Dia Vinte e Dois: O Esforço nos Últimos Dez Dias e a Laylatul-Qadr

Dia Vinte e Dois: O Esforço nos Últimos Dez Dias e a Laylatul-Qadr

Meus irmãos: Nessas dez noites abençoadas está a Laylatul-Qadr, que Allah tornou grande e nobre para esta Ummah. Allah diz: “Por certo, Nós o fizemos descer em uma noite bendita, por certo, somos Admoestadores. Nela, decide-se toda sábia ordem, como ordem de Nossa parte. Por certo, Somos Nós Que enviamos a Mensagem, como misericórdia de teu Senhor. Por certo, Ele é O Oniouvinte, O Onisciente, O Senhor dos céus e da terra e do que há entre ambos, se estais convictos disso. Não existe deus senão Ele. Ele dá a vida e dá a morte. Ele é Vosso Senhor e O Senhor de vossos pais antepassados” [44:3].


Allah a descreveu como abençoada por causa de todo o bem e virtudes que possui. De sua grandeza é que o Alcorão foi revelado nela e Allah descreve esta noite como todo comando sábio sendo esclarecido. Significando que nesta noite Allah decreta para o ano seguinte a riqueza, o bem e o mal de todas as pessoas e tudo o mais que lhes acontecerá. Allah (SWT) diz: “Por certo, fizemo-lo descer, na noite de al Qadr. E o que te faz inteirar-te do que é a noite de al Qadr? A noite de al Qadr é melhor que mil meses. Nela, descem os anjos e o Espírito, com a permissão de seu Senhor, encarregados de toda ordem. Paz é ela, até o nascer da aurora” [97]. “Qadr” pode significar grandeza ou decreto porque esta é a noite em que Allah decretará para o próximo ano. “Melhor que mil meses” significa, em termos de suas virtudes e ações, é por isso que quem estabelece esta noite, com fé e buscando recompensa, é perdoado por todos os pecados anteriores. Quanto aos anjos, eles são servos de Allah que adoram dia e noite; eles vêm à terra nesta noite com o bem, bênçãos e misericórdia. “O Espírito” é Jibril (AS). “Paz é ela”, significa que é paz para os muçulmanos porque nela são libertados do fogo. “Até o nascer da aurora” significa que a Laylatul-Qadr termina no Fajr, e todos os atos de adoração nesta noite devem continuar até o Fajr, e nesta nobre surah, são mostradas as muitas virtudes desta noite.

A Primeira Bênção: Allah revelou o Alcorão como um guia para a humanidade que contém sua felicidade nesta vida e na próxima.

A Segunda Bênção: A grandeza desta noite que nunca seremos capazes de entender como Allah diz: “E o que te faz inteirar-te do que é a noite de al Qadr?

A Terceira Bênção: É melhor que mil meses.

A Quarta Bênção: Os anjos descem nesta noite e eles não descem exceto com o bem, bênçãos e misericórdia.

A Quinta Bênção: É a paz ou a segurança do castigo de Allah.

A Sexta Bênção: Por causa de sua grandeza, Allah revelou uma surah sobre ela que será recitada até o Dia do Juízo.

Das virtudes deste mês é que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem estabelecer a Laylatul-Qadr com fé e buscando recompensa, seus pecados anteriores serão perdoados.” (Bukhari) – o que significa ter fé em Allah e esperar ser recompensado.

A Laylatul-Qadr está no Ramadan porque Allah diz: “Por certo, fizemo-lo descer, na noite de al Qadr”. Além disso, “Ramadan é o mês em que foi revelado o Alcorão” [2:185]. Assim, a partir dessas duas ayahs, sabemos que a Laylatul-Qadr é no Ramadan. Esta noite também era lá para outras nações, como é relatado que Abu Dhar (que Allah esteja satisfeito com ela) perguntou ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Ó Mensageiro de Allah, conta-me sobre a Laylatul-Qadr. Ela é no Ramadan?” Ele disse: “Sim, é no Ramadan”. Ele então perguntou: “Ela acontece com os profetas apenas e, uma vez que morrem, ela desaparece, ou permanece até o Dia do Julgamento?” Ele respondeu: “Sim, é até o Dia do Julgamento”. Mas, sua grandeza e recompensa são especializadas para esta nação, tal como o dia de Jumuah, e Allah sabe melhor.

Esta noite é nas últimas 10 noites do Ramadan, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Procurem nas últimas 10 noites do Ramadan”. (Muttafaq ‘alaihi). Pelas evidências, parece estar mais próxima das noites ímpares. Como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Procurem nas noites ímpares das últimas dez noites do Ramadan”. (Bukhari) É mais provável que seja nas últimas sete noites, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Procurem nas últimas dez noites, mas se alguém for fraco ou velho, que ele não deixe as últimas 7 noites lhe passarem ao lado”. (Muslim) E destas sete, a mais provável é a 27a noite, como Abi bin Ka’b (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Por Allah, eu sei quando é a Laylatul-Qadr e é a noite em que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos ordenou que adorássemos nela e é a 27ª noite.” (Muslim) A 27 não deve ser a única noite que uma pessoa faz esses actos de adoração porque pode ser a 27a num ano e a 25a noutro ano, de acordo com a vontade de Allah. Esta noite foi escondida por Allah (louvado e glorificado seja) como uma misericórdia para os crentes, para que eles aumentem em oração, dhikr e du’a e se aproximem de Allah. Além disso, para que Allah possa ver quem é dedicado a procurar a noite e quem é preguiçoso.

Meus irmãos: a Laylatul-Qadr é superior a 1000 meses. Portanto, exerçam-se e esforcem-se em buscar esta noite, e não sejam negligentes. Ó Allah, faça-nos daqueles que jejuam no Ramadan e tenham sucesso com nossa adoração na Laylatul-Qadr.

Continua amanhã…

Siyam e Ramadan