O que Fazer se a Esposa é Fraca em Comprometimento Religioso

Pergunta: Eu sou um homem jovem, tenho trinta anos de idade. Antes de eu me casar eu não era comprometido religiosamente, mas agora – graças a Allah – eu tenho sido abençoado com direcionamento religioso.
Eu me casei com uma garota que se formou pela Faculdade de Estudos Islâmicos e eu estava feliz com isto porque eu pensei que ela me ajudaria a obedecer a Allah. Mas depois de conhecê-la, eu descobri que ela é uma garota comum e não é comprometida de maneira alguma e ela tem muitas qualidades negativas, como:
Ela não denuncia nenhuma má ação, menor ou maior, mas sim ela até faz algumas más ações como assistir tv, fofocar, e fazer poucos atos de adoração. Mas ela também tem algumas qualidades boas, como ser boa e paciente, e ela realiza todas as tarefas de esposa e toma conta da casa.
O que me chateia é que eu queria alguém que me ajudaria a ser mais comprometido religiosamente, casando-me com uma mulher que fosse religiosamente comprometida, mas eu descobri que aquela que eu pensei que fosse religiosamente comprometida precisa de alguém para ajudá-la.
Este é meu problema. Eu espero que você possam me ajudar a encontrar uma solução. Muito obrigado.
Resposta: Os louvores são para Allah
O problema que você descreve é encarado por muitos homens jovens que pensavam que suas esposas poderiam aprender e fazer dawah e que elas iriam ser muito devotas e que iriam ajudar seus maridos a serem religiosamente comprometidos, não importando quão pouco comprometido seus maridos fossem. Mas na verdade a esposa não pode ser influenciada por outras pessoas tanto quanto ela é influenciada por seu marido. Então, se o marido não dá um bom exemplo, o comprometimento da esposa logo se tornará fraco. É isto que normalmente acontece. Isto não significa que não existem boas situações em que a mulher é o exemplo que lidera o seu marido no direcionamento religioso.
O fato de que você tenha descoberto que sua esposa é uma garota comum, não significa que você tenha falhado, e isto não deve ser causa para arrependimento. Isto sim é um motivo para você buscar recompensa por chamá-la para o direcionamento religioso.
O que você mencionou das boas qualidades dela irá ajudá-lo em alcançar isto, insha Allah.
Então você deve ser aquele que a chama, que a relembra e que a aconselha… preencha o tempo livre dela com coisas benéficas como fitas, livros e revistas. Não desista de repreendê-la se ela faz fofoca ou assiste TV, mas seja gentil, compreensivo e amoroso.
Tente fazê-la participar de um grupo de memorização do Alcorão, ou arranje para que ela participe de palestras públicas com você, ou crie laços com famílias religiosas. Estas são as melhores maneiras nas quais você pode ajudar sua esposa a fortificar sua fé.
Talvez o que você mencionou sobre ela não praticar atos de adoração tão frequentemente está relacionado a sua própria falta destes atos, ou sua negligência em convidá-la a juntar-se a você nos atos de adoração. Tente ajudá-la e relembre-a da virtude das orações naafil, a recompensa por rezar qiyaam al-layl e jejuar. Faça quantos destes atos de adoração com ela quanto você puder.
Seja o qawwaam (líder; protetor e mantenedor) de sua esposa, proteja-a de fazer coisas haraam ou duvidosas.
Peça a Allah dizendo:
“Ó Senhor nosso, faze com que as nossas esposas e a nossa prole sejam o nosso consolo, e designa-nos imames dos devotos” (al-Furqaan 25:74)
Nós pedimos a Allah para resolver seus assuntos e os assuntos dos Muçulmanos.
Fonte: islamqa.info