'Aquidah - Dogmas básicos da fé


O que é 'Aquidah? Solicito-lhes, gentilmente, que me expliquem.

 

Todos os louvores são para Allah.

'Aquidah se refere aos assuntos relacionados ao que diz respeito à crença, com certeza e convicção, no coração e na alma da pessoa. Eles não estão contaminados com qualquer dúvida ou incerteza.
A palavra árabe 'Aquidah deriva da raiz 'aqada, que transmite significados como segurança, afirmação, confirmação, etc. No Alcorão, Allah diz (interpretação do significado):
"Allah não vos culpa pela frivolidade em vossos juramentos, mas vos culpa pelos juramentos intencionais não cumpridos (bimaa 'aqqadtum al-aymaan)..." Al-Maa'idah 5:89.
O verbo aqui parafraseado como "juramentos intencionais" é aqqada/ta'qid, que se refere àquelas situações quando há determinação no coração. Pode-se dizer, em árabe, ‘aqada'l-Habl (a corda foi amarrada), ou seja, foi bem apertada. A palavra I'tiqaad (crença), também é derivada dessa raiz, e tem o significado de amarrar e firmar. A frase a'taqadtu kadhaa (creio que tal e tal) significa: Estou convencido disso em meu coração; esta é uma convicção racional.
No Islam, 'Aquidah é um assunto do conhecimento. O muçulmano deve crer em seu coração e ter fé e convicção, sem dúvidas ou receios, pois Allah mencionou a 'Aquidah em Seu Livro e através de Suas revelações a Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
Os princípios de 'Aquidah são aqueles nos quais Allah nos ordenou crer, como mencionado na ayah (interpretação do significado):
"O Mensageiro crê no que foi descido para ele, de seu Senhor, e assim também, os crentes. Todos creem em Allah e em Seus anjos e em Seus Livros e em Seus Mensageiros. E dizem: ‘Não fazemos distinção entre nenhum de Seus Mensageiros' E dizem: 'Ouvimos e obedecemos. Rogamos Teu perdão, Senhor nosso! E a Ti será o destino'" [al-Baqarah 2: 285].

- E, tal como definido pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no famoso hadith que descreve como Jibril veio até ele e perguntou-lhe sobre o Islam etc.: "Iman (fé) é crer em Allah, Seus anjos, Seus livros, no encontro com Ele no Derradeiro Dia, Seus mensageiros e no Dia da Ressurreição."
Assim, no Islam, 'Aquidah se refere às questões que são conhecidas a partir do Qur’an e ahadith, e que o muçulmano deve acreditar em seu coração, como reconhecimento à Verdade de Allah e Seu Mensageiro.

Fonte: Sharh Lam'ah al-I'tiqaad por Ibn al-Uthaimin, e al-'Aqeidah fi-Allah, por 'Umar al-Ashqar - http://islamqa.info/ar/951 - Dogmas básicos da fé.


You have no rights to post comments