Dia Onze: Das Etiquetas Incentivadas do Jejum

Dia Onze: Das Etiquetas Incentivadas do Jejum

Meus irmãos: esta é a segunda parte das etiquetas do jejum, e são as etiquetas encorajadas.


Tomar o Suhur

De entre elas está tomar o suhur (comer na última parte da noite antes do Fajr). O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou isto dizendo, “Participem do suhur, pois certamente contém benção.” (mutaffac alaihi)

Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) também disse, “A diferença entre o nosso jejum e o do Povo do Livro é o comer do suhur.” (Muslim)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) também recomendou tâmaras para o suhur ao dizer, “O melhor suhur para o crente são tâmaras.” (Abu Dawud)

Ademais, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “Todo o suhur é benção, portanto não o abandonem, ainda que só tenham água para beber, porque, deveras, Allah e os Seus Anjos enviam bençãos sobre as pessoas que comem o suhur.” (Ahmed, com uma forte cadeia).

A pessoa que faz suhur deve ter a intenção de imitar o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), para que assim se torne num ato de adoração, e deve também ter a intenção de comer suhur para que lhe dê a energia de jejuar durante o dia, e dessa forma ser recompensada.

Zayd ibn Thabit (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: “Comemos suhur com o Mensageiro de Allah e de seguida levantámo-nos para a oração.” Alguém perguntou: “Qual foi o período de tempo entre os dois [as duas ações]?” Ele respondeu: “(O período que leva a recitar) 50 versículos [do Alcorão].” (Bukhari)

 ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) relatou que Bilal (que Allah esteja satisfeito com ele) costumava fazer o adhan durante a noite, pelo que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “Comam e bebam até que Ibn Umm Maktum [ou seja, Bilal] faça o adhan, pois certamente ele fá-lo assim que chega o momento de Fajr.” (Bukhari)

Adiar o jejum torna-lo mais fácil, assim como é uma proteção contra dormir demais no momento do Fajr, e visto que Allah diz, 

“E comei e bebei, até que se torne evidente, para vós, o fio branco do fio negro da aurora.” [Alcorão 2:187]

Apressar-se em Quebrar o Jejum

É recomendado quebrar o jejum logo que entrar o tempo de Maghrib. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse que, “As pessoas permanecerão numa boa condição desde que se apressem em quebrar o seu jejum.” (mutaffac alaihi)

A Sunnah é cortar o jejum com tâmaras frescas. Anas (que Allah esteja satisfeito com ele) afirmou, “O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava quebrar o seu jejum com tâmaras frescas antes da oração. Caso não encontrasse tâmaras frescas, então nesse caso usava tâmaras secas. Se também não encontrasse isso, bebia alguns goles de água.” (Ahmad, Abu Dawud, Tirmidhi)

Assim que cortam o seu jejum devem suplicar pelo que quer que desejam, tal como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “De fato, para a pessoa em jejum, assim que quebra o seu jejum, existe um du’aa que não é rejeitado.” (Sunnan Abi Majah)

Fazer Uma Variedade de Boas Ações

De entre as ações que são recomendadas encontram-se aumentar na recitação do Alcorão, dhikrdu’aa, oração, e caridade. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “As súplicas de três pessoas não são rejeitadas: a súplica da pessoa em jejum no momento em que quebra o seu jejum, a súplica de um líder justo, e a súplica de uma pessoa injustiçada. Allah faz com que as suas súplicas se elevem acima das nuvens, e as portas do Céu lhes sejam abertas, e Allah diz, ‘Pela Minha Majestade, Eu te assistirei, mesmo que seja após algum tempo.’” (Ibn Hibban, Ahmed, Tirmidhi)

Ibn Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) descreveu que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) era o mais generoso das pessoas, e mais ainda no Ramadan. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) perguntou, “Quem de entre vós está a jejuar hoje?” Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) respondeu, “Eu estou.” Ele (o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “Quem de entre vós alimentou um miskeen (pessoa necessitada) hoje?” Abu Bakr respondeu, “Eu alimentei.” Ele disse, “Quem de entre vós, hoje, seguiu um janazah (acompanhanou um funeral ou foi assistir ao processo de enterro)?” Abu Bakr replicou, “Eu segui.” Ele disse, “Quem de entre vós foi visitar um doente?” Abu Bakr respondeu, “Eu fui.” De seguida, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “Estes traços (ou características) nunca são coletivamente encontrados numa pessoa, exceto que ela entrará no Paraíso.” (Muslim)

Louvar a Allah

O indivíduo em jejum, também deve agradecer a Allah pela benção que o concedeu de ser capaz de presenciar este mês. Muitos não conseguem colher os benefícios deste mês, quer seja porque faleceram antes do mês ter chegado, quer seja porque não estão a efetuar as obrigações deste mês. Portanto, devem agradecer a Allah por ter-lhes concedido a oportunidade de receber perdão, e elevação de estatuto.  Meus irmãos: devem agir sobre as etiquetas e maneiras deste mês. E seguir o caminho dos Salaf. Pois, por certo, a última parte desta Ummah não se tornará correta, até que aja sobre o que a parte precedente desta Ummah fez em relação à obediência e ao abandonar de pecados.

Continua amanhã…

Siyam e Ramadan