Diferenças entre Homens e Mulheres na Oração

Diferenças entre Homens e Mulheres na Oração
Compartilhe

Alguns dos sábios são da opinião de que o homem e a mulher devem rezar de forma diferente, e eles citam vários ahadith como evidência para isso, mas estes são todos da’if (fracos) e não podem ser levados como evidência.


A opinião correcta é que não há diferença na forma como homens e mulheres rezam

Refutando a opinião dos fuqaha’ de que “as mulheres não devem afastar os braços, mas devem mantê-los junto ao corpo e quando se prostram devem manter o estômago junto às coxas e as coxas junto aos calcanhares… porque elas devem esconder-se e que ao comprimirem-se é mais modesto do que afastar os membros”, o sheikh Muhammad Ibn ‘Uthaymin (rahimahullah) disse:

“Isto pode ser respondido de várias maneiras:

1- Esta razão não pode ser levada em conta contra o significado geral dos textos que indicam que as mulheres são como os homens em relação a veredictos, especialmente visto que o Profeta ? disse: “Rezem como me viram rezar”[1], e isto é abordado em termos gerais, incluindo ambos os homens e as mulheres.

2- Esta razão é redundante porque normalmente, como é prescrito, as mulheres rezam sozinhas nas suas casas, sem homens presentes. Nesse caso, não há qualquer necessidade de se comprimirem, desde que nenhum homem as possa ver.

3- Vocês dizem que ela (a mulher) levanta as mãos, e ao levantar as mãos é mais provável revelar do que afastar os braços ao prostrar-se. Mas apesar disso vocês dizem que é Sunnah para ela levantar as mãos, porque o princípio básico é que os veredictos aplicam-se igualmente aos homens e às mulheres.

A opinião correcta é:

As mulheres devem fazer as mesmas coisas que os homens fazem na oração, por isso elas devem levantar as suas mãos, afastar os seus braços ao prostrar e manter as suas costas direitas ao curvarem-se e levantar os seus estômagos das suas coxas, e as suas coxas dos seus calcanhares, ao prostrarem-se… Elas devem sentar-se no pé esquerdo com o pé direito na vertical ao sentar-se entre as duas prostrações e no primeiro tashahhud. No último tashahhud da oração só há um tashahhud, e elas devem sentar-se mutawarrikan (com a coxa superior esquerda no chão e ambos os pés projectando-se de um (lado direito) durante o tashahhud final de orações de 3 e quatro rak’aat.

Não existem quaisquer excepções para mulheres em nenhum destes assuntos.” (Al-Shahr al-Mumti’, 3/304, 303)

O Sheikh Al-Albani (rahimahullah) disse, no final do seu livro Sifat Salaat al-Nabi (A Oração do Profeta Descrita):

“Tudo o que tem sido mencionado da descrição da oração do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) aplica-se igualmente a homens e a mulheres, pois não há nada na Sunnah que indique a necessidade da excepção das mulheres em qualquer destas descrições; de facto, a generalidade da afirmação dele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) “Rezem como me viram rezar”, inclui as mulheres.”

Se assumimos que uma mulher está a rezar num local público onde homens a podem ver, tal como no Haram em Makkah, ou num parque – se ela tem que rezar lá – então ela deve ter cuidado em relação a todas as acções que possam levar à revelação de qualquer parte do seu corpo, e ela deve ter precaução extra neste caso.

Referências:

[1] Sahih Bukhari, Livro 1, Vol. 1, Hadith 604

Fonte: IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *