Erros Cometidos aos que se Atrasam para a Oração

Erros Cometidos aos que se Atrasam para a Oração

Aqueles que chegam tarde e perdem algumas unidades da oração em congregação muitas vezes cometem erros ao juntar-se à oração.


Às vezes, eles não dizem o takbir na posição vertical, de modo a completar a unidade de oração com o imam, e depois dizem o takbir enquanto fazem ruku’. Isto contradiz o hadith do Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que diz: “Quando se levantarem para rezar, digam o takbir” (Muslim)

Não há necessidade de colocar a mão direita sobre a mão esquerda depois de dizer o primeiro takbir, pouco antes de fazer ruku ‘. Colocar as mãos dessa maneira só é necessário quando há recitação do Qur’an, mas, neste caso, não há recitação.

Quando as pessoas perdem parte da oração com o imam, elas muitas vezes perdem tempo recitando a invocação de abertura lentamente, buscando refúgio com Allah e dizendo “Bismillah”; e quando terminam tudo isso, o imam já está em ruku ‘. Assim, elas atrasam apanhar a oração em congregação e aguardam até que o imam se levante (de sajdah) antes de alcançá-lo. Neste caso, eles perdem a superioridade e a recompensa do sajdah, que foi mencionado em muitos ahadith. A suas acções também contradizem os ditos do Profeta ?.

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando as palavras do Iqamah são pronunciadas, nenhum de vocês deve correr (para se juntar à oração); caminhem com tranquilidade e dignidade, e rezem o que encontram no seu tempo (quando chegam), e completem o que se passou antes (o que o imam concluiu)”. (Muslim)

Alguns crentes começam a orar quando o imam já terminou o seu ruku’ e está na postura vertical, eles curvam-se e contam isso como uma unidade completa de oração. Isso é totalmente errado, pois há três casos em relação aos que chegam tarde:

  • Se eles apanharem o ruku’ com o imam, então podem contar isso como uma unidade completa de oração.
  • Se não apanharem o ruku’ com o imam, então nenhuma unidade de oração é contada.
  • Se eles não têm a certeza se apanharam o ruku’ com o imam, não podem contar esta como uma unidade completa de oração. Devem contar o número de unidades de que têm a certeza, e em seguida, completar a oração com base nisso. Devem fazer a sajdah do esquecimento no fim da oração. (consulte sobre ela no site: clique aqui)

Quando as pessoas chegam tarde à mesquita e não encontram nenhuma lacuna na linha ou lugar para ficar, elas às vezes puxam alguém para trás da última linha, a fim de ficar ao lado dele. Fazem isto confiando num hadith inautêntico, por isso este é um acto sem qualquer base legal autêntica.

Outro erro feito por aqueles que rezam por trás do imam é fazer uma nova linha antes da anterior estar completa; ou quando a anterior está completa, fazem uma nova linha a partir do ponto mais distante no lado direito ou esquerdo do imam. Deus é Aquele que nos dá orientação.

Fonte: Common Mistakes Regarding Prayer por Shaykh Mashhur Hasan Salman

Salah e Tahara