wal khabaa’ith.

[Em nome de Deus]. Oh Allah, Eu busco proteção em Ti dos espíritos impuros, masculinos e femininos. [Abu Dawud 4/264, Ahmad 2/389]

A ayat “Al-Kursi” (2:255) é bem conhecida como uma forma de repelir jinns maléficos

O Nobre Qur’an – Al-Baqara 2:255:

“Allah! La ilaha illa Huwa “Deus! Não há mais divindade além d’Ele, Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono; d’Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder junto a Ele, sem a Sua anuência? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem a Sua ciência, senão o que Ele permite. O Seu Trono abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o Ingente, o Altíssimo.” (Ayat-ul-Kursi).

Hadith – Tirmidhi #2173, Narrado Jubayr ibn Nufayr [Darimi transmitida em forma mursal]:

O Mensageiro de Allah disse: “Allah terminou a Surat al-Baqarah com dois versos que me foram dados a partir de Seu tesouro que está sob o Trono, assim aprendê-las e ensiná-las a suas mulheres, pois elas são uma bênção, um meio de uma aproximação (a Allah) e uma súplica. ”

Ibn Taimiya, Majmu, vol. 19, p. 55:

 “As inúmeras pessoas que sofreram esses eventos todos confirmam a eficácia surpreendente deste versículo em afastar Jinn e quebrar suas magias. Ela [nota do editor: ayat al-Kursi] tem um grande efeito em repelir os demônios dos humanos, do possuído e daqueles escolhido por Jinn, assim como malfeitores, pessoas com mau humor, aqueles que seguem seus desejos e luxúrias, músicos e aqueles que ficam em êxtase através de assobios e palmas. Se estes versos são lidos sobre eles com sinceridade a Alah os gênios partirão. Ela vai colocar um fim à miragens criadas pelo Jinn. Ela também irá revelar a falsidade daqueles, os irmãos dos jinn, que realizam atos milagrosos. Os jinns inspiram seus devotos com algum conhecimento, que o ignorante acha que são milagres que Allah concede aos Seus servos piedosos. Na verdade, eles são simplesmente atos de Satã, de enganação sobre seus devotos, daqueles que ganharam a ira de Deus e aqueles que se desviaram. ”

Hadith – Tirmidhi #2145, Narrado An-Nu’man ibn Bashir:

O Mensageiro de Allah disse: “Dois mil anos antes de criar os céus e a Terra, Allah escreveu um livro do qual Ele enviou dois versos com que ele conclui a Surat al-Baqarah. O Diabo não chegará perto de uma casa em que eles são recitados três noites. “[Tirmidhi e Darimi transmitiu, Tirmidhi dizendo que esta é uma tradição Gharib.]

Faça du’a (súplica) como a seguir:

O Nobre Qur’an – Al-Baqarah 2:286:

“Deus não impõe a nenhuma alma uma carga superior às suas forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito e sofrerá mal quem o tiver cometido. Ó Senhor nosso, não nos condenes, se nos esquecermos ou nos equivocarmos! Ó Senhor nosso, não nos imponhas carga, como a que impuseste a nossos antepassados (Judeus ou Cristãos)! Ó Senhor nosso, não nos sobrecarregues com o que não podemos suportar! Tolera-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de nós! Tu és nosso Protetor! Concede-nos a vitória sobre os incrédulos!”

Recite Surahs Al-Falaq (Capítulo 113) e An-Nas (Capítulo 114)

Hadith – Al-Tirmidhi 1019, Narrado Abu Sa’id al-Khudri:

O Profeta costumava buscar proteção contra os Jinn e o mau-olhado até que as suratas al-Falaq e an-NAS foram reveladas. Depois que elas foram reveladas ele aderiu a elas e descartou tudo além delas. [Transmitido por Tirmidhi]

Hadith – Al-Tirmidhi 4563, Narrado Abu Sa’id al-Khudri:

Mensageiro de Deus, costumava procurar refúgio em Allah de jinn e mau-olhado nos homens até o Mu’awwidhatan desceu, depois que ele fez uso delas e abandonou tudo. [Tirmidhi e Ibn Majah transmitiu, Tirmidhi dizendo que esta é uma tradição Gharib hasan]


Itens de Ação para o Muttaqun:

  • Recite a Surata Al-Baqarah completa na sua casa.
  • Aprenda a ayat-Al-Kursi e recite-a frequentemente.
  • Aprenda a du’a no Qur’an 2:286.
  • Não urine em um buraco.
  • Diga Bismillah quando trocar de roupas 
  • Busque refúgio em Allah, swt, quando aproximado pelo sussurros malignos do Shaitaan. 
  • Abandone o shaitaan e suas fabricações.

Não temam os jinn, só Allah (swt). Saibam que os jinn podem ser muçulmano ou Shaitaan e são do sexo masculino ou feminino. Saiba que o Shaitaan pode vir a você como ser humano ou Jinn.

Lembre-se … Allah, Subhana watala, vê tudo o que fazemos!

Fonte: WWW.MUTTAQUN.COM, Livro –  “The World of the Jinn and Devils”, p. 7

Sobre os Jinn