O Poder da Oração Pode Parar uma Pandemia como o Coronavírus?

A pandemia do COVID-19 está forçando governos e fontes de notícias a fornecer os conselhos mais precisos e úteis à população mundial, já que a doença é de fato global em seu alcance. Os profissionais de saúde estão sob alta demanda, assim como os cientistas que estudam a transmissão e o efeito desta pandemia.

Especialistas como o imunologista Anthony Fauci e o repórter médico Sanjay Gupta estão dizendo que boa higiene e quarentena, ou o isolamento social na esperança de impedir a propagação de doenças contagiosas, são as ferramentas mais eficazes para conter o COVID-19 .

Você sabe quem mais sugeriu uma boa higiene e quarentena durante uma pandemia?

Muhammad, o profeta do Islam (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), há mais de 1.300 anos.

Embora ele não fosse um especialista "tradicional" em questões de doenças mortais, Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), no entanto, teve bons conselhos para prevenir e combater um desenvolvimento de pandemia como o COVID-19.

Muhammad disse: "Se vós ouvirdes sobre um surto de alguma peste em uma terra, não entreis; porém, se a peste surgir em um local que vós estejais, não saís daquele lugar.”

Ele também disse: "Aqueles com doenças contagiosas devem ser mantidos afastados daqueles que estão saudáveis".

Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) também encorajou fortemente os seres humanos a aderirem a práticas de higiene que manteriam as pessoas protegidas contra infecções. Veja os seguintes ahadith, ou ditos do Profeta

Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele):

"A limpeza faz parte da fé."

"Lavai as mãos depois de acordar; vós não sabeis por onde vossas mãos se moveram enquanto dormias."

"As bênçãos da comida estão em lavar as mãos antes e depois de comer".

E se alguém ficar doente? Que tipo de conselho Muhammad daria a seus semelhantes que sofriam de dores?

Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) incentivava as pessoas a procurar sempre tratamento médico e medicamentos: "Façai uso de tratamento médico", disse ele, "pois Allah não criou nenhuma doença sem criar um remédio para ela, com exceção de uma doença – a velhice".

Talvez o mais importante seja que ele sabia quando equilibrar fé e razão. Nas últimas semanas, alguns chegaram ao ponto de sugerir que a oração seria melhor para se afastar do coronavírus do que seguir as regras básicas de distanciamento social e quarentena. Como o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) reagiria à ideia da oração como principal – ou única – forma de tratamento medicinal?

Considere a seguinte história, relatada pelo estudioso persa do século IX, Al-Tirmidhi (que Allah tenha misericórdia dele): Um dia, o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) notou um beduíno deixando seu camelo sem amarrá-lo. Ele perguntou ao beduíno: "Por que tu não amarras teu camelo?" O beduíno respondeu: "Confio em Allah". O Profeta, então, disse: "Confia em Allah, porém amarra teu camelo".

Muhammad encorajou as pessoas a buscar orientação em sua religião, mas esperava que elas adotassem medidas de precaução básicas para a estabilidade, segurança e bem-estar de todos.

Em outras palavras, ele esperava que as pessoas usassem seu bom senso.

Autor: Dr. Craig Considine é um estudioso, professor, palestrante e colaborador de mídia do Departamento de Sociologia da Rice University. Ele é o autor de A Humanidade de Muhammad: Uma Visão Cristã (Blue Dome Press, 2020), e o Islam na América: Explorando as Questões (ABC-CLIO 2019), entre outros.


You have no rights to post comments

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco