Festas de Aniversário para Crianças

Festas de Aniversário para Crianças
Compartilhe

Por Shaykh Abdul-Aziz ibn Abdullah ibn Baz  [rahimahullah]


Pergunta: Alguns de nossos irmãos muçulmanos realizam festas de aniversário para si mesmos e suas crianças. Qual é o parecer sobre tais festividades? 

 Resposta: O princípio básico no que tange aos atos de ibadah (adoração) é que eles são tawqifiy (vinculados por um texto religioso e impassíveis de opinião particular) e como tal, ninguém está permitido adorar a Allah de uma maneira diferente do que aquela que Ele ordenou, porque o Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa salam) disse no hadith sahih (autêntico):

“Aquele que introduz algo neste nosso assunto (o Islam) que não faz parte dele (do Islam) terá isso rejeitado.”[1]  

Ele (sallAllahu ‘alayhi wa salam), também disse:

“Aquele que pratica uma ação que não está de acordo com este assunto nosso (Islam), terá isso rejeitado.”[2]

Festas de aniversário são atos de bid’ah (inovação na religião) que não deveriam ser feitos por ninguém, a despeito de seus níveis ou posição na vida.

O mais honorável de toda a criação e o melhor de todos os Mensageiros (alayhimus-salam), ou seja, Muhammad ibn ‘Abdullah (sallAllahu ‘alayhi wa salam), nunca informou ter realizado uma festa pelo dia de seu nascimento e nem mesmo instruiu sua Ummah (nação baseada em uma crença) a celebrá-lo.

Da mesma forma, os melhores desta Ummah depois de seu Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa salam) são os Califas bem guiados e os Sahabah (os Companheiros do Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa salam)), mas não se tem nenhum relato de que eles tenham feito qualquer festividade pelo aniversário do Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa salam) ou para qualquer um deles mesmos (radiAllahu’anhum), e todo o benefício é achado em seguir-lhes o caminho e a padronização em seguir os ensinamentos do Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa salam).

Além do mais, tal bid’ah pavimenta o caminho para a imitação dos judeus, cristãos e outros kafirs (não muçulmanos) em termos de suas festividades recém inventadas. Allah é a Quem recorremos por socorro!

Que Allah nos conceda sucesso! Que a paz e as bênçãos Dele estejam sobre nosso Profeta Muhammad (sallAllahu ‘alayhi wa salam), sua família e Companheiros!  

Comitê permanente de pesquisa acadêmica e Ifta’

Presidente: Shaykh Abdul-Aziz ibn Abdullah ibn Baz 

Fonte: Fatwas of the Permanent Committee [Fatwas do Comitê Permanente]  

Referências:

[1] Al-Bukhari, SahihBook on Reconciliation, nº 2697; Muslim, SahihBook on Judicial Decisions, nº 1718; Abu Dawud, SunanBook on Al-Sunnah, nº 4606; Ibn Majah, SunanIntroduction, nº 14; e Ahmad, Musnad, vol. 6, p. 240.

[2] Muslim, SahihBook on Judicial Decisions, nº 1718; e Ahmad Ibn Hanbal, Musnad, vol. 6, p. 180.  

Fonte: Abdurrahman.Org


Compartilhe

O Islam

2 comentários sobre “Festas de Aniversário para Crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *