Os Anjos e Sua Relação com a Humanidade

Os Anjos e Sua Relação com a Humanidade
Compartilhe

Por Shaikh Muhammad ibn ‘Abdul-Wahhab al-‘Aqeel (hafidhahullah ta’aala)


Bismillah al-hamdulillah wa salatu wa salamu ‘ala rasulullah. Amma-ba’d:

O seguinte são alguns dos tremendos benefícios [não à letra] que o Shaikh Muhammad ibn ‘Abdul-Wahhab al-‘Aqeel (hafidhahullah ta’aala) compartilhou num dars (lição) relativo ao tópico dos anjos e a sua relação com a humanidade.

Amar-se Uns aos Outros – somente pela Causa de Allah, e não por Propósitos Mundanos

Uma das maiores bençãos de Allah é a benção da irmandade por [pela causa de] Allah, a qual o Mensageiro de Allah (sallallahu ‘alayhi wa sallam) disse ser a fundação do ImanAwthaq ‘ural iman al-hubu fillah wal-bughdu fillah (O mais forte apoio do Iman é o amor e o ódio por [pela causa] de Allah).

O Mensageiro de Allah (sallallahu ‘alayhi wa sallam) disse: “Existem três características que se uma pessoa as possuir, provará a doçura do Iman: que Allah e o Seu Mensageiro sejam mais amados por ela que qualquer outra coisa; que ela ame um indivíduo, e não o ama exceto por Allah; e que odeie retornar à descrença (após ter acreditado) assim como odiaria ser lançado no Fogo.”

No Dia do Julgamento, Allah elevará o nível dos crentes que se amaram entre si e resguardar aqueles que se amaram entre si pelo Seu prazer, assim como vem no hadith dos sete os quais Allah resguardará [concederá sombra].

Allah Eleva – em Graus – Aqueles que Creram de forma Detalhada sobre os que creram de forma Geral

Após mencionar o bem conhecido Hadith de Jibreel – que inclui a afirmação do Mensageiro de Allah (salallahu ‘alayhi wa sallam) (que significa): Iman é crer em Allah, nos Seus Anjos, nos Seus Livros, nos Seus Mensageiros, e crer no Último Dia, e no Qadr (predestinação) – o bom dele e o mau dele”. – Shaikh Muhammad ibn ‘Abdul-Wahhab al-‘Aqeel (hafidhahullah) disse depois:

“Estes seis assuntos são assuntos sobre os quais o Iman é constituído. Os (muçulmanos) são de dois tipos diferentes no que diz respeito a estes seis. O primeiro tipo de pessoas crê neles, porém eles creem de uma forma geral. E esta crença é benéfica para eles, in sha’Allah. O segundo tipo (de muçulmanos) crê nestes seis artigos de uma forma detalhada. E este Iman (detalhado) elevou o segundo tipo em graus sobre o primeiro tipo.

Allah disse (o que significa):

“Allah elevará, em escalões, os que crêem dentre vós, e àqueles aos quais é concedida a ciência. E Allah, do que fazeis, é Conhecedor.” (Al-Mujadilah, ayah 11)

Para além disso, Allah informa-nos (o que significa):

“Apenas, os sábios receiam a Allah, dentre Seus servos. Por certo, Allah é Todo-Poderoso, Perdoador.” (Sura Fatir, ayah 28)

Os Anjos e a sua ‘Alaaqa (relação) com a Humanidade

Shaikh al-‘Aqeel (hafidhahullah) trouxe à atenção que os anjos assistem a estes encontros (de procura de conhecimento) e que eles preenhem o espaço entre o encontro e os céus, e de seguida ascendem em direção à Allah, subhanahu wa Ta’aala, e Allah pergunta aos anjos de onde eles vieram (apesar de ser do Seu conhecimento). [1]

A relação que os anjos têm com a humanidade é ainda mais forte que a ‘alaaqa (relação) que as próprias almas da humanidade têm para com ela. Qual é a relação dos anjos com a humanidade?

Allah disse aos anjos que criaria a humanidade ainda antes de Ele a ter criado. Antes de Allah ter criado a forma do Adão, eles sabiam que Allah estava a criar a forma do Adão. Quando Allah deu forma a Adão, os anjos viram a criação de Adão. Os anjos viram Adão quando ele ainda era de barro, antes de a alma ter sido soprada nele. Os anjos viram Adão quando a alma foi soprada nele. Os anjos prostraram-se a Adão depois da alma ter sido soprada nele.

Adão e os anjos estavam no céu, e depois juntos na terra. E os anjo está com a vida a partir do instante em que o homem entra sua esposa (tem relações sexuais com a esposa), e o esperma entra nela. Portanto, os anjos estão conosco até mesmo antes de termos sido criados! Os anjos [que viram Adão – o pai de toda a humanidade – quando ele era barro] estão com a sua descendência quando ela é apenas um nutfah (esperma), e depois um coágulo, e de seguida um pequeno pedaço de carne, depois ossos, e depois corpo. [2]

Portanto os anjos estão conosco durante todos as cinco etapas.

Se Allah quiser dar vida a este ser, e Ele tiver criado para aquele ser uma alma, o anjo recebe essa alma de Allah e ele sopra-a no corpo que está dentro da barriga da mulher. E poderão estar mais dois, ou três, ou quatro almas na barriga.

Os anjos não cometem qualquer erro!

Se aquela alma é suposto estár naquele corpo, então é aí que estará. De seguida os anjos escrevem as ações, provisões da alma, [se será] miserável ou abençoado, e o seu destino. Se o ser nascer, ele é acompanhado por um anjo e também um demônio. O anjo comanda-o com o bem, e encoraja-o a fazer isso. E o demônio comanda-o com o mal, e encoraja-o fazer isso. E isto está estabelecido no Sahih de Imam Muslim.

O Profeta (salallahu ‘alayhi wa sallam) disse: “Não há ninguém dentre vós exceto que lhe tenha sido designado um companheiro dos anjos e um companheiro dos jinn.”

Assim, se conhecer este hadith, então conhecerá a resposta a uma questão muito importante. Algumas pessoas vão ao médico e perguntam-no: Eu ouço três coisas diferentes na minha cabeça. Número 1 diz, “Vai para o salat.” Número dois diz, não, dorme agora.” Número três diz, “Eu não sei.”

Portanto para tudo o que o indivíduo queira fazer, encontrará três vozes. Assim, se for boa, tal como o [a realização do]  salat, ser afável para com os pais e manter relações com os parentes, ele encontrará uma voz encorajando-o sobre isso, uma voz comandando contra isso.

Quanto àquele que comanda com o bem, é o seu companheiro dos anjos. Quanto àquele que lhe comanda com o mal, é o seu companheiro dos jinn. E ele está no meio.

Shaikh al-‘Aqeel (hafidhahullah) ainda mencionou que Allah designa anjos para que nos protejam até que chegue a Sua ordem, e eles (os anjos) um após o outro – como que em turnos – protegem, pela ordem de Allah.

Allah disse (o que significa):

“Ele tem anjos da guarda, adiante dele e detrás dele, que o custodiam, por ordem de Allah.” (Ar-Ra’d, ayah 11)

E como exemplo, aquele que recita ayat al-kursi [ayah 255 de Surat-ul-Baqarah] antes de dormir, um anjo é lhe enviado do céu para sua proteção até que acorde.

Deste modo, o muçulmano que crê nos anjos não se assustará, porque ele sabe que este o protegerá, pela ordem de Allah, até que venha o comando de Allah.

Allah designou anjos para a humanidade desde antes do seu nascimento até depois da sua morte.

Ações dos Anjos relacionados com o Ser Humano:

  1. Costumava protegê-lo quando ele era apenas um feto na barriga de sua mãe.
  2. Soprou a alma no seu corpo.
  3. Após o nascimento, eles encorajam ele/ela a fazer o bem.
  4. Registra as suas boas ações e as suas más ações.
  5. Vem num hadith que o anjo que registra as boas ações encontra-se no lado direito, e o anjo que registra as más ações encontra-se no lado esquerdo. E o anjo que registra as boas ações é amir (encarregue) sobre o anjo que registra as más ações. Quando um muçulmano faz uma boa ação, o anjo do lado direito escreve imediatamente a boa ação. Caso ele faça uma má ação, o anjo no lado direito (aquele encarregue) diz ao anjo do lado esquerdo, “Não registres. Espera; ele pode se arrepender.” E vem num outro hadith de que ele é concedido [seis horas (Islâmicas) (seis períodos de tempo)] para se arrepender. E se ele assim fizer [arrepender-se nessas seis horas], o pecado nem sequer é registrado! [3]
  6. Os anjos registram quatro assuntos diferentes:
    1. O seu discurso [as suas palavras]
    2. As suas ações
    3. Aquilo que está no seu coração (a sua sinceridade, amor, tawakkul, esperança, intenção de fazer o bem) [4], e
    4. Qualquer bem ou mal do qual tenha sido a causa (mesmo que não o tiver feito), quer seja durante a sua vida ou após a sua morte.

Por esse motivo, o Profeta (salallahu ‘alayhi wa sallam) disse:“Quando o filho de Adão morre, as suas ações são cortadas exceto por três: caridade contínua, conhecimento do qual as pessoas se beneficiam, e um filho virtuoso que faz du’a [a Allah] por ele.”

O Profeta (salallahu ‘alayhi wa sallam) disse: “Quem quer que chame para a orientação terá uma recompensa por cada pessoa que lhe seguir nisso, sem que as suas recompensas diminuam de todo. E quem quer que chamar para o desvio terá que suportar uma carga pecaminosa por todos aqueles que o seguirem nisso, sem reduzir os seus fardos de todo.” (Muslim, nº 2674)

Assim, aquele que direciona outros para o bem – nossos amados irmãos – os anjos irão registrar para ele todos aqueles que o seguirem nisso. Portanto o muçulmano deve ser diligente em chamar/guiar para o bem, porque a sua recompensa por isso não será cortada.

  1. Também, os anjos tiram a alma fora do indivíduo
  2. E depois, na sepultura, dois anjos perguntam-no: Quem é o teu Senhor? Qual é a tua religião? Quem é o teu Profeta?

Quanto ao barzakh – depois da morte da pessoa e antes de Yawm al-Qiyammah (Dia do Julgamento) – não existirá nenhuma relação entre nós e a humanidade, exceto através dos anjos. Por exemplo, o Profeta (salallahu ‘alayhi wa sallam) referiu que Allah tem malaa’ika (anjos) que informam o Profeta das saudações de paz e bençãos que pedimos a Allah que envie sobre ele.

  1. E os anjos são aqueles que sopram a trombeta, e isto é de três tipos diferentes:
    1. Sopro do silêncio
    2. Sopro da morte
    3. Sopro da ressureição
  2. No Dia do Julgamento, os anjos receberão a humanidade de acordo com as suas ações. Os virtuosos serão recebidos pelos anjos com boas novas. O miserável será recebido pelos anjos com desgraça e destruição.

Allah disse (o que significa):

“Por certo, os que dizem: “Nosso Senhor é Allah”, em seguida, são retos, os anjos descerão sobre eles, freqüentemente, dizendo: “Não temais e não vos entristeçais; e exultai com o Paraíso, que vos era prometido. Somos vossos protetores, na vida terrena e na Derradeira Vida. E tereis, nela, o que vossas almas apetecerem; e tereis nela, o que cobiçardes. Como hospedagem de Um Perdoador, Misericordiador.” (Sura Fussilat, ayat 30-32)

“E os que temeram a seu Senhor serão conduzidos ao Paraíso, em grupamentos, até que, quando chegarem a ele, exultarão e suas portas abrir-se-lhes-ão, e seus guardiães lhes dirão: ‘Que a paz seja sobre vós! Fostes benignos; então, entrai nele, sendo aí eternos.’”(Sura Az-Zumar, ayah 73)

Quanto aos descrentes – aoodhubillah! – serão recebidos pr anjos com todos os tipos de censura e maldade.

Allah disse (o que significa):

“E os que renegam a Fé serão conduzidos à Geena, em grupamentos, até que, quando chegarem a ela, suas portas abrir-se-ão, e seus guardiães lhes dirão: “Não vos chegaram Mensageiros vindos de vós, os quais recitaram, para vós, os versículos de vosso Senhor e vos admoestaram do deparar deste vosso dia?” Dirão: “Sim! Mas a Palavra do castigo cumpriu-se contra os renegadores da Fé.” (71) Dir-se-lhes-á: ‘Entrai pelas portas da Geena; nela, sereis eternos. E que execrável a moradia dos assoberbados!’” (Sura az-Zumar, ayat 71-72)

Falar sobre os anjos e a sua conexão com a humanidade é algo que levaria muito tempo. Neste momento, eles [os anjos] estão conosco e eles ouvem o que estamos a dizer, e estão a observar-nos com os seus olhos e estão a escrever aquilo que dizemos e aquilo que acreditamos.

Entretanto, eu gostaria de terminar esta palestra com uma questão: quem de entre a humanidade lhe ama mais? Quanto àquele que lhe ama é aquele que faz du’a por si. Acredita que o maior dos anjos está neste momento a fazer du’a por si? Eles estão a fazer du’a por si, du’a que a pessoa mais amada para si não está a fazer. Nem [mesmo] a sua mãe! Nem o seu pai! Nem a sua esposa! Nem os seus filhos!

É uma du’a espetacular!

Allah disse (o que significa):

“Os que carregam o Trono e os que estão em seu redor glorificam, com louvor, o seu Senhor e n’Ele crêem, e imploram perdão para os que crêem: ‘Senhor nosso! Tu abranges, em misericórdia e ciência, todas as cousas; então, perdoa os que se voltam arrependidos e seguem Teu caminho, e guarda-os do castigo do Inferno, Senhor Nosso! E faze-os entrar nos Jardins do Éden, que lhes prometeste, e a quem é íntegro dentre seus pais e suas mulheres e sua descendência. Por certo, Tu, Tu és O Todo-Poderoso, O Sábio. E guarda-os das más obras. E a quem Tu guardas das más obras, nesse dia, com efeito, deles terás misericórdia.’ E isso é o magnífico triunfo.” (Sura Ghafir, ayat 7-9)

Eu quero que memorizem esses ayat, e que pensem nele a todo o momento.

Este louvor a Allah que os anjos fazem [antes do seu du’a] é tawaasul (buscar proximidade) a Allah – “Senhor nosso! Tu compreendes todas as coisas em misericórdia e conhecimento.”

O Profeta (salallahu ‘alayhi wa sallam) disse: “A distância entre o lóbulo da orelha e o ombro de um dos anjos que carregam o Trono de Allah, subhanahu wa ta’aala, é de uma distância de 700 anos.”

Fonte: Gravação áudio: “Umrah 2005: Crença nos Anjos: Os Anjos e a Sua Relação com a Humanidade, por Shaikh Muhammad ibn ‘Abdul-Wahhab al-‘Aqeel (hafidhahullah)

Notas:

[1] Num hadith Qudsee encontrado nos dois Saheehs, o Profeta (salallahu ‘alayhi wa sallam) disse: À Allah pertencem (equipas) de anjo móveis que não têm nenhum outro trabalho (para atender exceto) procurar por assembleias de dhikr e, quando encontram tais assembleias nas quais há dhikr (llembrança de Allah), eles sentam-se nelas e alguns deles cercam os outros com as suas asas até que o espaço entre eles e o céu [ou firmamento] do mundo é completamente coberto. E quando eles se dispersam (depois da assembleia de dhikr ser terminada), eles ascendem ao céu, e Allah, o Exaltado e Glorioso, questiona-os, apesar de Ele ser o melhor informado sobre eles: De onde vêm?

E eles dizem: Viemos de alguns servos Teus na Terra: eles estavam a Te glorificar (dizendo “subhanallah”), a Te exaltar (dizendo “Allahu akbar”), declarando que ninguém é merecedor de adoração exceto Tu (dizendo “la ilaaha ill Allah”), louvando-Te (dizendo “al-hamdulillah”), e pedindo de Ti [favores].

Ele [Allah] diz: E o que é que eles pediram de Mim? Eles dizem: Eles pedem de Ti o Teu Paraíso. Ele diz: E eles viram o Meu Paraíso? Eles dizem: Não, ó Senhor. Ele diz: E como teria sido se eles tivessem visto o Meu Paraíso! Eles dizem: E eles pedem refúgio em Ti. Ele diz: Do que é que eles pedem refúgio em Mim? Eles dizem: Do Fogo do Inferno, ó Senhor. Ele diz: E eles viram o Meu Fogo do Inferno? Eles dizem: Não. Ele diz: E como teria sido se eles tivessem visto o Meu Fogo do Inferno! Eles dizem: E eles pedem pelo Teu perdão.

De seguida, Ele [Allah] diz: Eu os perdoei e concedi sobre eles aquilo que pediram, e lhes concedi segurança daquilo que eles buscam segurança. Eles (anjos) dizem: Ó Senhor, entre eles encontrava-se tal fulano, um servo muito pecador, que estava meramente passando e sentou-se com eles. E ele [Allah] diz: E a ele [também], Eu concedi perdão: aquele que se senta com tais pessoas não deve sofrer.

[2] Allah disse (o que significa):

“E, com efeito, criamos o ser humano da quintessência de barro…”. (Sura al-Mu’minoon, ayah 12)

“Em seguida, fizemo-lo gota seminal, em lugar estável, seguro. Depois, criamos, da gota seminal, uma aderência; e criamos, da aderência, embrião; e criamos, do embrião, ossos; e revestimos os ossos de carne; em seguida, fizemo-lo surgir em criatura outra. – Então, Bendito seja Allah, O Melhor dos criadores!” (Sura al-Mu’minoon, ayat 13-14)

[3] Na sessão de Perguntas e Respostas que se seguiu, detalhes sobre este hadith foram mencionados na narração registrada por Imam at-Tabaraani, na autoridade de Abi Umaamah (radiallahu ‘anhu) que o Profeta (salallahu ‘alayhi wa sallam) mencionou: seis horas. Ibn Hajar al-Ascalanee (rahimahullah) explicou “seis horas” usando uma palavra (audio não é claro), o significado sobre o qual o interrogador perguntou ao Shaikh al-‘Aqeel. E o Shaikh al-‘Aqeel disse que significa “Waqteeyah.”

Ainda foi mencionado que se o servo não se arrepender nessas seis horas, é claro, o servo ainda poderá arrepender-se depois – desde que a alma não tenha alcançado o seu término.

[4] O Mensageiro de Allah (salallahu ‘alayhi wa sallam) disse: “Quando o servo tenciona fazer o bem, os anjos dizem, ‘Ya Rabb (Ó Senhor), o Teu servo tenciona fazer o bem.” Allah dirá, Observa-o; se ele o fizer, registra-lhe como 10 boas ações.” E se ele tencionar fazer o mal, Allah diz ao anjo: “Observa-o. Se ele o fizer, registra-lhe como um pecado. E se ele não o fizer, registra-lhe como uma boa ação, porque ele deixou-o por temor a Allah, ‘azza wa jall (Poderoso e Majestoso).”

Fonte: Abdurrahman.Org


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *