O Mês de Muharram

 

 

O mês de Muharram marca o início do ano islâmico.

 

 

Há doze meses, de acordo com o calendário islâmico, quatro deles são sagrados. Estes quatro meses, de acordo com ahadith autênticos, são Dhu’l-Qa’dah, Dhul Hijjah, Muharram e Rajab, como Allah (Glorificado seja) menciona no Qur’an:

“Por certo, o número dos meses, junto de Allah, é de doze meses, conforme está no Livro de Allah, desde o dia em que Ele criou os céus e a terra. Quatro deles são sagrados. Essa é a religião reta. Então, não sejais, neles, injustos com vós mesmos…” [Qur’an 9:36]

 

Allah (Glorificado seja) elevou o estatuto das boas ações em alguns dias, em contraste com outros, para que o muçulmanos pudessem extrair benefício máximo nesses dias, através de adoração sincera, e alcançassem os níveis dos predecessores piedosos pela Sua misericórdia. Um destes meses é o mês de Muharram, e nele está o dia de ‘Ashura (10 de Muharram).

 

Aqui estão algumas coisas que devemos fazer neste mês:

 

Virtudes do mês de Muharram 

Apressar a fazer o bem:

Ibn ‘Abbas (radhiAllahu 'anhu) disse, no tafsir do verso citado acima, que boas ações feitas durante estes quatro meses sagrados (incluindo Muharram) trazem uma grande recompensa1. Então, nós devemos apressar-nos em fazer o máximo de boas ações.

 

Evitar pecados:

Qatadah disse, em relação às palavras “Então, não sejais, neles, injustos com vós mesmos…”:

‘Fazer o mal durante os meses sagrados é mais sério e causa um fardo maior de pecado do que noutros meses.’

 

Jejuar neste mês, especialmente no dia de ‘Ashura:

Jejum geral: O Mensageiro de Allah (sallAllahu 'alayhi wa sallam) disse: “O melhor jejum, depois do Ramadan, é o do mês de Muharram, e a melhor oração, depois da oração obrigatória, é a oração da noite.”2

 

Jejuar no 10º dia de Muharram (Dia de ‘Ashura):

Ibn ‘Abbas (radhiAllahu 'anhu) disse: “O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) veio até Madinah e viu os judeus a jejuar no dia de ‘Ashura. Ele disse ‘O que é isto?’. Eles disseram ‘Este é um dia bom, este é o dia em que Allah salvou os Filhos de Israel do seu inimigo e Mussa (Moisés) jejuou neste dia.’ Ele disse: ‘Nós somos mais próximos a Mussa do que vós.’ E então ele jejuou neste dia e disse para as pessoas jejuarem nele.”

 

Ibn ‘Abbas (radhiAllahu 'anhu) também disse: “Eu nunca vi o Mensageiro de Allah (sallAllahu 'alayhi wa sallam) tão interessado em jejuar em qualquer outro dia, ou dar-lhe prioridade, além deste dia, o dia de ‘Ashura.”3

 

Jejuar no Dia de ‘Ashura expia um ano de pecados

O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) disse: “Ao jejuar no dia de ‘Arafah, tenho esperança de que Allah expie os pecados do ano anterior e do ano futuro. E ao jejuar no dia de ‘Ashurah, tenho esperança de que Allah expie os pecados do ano anterior.”4

 

É mustahab (extremamente recomendável) jejuar em ambos o nono e o décimo dias, porque o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) jejuou no décimo, e tinha intenção de jejuar no nono também.

 

Ibn ‘Abbas (radhiAllahu 'anhu) disse: “Quando o Mensageiro de Allah (sallAllahu 'alayhi wa sallam jejuou em ‘Ashura e ordenou os muçulmanos a jejuar também, eles disseram ‘Ó Mensageiro de Allah, é um dia que é venerado pelos judeus e cristãos’. O Mensageiro de Allah (sallAllahu 'alayhi wa sallam) disse: ‘Se eu estiver vivo no próximo ano, in sha'Allah, nós jejuaremos no nono dia também’. Mas assim aconteceu que o Mensageiro de Allah (sallAllahu 'alayhi wa sallam)  faleceu antes do próximo ano”.5

 

 

Refutando alguns Mitos

Há muitas tradições erradas, associadas ao Dia de ‘Ashura e ao mês de Muharram, que não têm nada a ver com factos, logo, nós devemos salvar-nos de cair nestas tradições erradas. Nós devemos aprender que o mês de Muharram sempre teve a sua santidade mesmo antes destes eventos ocorrerem!

 

Um destes eventos é o martírio de Hussain (radhiAllahu 'anhu). Sem dúvida, a história de Hussain (radhiAllahu 'anhu) é um dos episódios mais trágicos da nossa História. No entanto, a santidade do dia de ‘Ashura não pode ser associada a este evento pela simples razão de que a santidade de ‘Ashura foi estabelecida durante os dias do Profeta (sallAllahu 'alayhi sallam), mesmo antes do nascimento de Hussain (radhiAllahu 'anhu).

 

Algumas pessoas consideram o mês de Muharram como um mês do mal, e então não fazem casamentos ou outras celebrações durante este mês. Isto é, novamente, um conceito sem fundamento, que é contrário aos ensinamentos do Qur’an e da Sunnah.

 

Algumas pessoas choram e lamentam a morte de Hussain (radhiAllahu 'anhu) e fazem cerimónias especiais por esta razão. No entanto, o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) proibiu-nos de fazer cerimónias (anuais) por causa da morte de uma pessoa, o que era a prática da jahiliyah (da ignorância antes do Islam).

 

Como é mencionado que o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) disse: “Não é de nós, aquele que esbofeteia o seu rosto, rasga as suas roupas e chora da maneira das pessoas da jahiliyah.”6

 

Outros fazem orações especiais, oferecem sacrifícios ou visitam as sepulturas, especificamente no 10º dia de Muharram, pensando que há uma recompensa especial ou significado ao fazê-lo, de acordo com a Shari’ah. Isto é também uma espécie de bid’ah (inovação repreensível) que devemos evitar.

 

Fique longe destas inovações sem fundamento e leve este mês como uma oportunidade para se aproximar do seu Criador! Bom jejum!

 

Notas de Rodapé:

  1. Ibn Kathir;
  2. Muslim, 1163;
  3. Bukhari;
  4. Muslim;
  5. Muslim;
  6. Bukhari.

Fonte: IOU


You have no rights to post comments