E não sejas como aquela que desfez o fio que teceu, após ter sido forte

E não sejas como aquela que desfez o fio que teceu, após ter sido forte
Compartilhe

Todos os louvores são para Allah, e que a paz e as bençãos estejam sobre o Mensageiro de Allah, seus familiares e companheiros, e aqueles que seguem o seu caminho até ao último dia.

Allah, o Exaltado, disse:
“E, quanto à graça de teu Senhor, proclama-a.” [Surah Ad-Dhuha, 93:11]

Certamente, Allah o Exaltado, abençoou-nos para testemunhar o mês de Ramadan este ano e facilitou, para muitos de nós, a realização de diferentes atos de adoração, tais como a oração, o jejum, e a caridade. Por isso, é uma obrigação nossa agradecer a Allah por esta bênção, pois quantas pessoas estavam presentes no último Ramadan, porém não viveram para presenciar este?

Agora que o Ramadan terminou, gostaria de partilhar alguns pontos e reflexões com os meus irmãos/irmãs, quicá lhes seja de benefício:

1. Saiba que é uma graça de Allah poder testemunhar o Ramadan e realizar diferentes atos de adoração durante o mês. Allah, o Exaltado, afirmou num Hadeeth Qudsee: “Ó meus servos, todos vós estão desviados, exceto aqueles a quem Eu guio.” (Coletado por Muslim, nº 2577, narrado por Abu Thar Al-Ghifaaree, radhiAllaahu ‘anhu). Portanto, não se regozije por qualquer boa ação que tenha efetuado.

2. Lembre-se que o objetivo está no fim, e não no início, nem na condição atual. Na autoridade de Abdul-llah bin Mas’ud (radhiAllaahu ‘anhu) que narrou que o Mensageiro de Allah (sallAllaahu ‘alayhi wa sallam) disse: “Por Aquele para além do qual não há nenhuma outra divindade, deveras um de vós realiza ações do povo do paraíso até que a distância entre ele e o paraíso é do comprimento de um braço, e aquilo que lhe foi prescrito o alcança, e assim ele age com as ações do povo do inferno e portanto entra nele; e deveras um de vós realiza as ações do povo do inferno, até que a distância entre ele e o inferno é do comprimento de um braço, e aquilo que lhe foi prescrito o alcança e assim ele age com as ações do povo do paraíso, e portanto entra nele.” (Coletado por Bukhaaree e Muslim).

Assim, peça para Allah, o Exaltado, que o mantenha firme e faça o seu fim aprazível.

3. Saiba que Allah ama a ação contínua, ainda que seja pequena. Na autoridade da mãe dos crentes, ‘Aa’ishah (radhiAllaahu ‘anha) que narrou que o Mensageiro de Allah (sallAllaahu ‘alayhi wa sallam) foi perguntado: qual é a ação que é amada por Allah? Ele respondeu: “a ação mais contínua, ainda que seja pequena.” Coletada por Muslim, nº 782.

E Allah, o Exaltado, disse ao Seu Mensageiro:
“E adora teu Senhor, até chegar-te a certeza” (Surah Al-Hijr, 15:99).

4. Sede vigilante para suas ações serem aceitas por Allah, mais do que em afetuá-las. É relatado que Maalik bin Dinaar disse: “eles costumavam temer que as suas ações fossem rejeitadas”.

Allah, o Exaltado, disse:
“Allah aceita, apenas, a oferenda dos piedosos.” [Surah Al-Maa’idah, 5:27].

E alguns do povo do conhecimento disseram que o sinal de que uma ação tenha sido aceite é de que seja prosseguida por boas ações.

5. Saiba que a oração noturna é a honra dos crentes, conforme Jibreel (‘alayhis salaam) disse ao Mensageiro (sallAllaahu ‘alayhi wa sallam), classificado bom em Sahihul-Jaami’, nº 3710. Desse modo, não neglegencie a sua honra.

6. Se durante o mês do Ramadan houve um membro de família que lhe ajudou, como a esposa, ou a mãe ou irmã, então se certifique que os agradeceu e lhes demonstre gratidão. Foi narrado, sob a autoridade de Abu Hurairah (radhiAllaahu ‘anhu), que o Mensageiro de Allaah (sallAllaahu ‘alayi wa sallam) disse: “aquele que não agradece as pessoas não agradece Allah” (Coletado por Abu Daa’ood, nº 4811, e classificado bom por Al-Albaanee).

7. Leve-se a si mesmo em consideração; pergunte-se: ‘tornei-me numa pessoa melhor depois do Ramadan ou não? Atingi o objetivo do jejum, que é alcançar piedade?’

Allah, o Exaltado, disse:
“Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum, como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos,…” [Surah Al-Baqarah, 2:183].

O jejum que não transmite piedade, não possui nenhum valor; é como o cultivo que não possui nenhuma colheita. E qualquer ato de adoração que não leve o seu executor a fazer o bem e a evitar o mal, não existe nele nenhuma benevolência, e não existe no seu executor nenhuma benevolência. (1).

Aproveitou a oportunidade do Ramadan e ‘Eid para cumprimentar aqueles com os quais não comunica por algum tempo? E, se foram eles que tomaram a iniciativa, respondeu-lhes positivamente?

O ‘Al-Ilaamah Abdur-Rahmaan As-Sa’dee (rahimahullah) disse: “não responder ao cumprimento do Ramadan cria rancor nos corações.”

Alguns muçulamnos negligenciam a remoção do rancor nos corações; eles certamente se esqueceram de que a Ummah não será vitoriosa até que as suas relações sejam como a dos companheiros.

Allah, o Exaltado, disse:
“…e não disputeis, senão, vos acovardareis, e vossa força se irá.” [Surah Al-Anfal, 8:46].

O crente não entrará no paraíso se existir uma disputa pendente entre ele e outro crente. Na autoridade de Abu Hurairah (radhiAllaahu ‘anhu) que narrou que o Mensageiro de Allah (sallAllaahu ‘alayhi wa sallam) disse: “Por Aquele em cujas Mãos está a minha alma, não entrarão no paraíso até que se tornem muçulmanos, e não se tornarão muçulmanos até que se amem uns aos outros; espalhem a saudação e se amarão uns aos outros. E estejam cientes do ódio, pois é ele que remove, e não digo que remove cabelo, pelo contrário remove a religião.” Coletado por Bukhaaree em Al-Adab Al-Mufrad, nº 197, e classificado bom por Al-Albaanee.

Por isso, se a oportunidade de deixar de lado os ressentimentos não for aproveitada no Ramadan e no ‘Eid, então quando é que será?

É doloroso quando envia saudações de Ramadan/’Eid ao seu irmão, mas ele não lhe responde devido a disputas sobre opiniões de homens que não são Imaams na religião.

Que tipo de Sunnah será reavivada ou preservada nessas condições?

Para Allah apenas nos queixamos.

Por último, sem dúvida que a Ummah está a passar por uma fase difícil, quer seja em Burma, Egito, Síria, ou em algum outro lugar. Tenha em mente, ó servo de Allah, que o domínio no final será para esta Ummah, independentemente de quantas crises suportar. Na autoridade de Ubayy bin K’ab (radhiAllaahu ‘anhu) que relatou que o Mensageiro de Allah (sallAllaahu ‘alayhi wa sallam) disse: “anuncie as boas novas a esta Ummah [de que terá] grandeza na religião, vitória e domínio na terra. E quem quer que faça uma ação da outra vida por causa da Dunyaa, não terá nenhuma porção na outra vida” (Classificado bom por Al-Albaane em Ahkaamul-Janaa’iz, nº 97 e em outros livros com uma diferente formulação).

Preste atenção à última parte deste hadeeth, “e quem quer que faça uma ação da outra vida por causa da Dunyaa, não terá nenhuma porção na outra vida.”

A sinceridade é o que importa, ó servo de Allaah; e deve ter um destaque quando é mencionada no contexto de grandeza e vitória. Assim, faça todas as suas ações sinceras pela causa de Allah, principalmente as ações da outra vida, reze para agradar a Allah, jejue para agradar a Allah, ame e odeie para agradar a Allah.

Peço a Allah que nos faça daqueles que são sinceros a Ele em todas as suas ações, peço-Lhe que nos faça daqueles cujas boas ações são as últimas, peço-Lhe que nos faça daqueles que são firmes sobre a Sua religião até que O encontremos.
“Senhor nosso! Não nos desvies os corações do caminho reto, após nos haveres guiado; e dádiva-nos, de Tua parte, com misericórdia. Por certo, Tu, Tu és O Dadivoso.” [Surah Al-Imraan, 3:8].

E que a paz e as bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Allah, seus familiares e companheiros.

O vosso irmão, Abu Bakr bin Ahmad Ath-Thibyaanee, em Domingo, 4/10/1434


Notas:
1. Extraído do khutbah de Shaykh Raslan intitulado “The Bankrupted Fasting Ones”, com algumas simplificações.


Fonte: Raheequlilm.Wordpress.Com – Disponível em: https://raheequlilm.wordpress.com/2013/08/11/an-article-and-be-not-like-her-who-undoes-the-thread-which-she-has-spun-after-it-has-become-strong/


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *