O Shaytan sabe os Pensamentos e Intenções do Homem?

O Shaytan sabe os Pensamentos e Intenções do Homem?

A evidência contundente indica que o shaytan está próximo do Homem e verdadeiramente flui nele como sangue; assim sussurra-lhes coisas em momentos de negligência e retira-se dele quando (o Homem) se lembra de Allah.


Através dessa proximidade constante ele sabe quais são os caprichos e desejos que ocorrem no Homem, então ele faz com que essas coisas lhe pareçam atractivas e sussurra-lhes a respeito delas.

Al-Bukhari e Muslim narraram de Safiyyah bint Huyayy (que Allah esteja satisfeito com ela) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O shaytan flui pelo Homem como sangue”.

Shaykh al-Islam Ibn Taymiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Eles sentem um bom odor ou um mal odor [referindo-se aos anjos, os quais sentem cheiro bom quando a pessoa está pensando sobre uma boa acção, como narrado por Sufyan ibn ‘Uyaynah]. Mas os demónios não precisam disso (do cheiro) para saberem, antes eles até sabem o que vai no coração do filho de Adam, e vêem e ouvem o que ele (o filho de Adam) diz para si mesmo. Mais ainda, o diabo tem total controle sobre o coração do Homem, então quando o Homem se lembra de Allah, o diabo se retira e quando negligencia a Sua lembrança ele sussurra-lhe para fazer coisas ruins. O diabo sabe se o Homem está se lembrando de Allah ou se Lhe está negligenciando a lembrança e sabe os caprichos e desejos do seu coração e faz com esses se lhes pareçam atraentes. Isso é provado em al-Sahih, num hadith mencionado por Safiyyah (que Allah esteja satisfeito com ela) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O shaytan flui nos filhos de Adam como sangue”. A proximidade dos anjos e de shaytan do coração do filho de Adam é algo confirmado em várias transmissões, quer a pessoa seja crente ou descrente.” [Majmoo’ al-Fatawa]

Shaytan está ciente do que a pessoa está pensando para si mesma e sabe das suas inclinações, caprichos e desejos, ambos bons ou maus, então ele sussurra-lhe de acordo com isso. Shaykh Ibn Baz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado – numa longa pergunta – : Se eu tenho no meu coração a intenção de fazer algo bom, o shaytan sabe e tenta me dissuadir disso?

Ele respondeu:

“Toda a gente tem um diabo e um anjo consigo, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

‘Não há ninguém que não tenha um acompanhante dentre os jinn e um acompanhante dentre os anjos’. Eles disseram: ‘Inclusive você, Ó Mensageiro de Allah(que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)‘. Ele disse: ‘Inclusive eu, mas Allah me ajudou com ele e ele se tornou Muslim (ou: e estou salvo dele), então ele apenas me convoca a fazer o que é bom’.

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos disse que shaytan dita maldades aos homens e os chama ao mal, e tem algum controle sobre o seu coração. E ele pode ver, pela vontade de Allah, o que a pessoa quer e intenciona fazer de bom ou mal. O anjo também tem algum controle sobre o coração do Homem, o que faz com que ele tenda para o bem e o chame para fazer coisas boas. Esse controle é algo que Allah permitiu-lhes ter, i.e., Allah deu aos acompanhantes dentre os jinn e do meio dos anjos certo poder; inclusive o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) teve um shaytan com ele, o qual era um acompanhante dentre os jinn, como mencionado no hadith citado acima.

O ponto aqui é que cada pessoa tem consigo um acompanhante dentre os anjos e um acompanhante dentre os demónios. O crente suprime o seu shaytan obedecendo Allah e aderindo à sua religião, e ele humilha o seu shaytan até que este se torne fraco e esteja inapto a impedir o crente de fazer boas obras ou de fazê-lo cair em maldades, excepto ao que Allah determinou. Mas o pecador, pelos seus pecados e más acções, ajuda o shaytan até que ele se torne forte o suficiente para ajudá-lo a seguir a falsidade e encoraja-o a fazê-lo e torna-se forte o bastante para fazer com que ele se abstenha de fazer o bem. O crente deve temer a Allah e lutar para resistir ao seu shaytan, obedecendo a Allah e o Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e buscando refúgio com Allah contra o shaytan. Ele deve ser entusiástico ao ajudar o seu anjo, ao obedecer a Allah e o Seu Mensageiro ? e para seguir as ordens de Allah.” [Fatawa al-Shaykh Ibn Baz]

Fonte: IslamQA

Sobre o Coração