Benefícios do Tawhid

Quando o monoteísmo islâmico puro é estabelecido, há certos benefícios que vêm com ele.

1) A libertação da humanidade de adorar e submeter-se a outro que não seja Allah.

A criação não pode criar nada, ela mesmo é criada. Ela não é capaz de magoar ou beneficiar a própria alma, não é capaz de causar morte nem dar vida, nem é capaz de ressuscitar os mortos. Por isso, o tawhid liberta o ser humano de todas as formas de adoração, excepto a adoração do seu Senhor, Aquele que o criou e o proporcionou.

2) A libertação da sua inteligência da perversão e da desilusão.

Liberta a sua mente da obediência, humildade e submissão a outro que não seja Allah. Liberta a sua vida da supremacia dos que governam, dos videntes e daqueles que se apontam como divinamente escolhidos, achando-se superiores aos servos de Allah.

Por causa disto, os líderes de shirk (associação de parceiros a Allah) e opressão nos tempos da ignorância (tempos antes de Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, se ter tornado profeta) levantaram-se contra o chamamento dos profetas em geral e particularmente contra o chamamento do Mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, visto que eles bem entendiam o significado de “la ilaaha ila Allah” (não há nenhuma divindade a ser adorada senão Allah) como sendo um chamamento universal para a libertação da humanidade, e tendo como consequência a derrota dos tiranos dos seus tronos falsos e a elevação dos rostos dos crentes, aqueles que não se prostram excepto diante de Allah, O Senhor dos Mundos.

3) A personalidade mantém-se equilibrada.

O tawhid ajuda a formação de uma personalidade equilibrada, o objectivo a ter e a direcção desta vida, e unifica e consolida o seu propósito. Então a personalidade não se vira excepto para O Único digno de adoração, e a Ele se dirige em particular e em aberto e a Ele chama em privado e em aberto, e a Ele chama em momentos de facilidade e de adversidade. Ao contrário do mushrik (pagão, idólatra) que partilha o seu coração entre aqueles que são adorados ao lado ou em vez de Allah, há momentos em que se dirige aos vivos e há momentos em que se dirige aos mortos, e Yusuf (que a paz esteja com ele) disse:

“Ó meus dois companheiros de prisão! O que é melhor: divindades dispersas ou Allah, O Único, O Dominador?” [12:39]

Logo, o crente adora Um Só Senhor, ele sabe o que O agrada e o que O desagrada, ele faz o que O agrada e o seu coração torna-se calmo. Quanto ao mushrik, ele adora numerosas divindades, uma ele tira daqui, outra ele tira dali e ele fica dividido entre elas e não tem conforto algum.

4) O Tawheed é a fonte de segurança para as pessoas porque preenche a alma do indivíduo com paz e satisfação.

Ele não teme a ninguém excepto Allah e o tawhid bloqueia o medo de perda de provisões, de alma e de família, medo da humanidade, jinn (espíritos e demónios), morte e outras coisas que são geralmente temidas. O crente que adora Allah Único não teme a ninguém excepto Ele e, por causa disto, ele sente-se seguro quando o resto da humanidade tem medo e ele sente satisfação quando as pessoas se sentem inquietas.

Este é o significado indicado no Qur'an:

“Os que crêem e não confundem a sua fé com injustiça, esses são os que têm a segurança e são guiados.” [6:82]

Esta segurança surge das profundezas da alma e não de qualquer guarda policial - que é a segurança deste mundo. Em relação à segurança na Próxima Vida, é maior e mais duradoura para aqueles que são sinceros para com Allah e não confundem o seu tawhid (monoteísmo puro) com shirk (associação de parceiros com Allah), porque shirk é uma grande injustiça.

5) O tawhid é a fonte do fortalecimento da alma.

Isto porque dá ao indivíduo uma forte e formidável atitude mental, pela qual ele preenche a sua alma de esperança em Allah, confiança em Allah e tendo certeza em Allah, e agrado no Seu Decreto. Isto dá-lhe paciência durante os Seus testes, e liberdade em termos de não depender mais da criação. Este indivíduo é firmamente estabelecido, como as montanhas, e quando algum problema lhe chega ele pede ao seu Senhor,não aos mortos, para o remover.

O Profeta ? indicou isto quando disse: “Quando pedir, então peça a Allah e quando procurar ajuda, então procure ajuda só de Allah.” [Hasan Sahih - Tirmidhi]

No Qur'an encontramos:

“E, se Allah te toca com um infortúnio, não haverá quem o remova a não ser Ele.” [6:17]

6) O tawhid é a fundação da irmandade e igualdade.

Isto porque não permite seguir aqueles que fazem de outros os mestres ao lado ou em vez de Allah, visto que a adoração é só para Allah e a adoração a Allah tem que ser de toda a humanidade, e o líder mais actual é Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, o Seu Mensageiro e o Seu Escolhido.

 


You have no rights to post comments