Monoteísmo Puro: Tawhid

Qual a definição de Tawhid e seus tipos?

A definição completa de Tawhid (monoteísmo puro) incluindo seus tipos é:

a) Conhecimento e crença do servo, seu reconhecimento e sua fé em Seu Senhor apontado com todos os atributos de perfeição e unicidade.

 

b) e a crença de que não há sharik (parceiro) nem mathil (semelhante) a Ele em Sua perfeição e

c) a [crença] que Ele detém (o direito) de Uluhiyyah (ser adorado) e 'Ubudiyyah (ser servido) por toda a Sua criação e depois destacá-Lo com os tipos de adoração.

Assim, os três tipos de Tawhid entram nesta definição: o primeiro deles é o Tawhid ar-Rububiyyah [monoteísmo puro no senhorio de Allah], que é reconhecer o Senhor exclusivamente na criação (khalq), no sustento (rizq), na gestão (tadbir) e no cuidado, educação, nutrição (tarbiyyah). O segundo, Tawhid al-Asmaa wal-Sifaat [monoteísmo puro em relação aos nomes e atributos de Allah], que é afirmar tudo o que Allah afirmou sobre Si ou o que Seu Mensageiro Muhammad, salla Allahu 'alayhi wa sallam, afirmou sobre Ele com relação a Seus belos nomes e tudo o que atribui (indica) esses nomes, sem assemelhá-los ou compará-los (com a criação), e sem distorcê-los ou negá-los. O terceiro, Tawhid al-Ibaadah [monoteísmo puro na adoração], que é de destacar Allah sozinho com todos os tipos de culto e suas categorias e fazê-los apenas [por Allah] e sinceramente por Allah sem atribuir qualquer outro como parceiro [de Allah] em nada [dos atos de adoração e culto].

Estas são as categorias do Tawhid; um servo não pode ser um muwahhid (verdadeiro monoteísta) a menos que se apegue a elas e aja (de acordo) com elas.
[Su'aal wa Jawaab Fee Ahimml-Muhimmaat em al-Majmu'ah al-Kaamilah, do Sheikh As-Sa'di, 3/61];

tradução original: http://www.aqidah.com/creed/articles/sylte-imaam-al-sadee-what-is-the-definition-of-tawheed-and-what-are-its-types.cfm


You have no rights to post comments