Joelhos ou Mãos Baixam Primeiro ao se fazer o Sujud?

Joelhos ou Mãos Baixam Primeiro ao se fazer o Sujud?

Os sábios divergiram quanto à forma que se deve descer para o sujud, sobre colocar as mãos ou os joelhos antes na oração.


De acordo com os Hanafis, Shaafi’is e uma opinião narrada de Ahmad, a pessoa que está orando deve ir com os joelhos primeiro, em seguida, com as suas mãos.

Al-Tirmidhi pensava que esta era a opinião da maioria dos sábios, e disse em seu Sunan (2/57):

“Esta é a forma como deve ser feito – de acordo com a maioria dos sábios: eles dizem que um homem deve descer com seus joelhos primeiramente, depois então é que se deve baixar as mãos – e quando ele se levanta, ele deve levantar as mãos antes dos seus joelhos.”

Aqueles que expressam esta opinião levam como prova o hadith de Waa’il ibn Hajar, que disse:

“Eu vi o Mensageiro de Allah ?, quando ele fazia sujud, baixando os joelhos antes das suas mãos, e quando ele ficava de pé, ele levantava as mãos antes dos joelhos.” (Relatado por Abu Dawud, al-Tirmidhi, al-Nisaa’i, Ibn Maajah e al-Daaraqutni (1/345))

Ele (al-Daaraqutni) disse:

“O único que o narrou foi Yazid ibn Haarun de Shurayk. Ninguém mais relatou de ‘Aasim ibn Kulayb exceto Shurayk, e ele não é considerado como um narrador qawiy (forte)”.

Al-Bayhaqi disse em al-Sunan (2/101):

“A sua isnaad é da’if (fraca)”.

Al-Albani classificou como da’if em al-Mishkaat (898) e al-Irwa’ (2/75).

Outros sábios classificaram como sahih, e estes são Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) em Zaad al-Ma’aad.

Entre aqueles que pensavam que era necessário descer primeiramente de joelhos no sujud foram Shaykh al-Islam Ibn Taymiyah e seu aluno Ibn al-Qayyim.

Já os sábios contemporâneos que defendem esse ponto de vista são Shaykh ‘Abd al-‘ Aziz ibn Baaz e Shaykh Muhammad ibn al Saalih – ‘Uthaymeen.

Malik, al-Awzaa’i e outros sábios de hadith pensavam que se deveria ir primeiramente com as mãos, baseando-se no hadith de Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse:

“O Mensageiro de Allah ? disse: ‘Quando qualquer um de vocês se prostrar, não vá para baixo igual a um camelo; ele que coloque as mãos para baixo antes dos joelhos.'” (Relatado por Ahmad (2/381), Abu Dawud , al-Tirmidhi, e al-Nisaa’i)

Al-Nawawi disse em al-Majmu ‘(3/421):

“Foi relatado por Abu Dawud e al-Nisaa’i com um isnaad (corrente) jayyid (forte).”

Foi classificado como sahih pelo Shaykh al-Albani em al-Irwa’ (2/78) que disse:

“Este é um isnaad sahih, cujo todos os homens são thiqaat (confiáveis).”

Shaykh al-Islam Ibn Taymiyah fez um comentário importante sobre este assunto em al-Fataawa (22/449):

“Orar de ambas as maneiras é permitido, de acordo com o consenso dos sábios. Se uma pessoa quer baixar-se com os joelhos ou com as mãos antes, a sua oração continua válida de qualquer forma, de acordo com o consenso dos sábios. Eles apenas disputam sobre qual delas é preferível.”

O sábio deve agir de acordo com a opinião que ele acreditar que é mais provável que seja a correta, já o muçulmano comum – deve seguir a opinião de um sábio em quem ele confia. E Allah sabe mais.

Fonte: IslamQA

Salah e Tahara