Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és

Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és
Compartilhe

Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és – Explicação do sentido do Hadith “Almas são como soldados combatentes”.

Imam al-Bukhari (que Allah tenha misericórdia dele) relatou em seu Sahih que Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse:

“Eu ouvi o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizendo: Almas são como soldados combatentes: da proximidade dos que se conhecem, surge a amizade (conviver, envolver, se entender, se dar bem), da distância dos que se desconhecem, a oposição’“


 (Sahih al-Bukhari, Kitab ahadith al-Anbiya’, Bab al-Arwah junud mujannadah).

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse em seu comentário sobre o hadith: “Em relação à frase ‘As almas são como soldados que foram convocados’… ‘al-Khattabi disse: “Isto pode se referir às suas semelhanças no que diz respeito ao bem ou ao mal, a justiça ou a corrupção”. Boas pessoas estão inclinadas à (procurar se relacionar com outras) pessoas boas e pessoas más são igualmente inclinadas para outras pessoas más. Almas sentem afinidade com as outras, de acordo com a natureza na qual foram criadas – boas ou más. Se as naturezas das almas são semelhantes, eles vão se dar bem; caso contrário, eles não vão estar em bons termos um com o outro.

A frase “soldados combatentes” refere-se a diferentes tipos, ou classificações, ou grupos reunidos. Ibn al-Jawzi disse: “O que podemos aprender com esse hadith é que quando uma pessoa descobre que ela sente antipatia por alguém, que é conhecido por ser virtuoso ou justo, ela deve tentar descobrir a razão para isso, para que ele possa fazer um esforço para livrar-se de algo indesejável (com relação à sua conduta para com aquele que é virtuoso ou justo). O contrário (se a pessoa encontra-se a gostar de alguém que é conhecido por ser mau, ter mau comportamento) também se aplica. “

Al-Qurtubi disse:” Embora todos sejam almas, elas se diferem – de modo que a pessoa vai sentir afinidade com as almas de um tipo, e vai ficar junto com eles por causa da qualidade especial que eles têm em comum. 
Assim, percebe-se que as pessoas de todos os tipos vão se dar bem com aquelas com quem eles compartilham uma afinidade; e vão manter-se longe daqueles que são de outros tipos. [“Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”]. Podemos notar também que, dentro de qualquer grupo ou tipo, as pessoas podem se dar bem com alguns e se desagradar de outros, e isso se dá de acordo com as questões ou qualidades que formam a base do amor ou do ódio”.

Tradução e Livre Adaptação da postagem original http://islamqa.info/en/3864


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *