Tafsir do versículo 13 da Suratul Hujuraat - dos Aposentos


            Tendo endereçado aos seres humanos uma posição tão elevada, moralidade extrema e maneiras tão refinadas, a surah se refere a todas as raças, cores e comunidades, relembrando-os que eles compartilham da mesma origem. Apenas um padrão é aplicado a todos os seres humanos: isso ocorre da mesma forma para se elevar toda a comunidade islâmica a um nível superior e uma pureza incomparável.


“Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Allah, é o mais temente. Sabei que Allah é Sapientíssimo e o Bem Inteirado” (versículo 13)

           Todos vós, que representam diferentes raças e apresentam diferentes cores e são parte de diferentes tribos e comunidades, vindes da mesma origem! Por isso, não deveríeis vos dividir em grupos ou agredir uns aos outros ou gastardes vossas energias nestas dissensões.


            Humanos! Vós estais sendo chamados pelo Único Criador para que vos inteireis do propósito de haverdes sido divididos em tribos e nações. Isto não é para que vos movais em direção a conflitos. Por outro lado, a razão disto é que vos conheçais uns aos outros e vivais juntos e em paz. Diferenças de línguas, cores, temperamentos, modos, talentos e habilidades não direcionam a conflitos ou contendas. Em realidade, elas propiciam a cooperação, então, todas estas tarefas são preenchidas e todas as necessidades garantidas. Cor, raça, língua, nacionalidade e fatores similares não possuem qualquer importância no ponto de vista de Allah. Há apenas um critério para determinar o valor de uma pessoa: “o mais honrado, dentre vós, ante Allah, é o mais temente”. E, certamente, nobre é aquele que é nobre na visão de Allah. Ele vos dá valor com base em Seu perfeito conhecimento e Sua perfeita consciência de valores e medidas: “Allah é Sapientíssimo e o Bem Inteirado”. Portanto, todos os fatores e valores divisores devem ser descontados, deixando-se apenas uma medida e um valor através do qual os seres humanos são testados.


            Todos os motivos para conflitos e disputas na Terra desaparecem, todas as considerações cobiçadas pelos seres humanos perdem o valor. Em lugar disso, uma importante, clara e distinta razão para a amizade e cooperação é construída: ou seja, o Senhorio de Allah sobre todos e o fato de que Ele criou toda a raça humana da mesma origem. Uma bandeira única é levantada, então, todos competiriam para alinhar tudo abaixo dela. Esta é a bandeira do temor apenas a Allah. Esta é a bandeira levantada pelo Islam em ordem da salvação da humanidade de todas as consequências nefastas do fanatismo dos títulos raciais, nacionalistas, tribais, familiares, etc. tudo isso pertence a um mundo de ignorância (jahiliyah), apesar de adotarem diferentes nomes, cores ou maneiras. Em essência, são laços de ignorância que não possuem qualquer relação com o Islam.


            O Islam luta contra o fanatismo ignorante em todas as suas formas ou maneiras, então, estabelece um sistema mundial sob a bandeira de Allah e apenas sob ela. No Islam, bandeiras nacionalistas ou raciais não têm lugar, nem valor. O Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, disse: “Todos vós sois descendentes de Adam, e Adam foi criado do barro. Aquelas pessoas que buscam o orgulho em sua ancestralidade devem desistir, ou então, Allah os fará mais insignificantes que besouros, ou ainda mais insignificantes” (Relatado por Bazzar, na autoridade de Hudhaifa). Referindo-se aos vínculos e títulos valorosos nos tempos pré-islâmicos, o Profeta disse: “Deixem isso completamente, pois isso fede” (Relatado por Muslim).


            Isto é a fundação da sociedade islâmica: uma sociedade humana e global. Humanidade pode estender toda imaginação a exercer seus maiores esforços para alcançar, que seja, um de seus aspectos. Mas isto pode falhar quando não se segue clara e corretamente a estrada principal, definida como Allah – e, por causa disso, não se levantaria a bandeira de Allah a qual une a todos nós.

 


You have no rights to post comments

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco