Há Recompensa ao Escutar a Recitação do Alcorão sem Compreendê-la?

Há Recompensa ao Escutar a Recitação do Alcorão sem Compreendê-la?
Compartilhe

Pergunta: Uma pessoa (crente) será recompensada se escutar o Qur’an sem compreender o que está a ouvir, porém sabe que é o Qur’an? Ou não será recompensada a menos que entenda o que está a ouvir? Eu espero que possa dar alguma evidência a partir do Qur’an e hadith sahih.


Resposta:

Todos os louvores são para Allah

Em primeiro lugar:

Allah, exaltado seja, ordenou aos crentes escutar o Qur’an atentivamente, numa ordem geral. Ele diz:

“E quando for lido o Alcorão, escutai-o e calai, para que sejais compadecidos.” [al-A‘raaf 7:204]

Shaikh al-Sa’di (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:

Esta ordem é geral e inclui todos os que ouvirem o Livro de Allah ser recitado. Ele é intimado a ouvi-lo e a permanecer quieto. A diferença entre ouvir e permanecer quieto é que permanecer quieto é feito exteriormente, não falando ou se distraindo com nada que o impediria de se concentrar em escutá-lo.

Quanto ao escutá-lo, isto significa que ouve com um coração atento, ponderando o significado do que está a ouvir. Aquele que adere a estes dois comandos quando o Livro de Allah é recitado obterá uma grande quantidade de bem, conhecimento benéfico, uma fé contínua e renovada, aumentando orientação e compreensão na sua religião. Consequentemente Allah relacionou a obtenção da misericórdia a estas duas condições, o que indica que aquele que não se mantém calmo e escuta atentivamente enquanto o Livro lhe é recitado será privado da partilha da misericórdia e terá perdido uma grande quantidade de bem.

O mais enfático comando no que toca a ouvir o Qur’an atentivamente tem a ver com orações nos quais o Qur’an é recitado em voz alta pelo imam, no qual se é intimado a escutar atentivamente, a um tal ponto que a maioria dos estudiosos diz que o seu foco em manter-se quieto e ouvir atentivamente tem prioridade sobre a sua recitação de al-Faatihah etc. [Fim da citação a partir de Tafsir al-Sa’di, 314]

O grande objetivo em manter-se quieto e escutar com atenção é para que o ouvinte possa ponderar e compreender os significados, e assim agir sobre eles. Imam al-Tabari (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Allah diz para aqueles que creêm n’Ele e no Seu Livro, para os quais o Qur’an é guia e misericórdia:

“Assim, quando o Qur’an é recitado”, para vós, Oh crentes; “ouçam-no”, i.e. dêem os vossos ouvidos de modo a que possam compreender os seus versos e aprender da sua exortação; “e fiquem em silêncio” e ouçam-no com atenção, para que possam compreender e ponderar, e não proferem conversas vãs durante a sua recitação a fim de que não entendam; “para que sejais compadecidos” i.e. para que possam receber a misericórdia do vosso Senhor por atender à Sua exortação e aderir aos Seus limites e ao que Ele impõe sobre vós nos versos. [Fim da citação de Tafsir al-Tabari, 13 / 244]

Se uma pessoa maneja alcançar isso, i.e., mantendo-se quieto, ouvindo atentamente, ponderando o que lhe é recitado e compreendendo os seus significados, isto lhe trará benevolência neste mundo e na Outra Vida.

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Por meio desta escuta, Allah guia os Seus servos e firma os seus assuntos neste mundo e na Outra Vida; com isto o Mensageiro (que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele) foi enviado, e ele impô-lo sobre os Muhaajireen e os Ansaar e aqueles que os seguiram na verdade. As primeiras gerações costumavam reunir-se para este propósito. Quando os Companheiros do Mensageiro de Allah (que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele) se juntavam, eles diziam a um dos seus que recitasse enquanto escutavam. ‘Umar ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) dizia a Abu Moosa: Lembra-nos do nosso Senhor, e Abu Moosa recitava o Qur’an enquanto escutavam. [Fim da citação de Majmoo’ al-Fataawa, 11/ 626]

Em segundo lugar:

Quanto a escutar no sentido completo é aquilo que se compreende e se pondera, não há nenhuma dúvida que aquele que o faz tanto quanto é capaz deve ser elogiado pelo que faz, e ele é desculpado do que é incapaz. Porém aquilo que alguém for incapaz não deve ser uma desculpa para não fazer aquilo de que é capaz de fazer de bem. Aquilo que é possível não deve ser omitido devido ao fato de ser difícil; por outras palavras, tudo aquilo que uma pessoa for capaz de fazer de entre as ações obrigatórias ou mustahabb não é renunciado devido ao que ele é incapaz de fazer, porque Allah diz:

“Temei, pois, a Allah, tanto quanto possais” [al-Taghaabun 64:16]. 

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:

Uma pessoa será recompensada se ela ler o Qur’an, mesmo que ela não entenda os seus significados?

Ele respondeu:

O Sagrado Qur’an é abençoado, como Allah, exaltado seja, diz: “Estas são as Nossas dádivas; prodigalizamem-nas, pois, ou restrinjam-nas, imensuravelmente”.[Saad 38:29] Portanto o homem é ordenado a lê-lo, quer compreenda os seus significados ou não. Porém o crente que é ordenado a agir sobre isto não deve ler o Qur’an sem compreender os seus significados. Se uma pessoa quiser aprender medicina, por exemplo, e estudar os livros de medicina, ele não poderá beneficiar deles a menos que entenda os seus significados e lhe forem explicados; de facto ele  estará muito interessado em compreender os significados para que os possa aplicar. Portanto, porque é que se pensa que alguém deve ler o Livro de Allah, glorificado e exaltado seja, que é uma cura para o que está nos corações e exortação para as pessoas, sem refletir e sem compreender os seus significados? Por esta razão os Companheiros não passavam de dez versos até que os aprendessem e compreendessem o conhecimento que continham e como agir sobre esse conhecimento. Dessa forma, eles aprendiam o Qur’an,  conhecimento e ação tudo ao ao mesmo tempo.

Uma pessoa será recompensada por ler o Qur’an quer entenda ou não os seus significados, porém ele deverá ser muito interessado em conhecer os seus significados e em aprendê-los a partir de estudiosos que são confiáveis no seu conhecimento. Se ele não tiver acesso a um sábio que o possa ensinar os significados, ele pode recorrer a livros de tafsir de confiança, tais como Tafsir Ibn Jareer, Tafsir Ibn Khateer e a outros que tenham em atenção o tafsir que é baseado em relatos narrados dos Sahaabah e dos Taabi’een. [Fim da citação de Fataawa Noor ‘ala al-Darb, gravação 85, lado A.]


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *