Os Anjos e Seus Atributos

Todo o louvor é para Allah, Senhor de tudo o que existe, e que a paz e as bençãos estejam sobre o nosso profeta, Muhammad, assim como sobre a sua família e todos os seus Companheiros.
Prosseguindo:
Deveras, Iman (fé) é um importante assunto, já que constitui a base sobre a qual jaz o sucesso nesta vida e na próxima. Assim, é um dos mais importantes níveis da religião, pois quando o anjo, Jibril [Gabriel], veio ao Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) na presença dos seus Companheiros, ele perguntou-lhe sobre o Islam, Iman, e Ihsan, dizendo: “Ó Muhammad! Informa-me sobre o Islam.” O Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) respondeu:
“Islam é testemunhar que não há nenhuma divindade digna de adoração exceto Allah e de que Muhammad é o Mensageiro de Allah; estabelecer a oração; conceder o Zakat; jejuar no Ramadan; e realizar o Hajj à Casa (Ka’bah) se fores capaz de assim fazer.”
Portanto, ele descreveu o Islam como sendo a implementação destes cinco pilares:
1. Os testemunhos da fé;
2. O Estabelecimento da oração;
3. O Zakat;
4. Jejum no Ramadan;
5. Peregrinação à Ka’bah.
Então o anjo Jibril disse-lhe: “Falaste a verdade. Agora informa-me sobre Iman.” O Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) replicou:
“É crer em Allah, nos Seus Anjos, nos Seus Livros, nos Seus Mensageiros, no Último Dia, e crer no al-Qadar – o bom dele e o mau dele.”
Assim, ele (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) explicou que Iman é a crença nestas seis coisas: crença em Allah, nos Seus Anjos, nos Seus Livros, nos Seus Mensageiros, no Último Dia e no al-Qadar – o bom dele e o mau dele.
Jibril continuou: “Informa-me sobre Ihsan.” Então, o Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) respondeu:
“Ihsan é adorares a Allah como se O visses. Pois, se não O vês, então certamente Ele te vê.”
Dessa forma, ele (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) clarificou que Ihsan consiste num pilar, que é adorar a Allah como se O visses. Pois se não o vês então, certamente, Ele te vê.
Estes são os três níveis da religião: Islam, de seguida Iman, e depois Ihsan. Cada um destes pilares tem o seu próprio conjunto de pilares.
Um pilar é a parte sobre a qual se suporta algo. Assim, o pilar de uma casa refere-se à parte sobre a qual esta casa é estabelecida. Desta forma, Iman (fé) assenta-se sobre seis destes pilares. Se um desses pilares estiver a faltar, o indivíduo já não é mais um crente, possuindo fé, já que carece de um dos pilares de Iman.
Consequentemente, Iman não pode ser estabelecido exceto sobre os seus pilares, tal como um edifício não pode ser estabelecido exceto sobre os seus pilares. Estes seis pilares (de Iman) são mencionados no nobre Qur’an. Por vezes eles são mencionados ao todo e outras vezes são mencionados separadamente, conforme Allah diz:
“(…) mas a bondade é a de quem crê em Allah, e no Derradeiro Dia, e nos anjos, e no Livro, e nos profetas; (…).” [Sura al-Baqara (2):177]
Allah menciona cinco dos pilares de Iman nesta ayah.
E Ele diz:
“O Mensageiro crê no que foi descido, para ele, de seu Senhor, e, assim também, os crentes. Todos crêem em Allah e em Seus anjos e em Seus Livros e em Seus Mensageiros. E dizem: ‘Não fazemos distinção entre nenhum de Seus Mensageiros.’” [Sura al-Baqara (2):285]
Ele refere aqui quatro dos pilares.
Por vezes, apenas menciona dois desses pilares: crença em Allah e no Último Dia, conforme diz:
“Por certo, os que crêem e os que praticam o judaísmo e os cristãos e os sabeus, qualquer dentre eles que creu em Allah e no Derradeiro Dia (…).” [Sura al-Baqara (2):62]
Ele menciona dois pilares nesta ayah: crença em Allah e no Último Dia.
Quanto à crença no al-Qadar (Predestinação Divina), é mencionada na Sua afirmação:
“Em verdade, criamos todas as coisas predestinadamente.” [Sura al-Qamar (54):49]
E nas Suas palavras:
“(…) e Que criou todas as cousas e determinou-as na justa medida!” [Sura al-Furqan (25):2]
O significado da crença nos Anjos:
O tópico , no qual nos focaremos agora, é a crença nos anjos, que constitui um dos pilares de Iman. O que a crença nos anjos implica é: a crença na sua existência e a crença nas deveres que eles realizam no universo.
Portanto, os anjos são uma das criações de Allah, que ele criou para o propósito de adorarem-nO e realizarem as Suas ordens no universo. Allah envia os Seus anjos de forma a executarem as Suas Ordens. Assim, eles são uma criação do mundo do Oculto. Nós não os vemos, porém cremos neles com uma firme resolução que a dúvida não pode penetrar. Isto uma vez que, Allah nos informou acerca deles, e da mesma forma, o Seu Mensageiro (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) nos informou sobre eles de uma maneira tão definitiva que nos leva a crer neles.
De que é que os Anjos foram criados?
Os anjos foram criados de luz, conforme relatado num hadith, que Allah criou os anjos de luz e criou os demónios de fogo, e que criou os humanos de barro. Portanto os anjos foram criados de luz.
Os atributos dos Anjos:
Os anjos são uma das criações de Allah do mundo do Oculto. Ninguém conhece o seu número, a sua forma de ser ou as suas naturezas exceto Allah.
Dos seus atributos:
Primeiro: Eles são os maiores dos exércitos de Allah. Allah diz:
“(…) e de Allah são os exércitos dos céus e da terra.” [Sura al-Fath (48):4]
E enquanto fala dos guardiões do Fogo do Inferno, Ele menciona:
“Sobre ele, há dezenove guardiães.” [Sura al-Muddathir (74):30]
E Ele diz:
“E não designamos guardiães do fogo, senão os anjos, e não fixamos o seu número [19] , senão como prova para os incrédulos (…).” [Sura al-Muddathir (74):31]
Isto significa que há dezanove anjos guardando o Fogo do Inferno – eles o preservam, guardam-no, acendem-no e estão encarregados dos seus assuntos.
Quando um dos descrentes ouviu sobre o número de anjos que guardam o Fogo do Inferno, ele disse, como que a zombar da sua quantidade: “Eu te bastarei contra eles” – querendo dizer que se ele entrar no Fogo do Inferno, irá lhes confrontar, derrotar e sair do Inferno. Ele disse isso de forma a zombar e ridicularizar, por isso Allah refutou-lhes [os descrentes] dizendo:
“E não designamos guardiães do fogo, senão os anjos (…).” [Sura al-Muddathir (74):31]
Isto significa que eles [os guardiões do Fogo do inferno] não serão de entre os humanos.
Assim, se esta pessoa alega que é forte e de que é capaz de lutar contra um número de humanos, ele não será capaz de lutar contra nem mesmo um dos anjos. Allah diz:
“E não designamos guardiães do fogo, senão os anjos (…).” [Sura al-Muddathir (74):31]
Isto quer dizer: “Não os fizemos humanos ou jinn.”
“(…) e não fixamos o seu número, senão como prova para os incrédulos, para que os adeptos do Livro se convençam; para que os fiéis aumentem em sua fé e para que os adeptos do Livro, assim como os fiéis, não duvidem; e para que os que abrigam a morbidez em seus corações, bem como os incrédulos, digam: Que quer dizer Deus com esta prova?” [Sura al-Muddathir (74):31]
Eles mentem e tentam rebaixar este número. Como pode este grande Fogo de Inferno, que contém todas estas criaturas, ser apenas preservado por dezanove [anjos]? Allah diz:
“(…) e não fixamos o seu número, senão como prova para os incrédulos (…).” [Sura al-Muddathir (74):31]
Ninguém conhece a grandeza dos anjos e ninguém conhece o que Allah tem com Ele dos exércitos nos céus e na terra exceto Ele mesmo. Nem estes descrentes nem qualquer outra pessoa sabe.
Segundo: Os anjos têm grande postura física, conforme Allah menciona sobre eles na Sua afirmação:
“Louvor a Allah, O Criador dos céus e da terra, Que faz dos anjos Mensageiros, dotados de asas: duas, ou três, ou quatro.” [Sura Fatir (35):1]
Isto significa que existem anjos que têm duas asas, alguns que têm três e outros que têm quatro. E existem alguns anjos que têm mais asas que estas, pois o Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) viu o anjo Jibril e ele tinha 600 asas – cada uma bloqueando o horizonte. Este é apenas um dos muitos anjos que existem. Allah descreveu-lhe como sendo de grande poder, conforme Ele diz:
“Que lhe transmitiu o fortíssimo (…).” [Sura an-Najm (53):5]
Ele está a se referir ao Jibril.
“O sensato, o qual lhe apareceu (em sua majestosa forma).” [Sura an-Najm (53):6]
Isto quer dizer que ele possui força e uma bonita aparência.
Terceiro: Os anjos possuem grande poder, pela permissão de Allah. O que indica a sua força é que se Allah ordena a apenas um deles, então, por certo, ele é capaz de soltar um grito terrível no mundo, destruindo assim a criação, como ocorreu com o povo de Thamud, que foi apreendido por um forte grito. Jibril soltou um poderoso grito sobre eles:
“Por certo, enviamos contra eles um só Grito, e ficaram como resíduos de palha seca, de quem faz estábulos.” [Sura al-Qamar (54):31]
Desse modo, os seus corações deixaram de funcionar dentro dos seus corpos e como resultado morreram e tornaram-se como palha seca. Era um costume dos Árabes de que quando se estabeleciam num lugar, juntariam varas de madeira e fariam cercas para interditar as suas ovelhas e gado. Estas cercas acabariam por secar e tornarem-se pedaços de palha. Assim, apesar da força e do poder do povo de Thamud, eles tornaram-se como palhas secas, resultado de um forte grito de um dos anjos.
Allah também ordenou Jibril levantar as cidades do povo de Lut [Ló] – e estas eram sete cidades nas quais podiam ser encontrados humanos, edifícios, bens e animais. Ele carregou-as num lado da sua asa e levantou estas cidades até que os (outros) anjos [conseguiram] ouvir os latidos dos cães e o cantar dos galos. Depois ele derrubou-as e Allah fez com que a terra as engolisse.
Este é um exemplo do grande poder dos anjos.
Também há o anjo Israfil, o anjo encarregado de soprar a Trombeta. O que se quer dizer com a Trombeta é uma buzina que irá coletar as almas dos filhos de Adam [Adão] (ou seja, os humanos), do primeiro ao último deles. Então, Israfil soprará a Trombeta uma vez, e as almas voarão devido a este sopro da buzina, de volta aos seus corpos. Isto é conhecido como o Sopro da Ressureição (Nafkhat-ul-Ba’ath). Anterior a este, ele soltará o Sopro da Destruição (Nafkhat-us-Sa’aq), de tal modo que todos os que se encontram nos céus e na terra morrerão exceto para aquele a quem Allah desejar. Allah diz:
“E soprar-se-á na Trombeta; então, quem estiver nos céus e quem estiver na terra, cairão fulminados, exceto quem Allah quiser.” [Sura az-Zumar (39):68]
Cair fulminados significa morrer. Depois, ele soprará na Trombeta novamente, o que é conhecido como o Sopro da Ressureição,
“(…)então, ei-los de pé, olhando, estarrecidos!” [Sura az-Zumar (39):68]
Este é apenas um dos anjos de Allah, e isto é apenas um dos deveres que Allah ordenou-lhe executar. Portanto, os anjos são uma das grandes criações de Allah. Ele criou-lhes de forma a que possam adorá-lO e executar as Suas ordens. Allah diz:
“Mas eles são Seus servos honrados. Não O antecipam no dito e atuam por Sua ordem. Ele sabe o que está adiante deles e o que está detrás deles. E eles não intercedem senão por quem Lhe agrada. E, do receio d’Ele, estão amedrontados.” [Sura al-Anbiya (21):26-28]
Esta é uma descrição dos anjos.
Shaykh Salih al-Fawzan [que Allah o preserve]
A introdução ao seu folheto: “Al-Eemaan bil-Malaa’ikah”
Por Al-Ibaanah.com [Endereço atualmente indisponível]
Fonte: Abdurrahman.Org