O Propósito do Véu das Mulheres no Qur’an e na Bíblia

O Propósito do Véu das Mulheres no Qur’an e na Bíblia
Compartilhe

O mandamento para usar o véu é encontrado no Qur’an e na Bíblia. No entanto, a razão por trás desta ordem é diferente quando os dois livros são comparados. Vejamos o que o Qur’an diz:


“Ó Profeta, diz às tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos crentes que (quando saírem) se cubram com as suas mantas; isso é melhor, para que se distingam e não sejam incomodadas; sabei que Deus é Indulgente, Misericordioso.” [33:59]

Então o Qur’an diz que as mulheres devem usar o véu para que elas se distingam (como muçulmanas piedosas) e depois ninguém se importaria em flertar ou incomodá-las. Existem outras razões dadas nos ahadith, mas só o Qur’an será mostrado.

Comparemos então com a Bíblia…

“Quero, porém, que entendam que a cabeça de todo o homem é Cristo, e a cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus. Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça; e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada. Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça. O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem. Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. Por essa razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade. No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher. Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus.” [1 Coríntios 11:3-12]

Aqui vemos que o homem é a glória de Deus e a mulher é a glória do homem, logo ela tem que usar o véu como sinal de autoridade [do homem sobre ela]. O seu uso do véu mostra que ela é subjugada em autoridade ao homem.

Poder: autoridade, isto é, o sinal da autoridade do marido.

(Fonte: http://bible.crosswalk.com/Commentaries/ScofieldReferenceNotes/srn.cgi?book=1co&chapter=011)

Deve-se notar também o que o 10º verso diz “e por causa dos anjos”. A mulher tem que usar o véu por causa dos anjos. O que é que isto significa? Alguns comentadores não sabem…

“Ainda não entendo o que isto significa”

(Fonte: http://bible.crosswalk.com/Commentaries/GenevaStudyBible/gen.cgi?book=1co&chapter=011)

“’Por causa dos anjos’. Esta cláusula intrigou os críticos. A ideia é provavelmente: “Não deve haver nenhuma violação do decente, tal como uma mulher de cabeça descoberta numa assembleia pública seria, sob pena de ofender os anjos ministradores que estão sempre presentes, mas invisíveis.”

(Fonte: http://bible.crosswalk.com/Commentaries/PeoplesNewTestament/pnt.cgi?book=1co&chapter=011)

No entanto, outros deram algumas explicações…

“‘por causa dos anjos’, isto é, segundo alguns, por causa dos anjos maus.”

(Fonte: http://bible.crosswalk.com/Commentaries/MatthewHenryComplete/mhc-com.cgi?book=1co&chapter=011)

Quem são estes anjos maus? O próximo comentário elabora mais…

De Veland, Virg. c. 7. entende-os como anjos maus, e que uma mulher deve cobrir a sua cabeça no momento de adoração, para estes não a cobiçarem; embora a razão possa ser para estes não irritarem e provocarem a cobiça noutros.

(Fonte: http://bible.crosswalk.com/Commentaries/GillsExpositionoftheBible/gil.cgi?book=1co&chapter=011&verse=010&next=011&prev=009 )

Como vemos há uma opinião de que a mulher deve usar o véu para que os anjos não venham ter sexo com elas! Logo, as mulheres devem cobrir as suas cabeças para não tentarem os anjos a virem tomá-las como esposas. Isto é apoiado por:

“Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas, e escolheram para si aquelas que lhes agradaram. Então disse o Senhor: ‘Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; ele só viverá cento e vinte anos’. Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos.” [Génesis 6:1-4]

Este cristão pensa que os “filhos de Deus” referidos neste verso são os anjos.

Também temos…

“Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.” [2 Pedro 2:4]

O comentário…

“…e de Aza e Azael, anjos, que, como eles dizem, pecaram ao cobiçar as filhas dos homens, eles afirmam frequentemente que Deus os destituiu da sua santidade.”

(Fonte: http://bible.crosswalk.com/Commentaries/GillsExpositionoftheBible/gil.cgi?book=2pe&chapter=002&verse=004&next=005&prev=003)

“E, quanto aos anjos que não conservaram as suas posições de autoridade mas abandonaram a sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.” [Judas 1:6]

Aqui está o comentário deste verso…

“Os anjos pecadores podem ser entendidos de duas maneiras: na rebelião original de alguns anjos contra Deus, e no pecado dos “filhos de Deus” descritos em Génesis 6:1-2

i. Génesis 6:1-2: Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas, e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.

c. Isto descreve algum tipo de união sexual entre os anjos pecadores (seres espirituais) e humanos com livre-arbítrio.

d. É inútil especular sobre a natureza desta união. Quer tenha sido provocada por alguma coisa como possessão demoníaca, quer os anjos tenham poder permanente para assumir a forma de homens não é revelado.

e. Como é que podemos saber que há indício sexual aqui? Judas diz-nos no verso 7: de maneira semelhante a estas, dando-se a si mesmos à imoralidade sexual e terem ido atrás de carne estranha – tal como em Sodoma e Gomorra, houve uma união sexual antinatural.

i. Entenda que o oculto está cheio de associações sexuais com os demónios, e há daqueles hoje que procuram tais associações.

ii. Escusado será dizer que o sangue de Cristo pode libertar qualquer um de tais experiências terríveis, e que uma criança de Deus tem uma protecção única em tais assuntos.

f. Deus julgou estes anjos perversos, pondo-os em correntes eternas; aparentemente alguns anjos caídos estão em cativeiro enquanto que outros não estão e são activos entre a humanidade como demónios.

i. Por não manterem a sua posição adequada, eles são agora postos em correntes – a sua procura pecaminosa de liberdade pô-los em cativeiro.

ii. Aqueles que insistem em ter liberdade para fazer o que eles querem são como estes anjos – tão livres que eles são acorrentados com correntes eternas! A verdadeira liberdade vem da obediência.

iii. O seu pecado separou-os da presença de Deus; e assim fará o teu pecado! E, se os anjos não podem quebrar as correntes que o pecado lhes trouxe, o que te faz pensar que podes? Precisas de Cristo para te libertar!

g. O aviso: o teu estado espiritual não importa; deves mesmo assim continuar até ao fim.

i. Anjos que antes desfrutavam de maravilhosa intimidade na presença imediata de Deus são agora banidos d’Ele; o seu estado espiritual não foi o suficiente.

ii. Haverão muitos no Inferno de “estado espiritual elevado”; tudo isso não lhes ajudará no Dia do Julgamento.”

(Fonte: http://www.blueletterbible.org/tmp_dir/c/1140203986-8823.html)

Conclusão

Então o Qur’an diz às mulheres para usarem o véu com o propósito de reconhecimento, segurança e honra e a Bíblia diz às mulheres para usarem o véu para que este mostre que elas estão subjugadas aos homens em autoridade e para que elas não tentem os anjos a cobiçá-las. Qual é o livro que dá mais honra às mulheres?

Por Bassam Zawadi

Fonte: Call to Monotheism

Leia também: Condições do Hijab


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *