O 'Eid do Profeta ﷺ

O ‘Eid do Profeta ﷺ

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava oferecer as orações de ‘Eid no sítio da oração (mussala, fora da própria mesquita). Não há qualquer relato de que ele oferecia a oração nesse dia na sua mesquita.

A Prática dos Companheiros e das Gerações Seguintes

Al-Shafa’i disse em al-Umm:

“Foi narrado que o Mensageiro de Allah costumava sair nas duas ‘Eids em direção à mussala em Madinah, tal como aqueles (os califas) que vieram depois dele, a não ser que houvesse uma desculpa como chuva, etc. As pessoas de outras terras faziam o mesmo, excepto as pessoas de Makkah.”

Vestimenta Especial

Ele costumava vestir as suas vestimentas mais bonitas para ir rezar. Tinha um fato (hullah) que usava no ‘Eid e na oração de sexta-feira. Uma hullah é um fato de duas peças do mesmo tipo de tecido.

Comer Tâmaras no ‘Eid Al-Fitr

Ele costumava comer tâmaras antes de sair no ‘Eid Al-Fitr e comia um número ímpar delas.

Anas (radiAllahu ‘anhu) disse:

“O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não saía na manhã do ‘Eid Al-Fitr sem que tivesse comido algumas tâmaras e ele comia um número ímpar delas.” (Bukhari)

Ibn Qudamah disse:

“Não sabemos de qualquer diferença de opinião em relação ao facto de que é recomendável (mustahab) comer cedo no dia de ‘Eid Al-Fitr.”

Se não há tâmaras, a pessoa pode tomar outra coisa para cumprir a Sunnah.

O Jejum no ‘Eid Al-Adha

Em relação ao ‘Eid Al-Adha, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não comia nada até voltar da mussala, depois comia alguma da carne do seu sacrifício.

Ghusl nesse Dia

Ele costumava fazer ghusl (banho de purificação) em ambos os ‘Eids. Embora os hadiths sobre isso sejam fracos, Ibn ‘Umar o fazia, e ele era conhecido por seguir estritamente a Sunnah.

Caminhar Até a Mussala

Ele costumava ir para a oração de ‘Eid a pé e voltar a pé.

Ibn ‘Umar disse:

“O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava ir para a (oração de) ‘Eid a pé e voltar (para casa) a pé.” (Sahih Ibn Majah)

Início da Oração nesse Dia

Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) chegava à mussala, começava a oração sem adhan(chamamento) ou iqamah. Ele não fazia nenhuma oração voluntária antes ou depois da oração do ‘Eid.

A Estrutura da Oração

Ele rezava dois rak’aat, com 7 takbirs no primeiro rak’ah, incluindo o takbirat al-ihram. Havia pausas breves entre os takbirs.

Ibn ‘Umar costumava elevar as mãos com cada takbir. Ele recitava:

  • Surah Qaf (50) e Surah al-Qamar (54), ou
  • Surah al-A’la (87) e Surah al-Ghashiyah (88)

No segundo rak’ah, ele fazia 5 takbirs antes da recitação.

Al-Tirmidhi narrou:

“O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) recitava o takbir 7 vezes no primeiro rak’ah e 5 vezes no segundo.”

O Khutbah Após a Oração

Ele se virava para as pessoas e as abordava diretamente do chão, sem minbar.

Jabir (radiAllahu ‘anhu) disse:

“Eu participei na oração de ‘Eid com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)… ele pregava e lembrava as pessoas.”

Ele pregava também às mulheres, lembrando-as da consciência de Allah.

O Início do Khutbah

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) começava todos os seus khutbahs com louvores a Allah. Embora um hadith fraco mencione o takbir durante o khutbah, não há evidência autêntica de que ele começava assim.

Ibn Al-Qayyim e Ibn Taymiyyah afirmaram que a forma correta é começar com louvores.

Liberdade para Ouvir ou Sair do Khutbah

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dava liberdade aos ouvintes:

‘Abdullah Ibn al-Sa’ib disse:

“Quando ele terminou a oração, disse: ‘Nós vamos dar o khutbah, então quem quiser sentar e ouvir o khutbah, que o faça, e quem quiser sair, que o faça.'” (Sahih Abu Dawud)

Variar a Rota nesse Dia

Jabir Ibn ‘Abdullah disse:

“No dia do ‘Eid, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava variar a sua rota.” (Bukhari)

Fontes consultadas:

Saiba mais em Dias Especiais.

Artigos Semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *