Existe Bid’ah Benéfica?

Existe Bid’ah Benéfica?

A afirmação de que existem ‘Boas’ Inovações na Religião não procede. Não existe tal coisa como “boa bid’ah (inovação)”, como alguns dos mais ignorantes dizem.



As inovações na sua totalidade são um desvio, como foi julgado pelo Mensageiro de Allah (sallallaahu ‘alayhi wa salaam) em seu dito:

(… Toda inovação é um desvio)¹, e em outra narração:
(… E todo desvio está no fogo do inferno.)²

Quanto ao dito de Amir ul Mu’minin Umar bin Al-Khattaab (radhiyallaahu ‘anhu) a respeito da oração Tarawih: “Que boa bid’ah é esta”,ele não teve a intenção de dizer a bid’ah (inovação ) na Religião. Já que quando ele fez esta declaração as pessoas se reuniam para rezá-la (a oração Tarawih), e ela não é uma inovação. Pelo contrário, é uma Sunnah, que foi estabelecida pelo Mensageiro de Allah (sallallaahu ”alayhi wa salaam). Ele a rezou junto com seus companheiros em algumas das noites de Ramadan. Então no final por temer que ela pudesse parecer obrigatória, ele (sallalahu ‘alayhi wa salaam) se afastou. O caso permaneceu assim durante o Khilaafah de Abu Bakr (radhiyallaahu ‘anhu), e por algum tempo durante o Khilaafah de Umar (radhiyallaahu ‘anhu), eles rezavam separadamente, quando, então, Umar (radhiyallaahu ‘anhu), voltou a reunir as pessoas atrás de um único Imaam, assim como eles se reunião atrás do Mensageiro de Allah (sallallaahu ‘alaihi wa salaam).

Assim, Umar (radhiyallaahu ‘anhu) reviveu esta Sunnah, uma vez que o objeto de cautela havia cessado, que foi: tomá-la (Tarawih) como uma obrigação. Então, ele reviveu a Sunnah, ele não trouxe uma inovação. Pelo contrário, com seu dito: “Que boa bid’ah é esta” sua intenção – e Allah sabe melhor – foi o significado linguístico da palavra ‘inovação’ e não o significado que a palavra tem na Shar’iah (ou seja, o legislativo). Isso ocorre porque as inovações legislativas são proibidas no Islam, e a prova é baseada no que dissemos: a sua intenção de dizer que a oração Tarawih – que não é uma inovação – na realidade é uma Sunnah.

_________________________

1- Abu Dawud- Hadith n° 4607, e At-Tirmidhi- Hadith n° 2676, foi declarado Sahih (autêntico) por Shaikh Al-Albani.

2- An-Nasaa’i Vol 3, páginas 188-189 foi declarado Sahih (autêntico) por Shaikh Al-Albani. (Veja seu Sahih Sunan An-Nasaa’i vol 1 página 512 Hadith n° 1577)
Por: Shaykh Saalih al-Fawzaan
Muhaadharaat fil ‘Aqidah wad da’wah vol 1 páginas196-197

Inovação na Religião (Bid'ah)