Níveis de islam

Níveis de islam
Compartilhe

Há três níveis no Islam: Islam, Iman e Ihssan. Cada um deles tem um significado e certos pilares ou partes essenciais.


1- Islam (submissão)

Na terminologia da Shari’ah, o seu significado varia de acordo com o uso, e este pode significar uma de duas coisas:

a) Quando a palavra é usada sozinha e não é acompanhada da palavra Iman (fé, crença), refere-se à religião como um todo, incluindo os maiores e menores assuntos da crença, palavras e acções, como Allah diz nos versos:

“Por certo, a religião, perante Allah, é o Islam.” [Qur’an 3:19]

“…e agradei-Me do Islam como religião para vós.” [Qur’an 5:3]

“E quem busca outra religião que o Islam, ela não lhe será aceita…” [Qur’an 3:85]

Então, alguns dos estudiosos definiram esta palavra como significando: Submissão a Allah, afirmando que Ele é Único (Tawhid) e submetendo-se a Ele, obedecendo-O e rejeitando o shirk e os praticantes deste.

b) Quando é usada em conjunto com a palavra Iman (fé, crença), referindo-se, neste caso, a acções e palavras exteriores, como nos versos onde Allah diz:

“Os beduínos dizem: ‘Cremos’. Dize: ‘Vós não credes, mas dizei: ‘Islamizamo-nos’; e, ainda, a Fé não entrou em vossos corações…” [Qur’an 49:14]

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) distribuiu (o zakah) entre (um grupo de) pessoas enquanto Sa’d estava sentado. Sa’d disse: “Mas o Mensageiro de Allah deixou um homem que eu pensava ser o melhor de todos e não lhe deu nada. Eu disse: ‘Ó Mensageiro de Allah, porque deixou de lado fulano tal? Por Allah, eu considero-o como um crente com fé’. O Mensageiro de Allah disse: ‘Ou (meramente) muçulmano’. Eu permaneci calado por um tempo, mas não consegui deixar de repetir a minha pergunta por causa do que eu sabia deste homem. Eu disse ‘Ó Mensageiro de Allah, porque deixou de lado fulano tal? Por Allah, eu considero-o como um crente com fé’. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Ou (meramente) muçulmano’. Eu permaneci calado por um tempo, mas não consegui deixar de repetir a minha pergunta por causa do que eu sabia deste homem. Eu disse ‘Ó Mensageiro de Allah, porque deixou de lado fulano tal? Por Allah, eu considero-o como um crente com fé’. O Mensageiro de Allah disse: ‘Ou (meramente) muçulmano. Eu dou a uma pessoa, mesmo quando outra é-me mais querida, por medo de que ele possa ser atirado pelo rosto no Fogo.’” [al-Bukhari, 27; Muslim, 150]

Em relação às palavras do Profeta “Ou (meramente) muçulmano”, quando Sa’d (que Allah esteja satisfeito com ele) lhe disse “Por Allah, eu considero-o como um crente com fé”, elas significam: Não sabes da sua fé, tudo o que podes ver é o seu Islam, no sentido das suas ações exteriores.

2- Iman (fé)

Em árabe, esta palavra significa crença comprometida com submissão. Na terminologia islâmica, o seu significado varia de acordo com o uso, e pode significar uma de duas coisas:

a) Quando a palavra é usada sozinha e sem ser acompanhada da palavra Islam, refere-se à religião como um todo, como nos versos onde Allah diz:

“Allah é O Protetor dos que crêem: fá-los sair das trevas para a luz.” [Qur’an 2:257]

“E, em Allah, então, confiai, se sois crentes.” [Qur’an 5:23]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ninguém entrará no Paraíso exceto os crentes”. [Muslim, 114]

Logo, os predecessores concordavam unanimemente que Iman significa “afirmar no coração – o que inclui acções do coração – e afirmar verbalmente e agir com as faculdades físicas. Este aumenta fazendo actos de obediência e diminui cometendo pecado”.

Então, Allah limitou a palavra Iman àqueles que aderem à Sua religião totalmente, interna e externamente, quando Ele disse:

“Os verdadeiros crentes são, apenas, aqueles cujos corações se atemorizam, quando é mencionado Allah, e, quando são recitados, para eles, Seus versículos, acrescentam-lhes fé; e eles confiam em seu Senhor; Aqueles que cumprem a oração e despendem do que lhes damos por sustento. Esses são, deveras, os crentes. Terão escalões junto de seu Senhor, e perdão e generoso sustento.” [Qur’an 8:2-4]

E Allah referiu-se ao Iman como incluindo tudo isto quando Ele disse:

“…mas a bondade é a de quem crê em Allah, e no Derradeiro Dia, e nos anjos, e no Livro, e nos profetas; e a de quem concede da riqueza, embora a ela apegado, aos parentes, e aos órfãos, e aos necessitados, e ao filho do caminho [viajante], e aos mendigos, e aos escravos; e a de quem cumpre a oração e concede az-zakah; e a dos que são fiéis a seu pacto, quando o pactuam; e a dos que são perseverantes na adversidade e no infortúnio e em tempo de guerra. Esses são os que são verídicos e esses são os piedosos.” [Qur’an 2:177]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) referiu-se ao Iman com inclusão de tudo isso no hadith sobre a delegação de ‘Abd al-Qays onde ele disse: “Eu ordeno-vos a crer em Allah, O Único. Sabeis o que é a crença (ou fé) em Allah, O Único?”. Eles disseram: “Allah e o Seu Mensageiro sabem mais”. Ele disse: “Testemunhar que não há divindade além de Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah, estabelecer a oração regular, pagar o zakah, jejuar no Ramadan e doar um quinto dos espólios da guerra”. [Al-Bukhari, 53; Muslim, 17]

O Profeta descreveu o jejum do mês do Ramadan por fé e esperança de recompensa como sendo parte da fé; ele também disse o mesmo em relação a passar a noite de Laylat al-Qadr em oração, cumprir promessas, jihad, Hajj, participar de funerais, etc.

Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A fé tem cerca de setenta ramos, o mais alto sendo la ilaha il Allah e o mais baixo sendo a remoção de algo nocivo do caminho.” [Al-Bukhari, 9; Muslim, 35]

b) Quando a palavra Iman é usada em conjunto com a palavra Islam, é entendida como se referindo a crenças internas como no hadith de Jibril, etc., a como no hadith do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quanto ao du’a funerário: “Ó Allah, quem entre nós Tu fizeste viver, faça-o viver em [estado de] Islam, e quem entre nós fizeste morrer, faça-o morrer em [estado de] fé”. [Al-Tirmidhi, 1-24; hasan sahih. Classificado como sahih por Al-Albani em Sahih Sunan At-Tirmidhi, 1/299]

Isto significa que acções físicas podem ser cumpridas só durante a vida, mas quando alguém está a morrer, tudo o que resta são as palavras e acções do coração.

A questão é que quando uma das palavras, Iman ou Islam, é usada sozinha, não há diferença entre elas, pois quando são usadas sozinhas, elas referem-se a toda a religião. Se há alguma diferença entre elas, então a palavra Islam refere-se a acções físicas externas e a palavra Iman refere-se a acções do coração internas. Isto é o que foi indicado no hadith de Jibril, onde Ibn Al-Khattab disse:

“Um dia, quando estávamos com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), apareceu um homem perante nós cujas roupas eram extremamente brancas e cujo cabelo era extremamente preto, e não havia sinais de que tivesse viajado. Ninguém entre nós o reconheceu. Ele veio e sentou-se perto do Profeta e descansou os seus joelhos contra os dele e colocou as suas palmas sobre as suas coxas. Ele disse: ‘Ó Muhammad, conta-me sobre o Islam’. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘O Islam é testemunhar que não há nada que mereça ser adorado excepto Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah, estabelecer a oração regular, pagar o zakah, jejuar no Ramadan e fazer a peregrinação à Casa se for capaz’. Ele disse: ‘Falaste a verdade’. E nós estávamos surpresos com a sua pergunta e quando disse que ele tinha dito a verdade. Então ele disse: ‘Conta-me sobre o Iman”. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Significa crer em Allah, nos Seus anjos, nos Seus Livros, nos Seus Mensageiros e no Último Dia, e crer em al-Qadr (vontade e decreto divinos), ambos bom e mau’. Ele disse: ‘Falaste a verdade’. Ele disse: ‘Conta-me sobre Ihssan’. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Significa adorar a Allah como se O conseguisses ver, e mesmo que não O consigas ver, Ele vê-te’. Ele disse: ‘Conta-me sobre a Hora’. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Aquele que é questionado não sabe mais do que aquele que questionou’. Ele disse: ‘Conta-me sobre os seus sinais’. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘A serva dará à luz à sua patroa, e verás os pastores descalços, nus e destituídos a competir na construção de edifícios altos’. E depois ele partiu e eu fiquei por um tempo. Depois ele disse: ‘Ó ‘Umar, sabes quem era o interrogador?’. Eu disse: ‘Allah e o Seu Mensageiro sabem mais’. Ele disse: ‘Ele era Jibril, que veio ensinar-vos a vossa religião’.” [Muslim, 8]

3- Ihssan (fazer algo com excelência, perfeita e sinceramente)

Na terminologia islâmica, o seu significado varia de acordo com o uso e pode significar uma de duas coisas:

a) Quando a palavra é usada sozinha e não é mencionada em conjunto com Islam ou Iman, esta refere-se à religião como um todo, como mencionado acima em relação às palavras Islam e Iman.

b) Quando esta é usada em conjunto com alguma ou ambas as palavras Islam e Iman, o significado é aperfeiçoar as acções internas e internas.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) explicou de uma maneira que nenhum outro ser criado poderia explicar, excepto ele, por causa da dádiva do discurso conciso que Allah lhe deu. Ele ? disse: “Significa adorar a Allah como se O conseguisses ver, e mesmo que não O consigas ver, Ele vê-te”.

Este é o nível mais elevado do Islam. Aqueles que o alcançam são os primeiros a fazer o bem, aqueles que serão os mais próximos de Allah nos níveis mais altos do Paraíso.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse-nos que o nível de Ihssan é de duas categorias, uma mais elevada que a outra.

A primeira posição é a mais elevada das duas: Adorar a Allah como se o conseguíssemos ver. Isto significa que uma pessoa age como se conseguisse ver Allah no seu coração, então o seu coração enche-se de luz e os assuntos do invisível tornam-se quase como o que é visível (isto é, tornam-se uma realidade para ele). Quem adora a Allah, consciente da Sua proximidade e voltando-se para Ele, e agir como se estivesse perante Allah, olhando para Ele, será obrigado a gemê-lo e a venerá-Lo.

A segunda posição é a de sinceridade e consciência de que Allah está sempre a ver. Isto significa que uma pessoa age com consciência de que Allah pode vê-lo e está Próximo dele. Se uma pessoa tem isto em mente e age de acordo, então ele será sincero para com Allah porque esta conscientização impedi-lo-á de ficar atento a alguém além Allah ou a fazer algo pela causa de qualquer outro. Se uma pessoa alcançar esta posição, tornar-se-á mais fácil para ela chegar à posição descrita acima. Então o Profeta ? disse: “…e mesmo que não O consigas ver, Ele vê-te”. Se uma pessoa entender verdadeiramente ao adorar a Allah que Ele pode vê-lo e sabe de todas as suas acções, ocultas e visíveis, internas e externas, e que nada é oculto d’Ele, então será fácil para ele mover da posição mais baixa para a mais alta, que é a conscientização constante de que Allah está Próximo do Seu servo e está com ele, porque é como se ele O visse.

Pedimos a Allah da sua recompensa.

[Veja Ma’arij al-Qubul por Sheikh Hafiz al-Hakami, 2/20-33, 326-328; al-Majmu’ al-Thamin, 1/49, 53.’ Jami’ al-‘Ulum wa’l-Hukam, 1.106]

Fonte: IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *