Dia Dez: Das Etiquetas Obrigatórias do Jejum

Dia Dez: Das Etiquetas Obrigatórias do Jejum

Meus irmãos: saibam que existem várias etiquetas que são importantes para a realização do jejum. Há duas categorias de conduta para o jejum, sendo a primeira delas obrigatória saber, memorizar e praticar. A segunda é recomendada saber, memorizar e praticar. 


Rezar Cinco Vezes ao Dia

De entre a conduta obrigatória está manter as obrigações que Allah prescreveu para nós, tanto aquilo que devemos dizer como aquilo que devemos fazer, com o mais importante sendo as cinco orações diárias, que são um dos pilares do Islam, depois de Shahada. Portanto, é uma obrigação certificar-se de que a oração é efetuada com os seus pilares, deveres e condições. Devem ser realizadas nos seus tempos determinados e em congregação. Pois, certamente, isso faz parte da piedade. A não observância da oração é um resultado da ausência de piedade, e é um meio para a punição, como Allah (louvado seja) diz,

“E sucederam, depois deles, sucessores, que descuraram da oração, e seguiram a lascívia. Então, depararão uma desventura, exceto quem se voltar arrependido e crer e fizer o bem; então, esses entrarão no Paraíso – e não sofrerão injustiça alguma.” [19:59-60]

Juntar-se à Oração Congregacional

Algumas das pessoas que jejuam negligenciam as orações congregacionais nas mesquitas. Allah ordenou-nos num versículo dizendo, 

“E, quando estiveres, Muhammad, com eles, e lhes celebrares a oração, que uma facção deles ore contigo e tome suas armas; então, ao terminar a prosternação, que a outra facção esteja atrás de vós. E que esta outra facção, que não orou, venha e ore, contigo, e que tome suas precauções e suas armas.” [4:10]

Allah ordena-nos a orar em congregação nos momentos de combate e temor. Portanto, nos momentos de segurança e estabilidade, deve ter ainda mais prioridade.

Numa ocasião, um homem cego disse ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), “Ó Mensageiro de Allah, eu não tenho nenhum guia que me leve à mesquita (de forma a comparecer à oração congregacional).” Ele pediu ao Profeta permissão para rezar em casa e o Profeta a concedeu. De seguida, quando ele virou-se para ir embora, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) chamou-lhe e disse: ‘Ouves  a chamada para a oração?’ O homem cego respondeu ‘sim.’ O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse depois: “Então responde a ela (vindo para a mesquita).” (Muslim) O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não lhe concedeu liberação para rezar em casa.

A pessoa que abandona a oração [em congregação] terá perdido muitas recompensas, já que, de fato, a [recompensa da] oração em congregação é multiplicada. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “Deveras a oração em congregação é recompensada setenta vezes mais que a oração isolado.” (Sahihein)

Quando um indivíduo abandona a oração congregacional sujeita-se ao castigo assim como a se assemelhar aos hipócritas, conforme o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) afirmou, “De fato, as orações mais difíceis para os hipócritas são as orações do ‘Isha e do Fajr, e se eles soubessem o que elas contêm de recompensa, então viriam a elas nem que para isso tivessem de se rastejar. Eu estava prestes a deixar a oração e pedir a outra pessoa que liderasse [a oração congregacional], e de seguida sair com algumas pessoas, levar madeira e queimar com fogo as casas daqueles que não participam na oração [em congregação].”  (Sahihein)

Ibn Mas’ood (que Allah esteja satisfeito com ele) disse, “Para quem quer que esteja satisfeito em encontrar-se com Allah como um muçulmano, então que atenda àqueles salat a que é chamado, porque eles são das formas de huda (orientação), e Allah concedeu ao seu Profeta as formas de huda. E se estabelecesse salat em casa, estaria a abandonar a Sunnah do Profeta, e se abandonasse a Sunnah do Profeta, certamente se desviaria. E não existe homem entre vós que se purifica, e faz assim devidamente, e de seguida se direciona a uma dessas mesquitas exceto que por cada passo que caminhar, Allah escreverá para ele uma hasanah (recompensa), e elevar-lhe-á um grau, e descer-lhe-á um sayyi’ah (demérito). E eu observo que nenhum de nós ficaria fora da oração em congregação, exceto o hipócrita cuja hipocrisia é conhecida. E aquele que não conseguisse vir por si mesmo, seria carregado entre dois homens até que fosse colocado de pé na fileira [da oração]”. Uma das piores formas de ausentar-se da oração é ser-se negligente e dormir no momento da sua realização, e os estudiosos dizem acerca disso, “Quem quer que atrase a oração até depois do seu tempo sem uma desculpa na Shariah, não lhe será aceite nem que reze 100 vezes.”

Abster-se da Mentira

De entre as etiquetas obrigatórias: o indivíduo em jejum deve abandonar todas as coisas haram, quer seja em ação ou discurso. Ele deve deixar a mentira, e a mentira é qualquer notícia que não é conhecida. A pior mentira é aquela que é contra Allah e o Seu Mensageiro, e isso é feito tornando aquilo que é haram em halal e inversamente. Allah (louvado seja) diz,

“E não digais, por alegação mentirosa de vossas línguas: “Isto é lícito e isto é ilícito”, para forjardes a mentira acerca de Allah. Por certo, os que forjam a mentira acerca de Allah não são bem aventurados. Têm gozo ínfimo, mas terão doloroso castigo.” [16:116-117]

No Sahihein é relatado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) afirmou, “Quem quer que minta sobre mim intencionalmente, então que prepare a sua estadia no Fogo.”

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) alertou-nos contra a mentira dizendo, “Cuidado com a falsidade, pois, por certo, a falsidade leva ao pecado, e por certo, o pecado leva ao Fogo. Um homem persiste na mentira e esforça-se sobre a falsidade até que lhe é escrito como mentiroso perante Deus.” (mutaffac alaihi)

Abster-se da Calúnia

 A pessoa em jejum também deve livrar-se da calúnia, que é falar sobre o seu irmão na sua ausência algo que ele detestaria; independentemente se esse algo que ele detesta tem a ver com a forma como foi criado. Por exemplo, ser cego, ou algo relacionado com as suas ações, como ser tolo ou malfeitor. Independentemente de ele realmente possuir essa característica ou não. Porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi questionado sobre a calúnia a qual respondeu, “É dizer algo sobre o seu irmão que ele detestaria.” De seguida foi perguntado, “E se ele realmente possuir essa característica?” Ele replicou, “Se ele possuir essa característica então é calúnia, se não a possuir, então é injúria.” (Muslim)

Allah proibiu a calúnia no Alcorão, e deu-nos uma imagem muito distinta para imaginar, conforme diz,

“E não vos espieis. E não faleis mal, uns dos outros, pelas costas. Algum de vós gostaria de comer a carne de seu irmão morto? Pois, odiá-la-íeis!” [49:12]
 

Abster-se de Nameemah

A pessoa em jejum também deve evitar a nameemah, que é propagar uma má conversa entre pessoas de forma a separá-las. Esta má ação faz parte dos pecados maiores. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse que este tipo de pessoas não entrará no Paraíso. Numa ocasião, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) passou entre duas sepulturas e disse, “Estas duas pessoas estão a ser torturadas, apesar de que aquilo que fizeram não era tão grande (aos seus ollhos); um deles não costumava se lavar após usar a casa de banho, e o outro costumava espalhar nameemah.” (mutaffac alaihi)

Esta ação causa divisões na Ummah assim como causa ódio entre muçulmanos. E lembre-se, que se alguém diz nameemah para si, então também a diz sobre si.

Abster-se de Transações de Dinheiro Haraam

Eles também devem evitar de enganar as pessoas no que toca às transações comerciais. Este é também um pecado maior. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) declarou-se livre, e disassociou-se deste tipo de pessoas, ao dizer, “Aquele que engana as pessoas não é de nós.” (Muslim)

Esta é uma ação que traz desconfiança, e desonestidade entre pessoas. Quem quer que ganhe dinheiro disso, está apenas a ganhar haram, não aumentará a pessoa exceto em distância de Allah. 

 Abster-se da Música

 Ademais, a pessoa em jejum deve evitar a música em todos os seus tipos, conforme Allah (louvado seja) disse,

“E, dentre os homens, há quem compre falsas narrativas, para, sem ciência, descaminhar os outros do caminho de Allah, e para tomá-lo por objeto de zombaria. Esses terão aviltante castigo.” [31:6]

Ibn Mas’ood foi questionado sobre este versículo e respondeu, “Eu juro por Aquele com o Qual não existe nenhum outro, de que refere-se à música.”

Ibn Abbas, Ibn Umar, Jabir, Ukraamah, Saeid bin Jubair, Al Hassin, e Mujahid, todos eles disseram o mesmo em relação a este versículo.

O Profeta alertou-nos contra a música dizendo, “Haverão pessoas da minha Ummah, que considerarão lícitas o adultério, a seda, o álcool e os instrumentos musicais.” (Bukhari).

Considerá-las lícitas significa que farão essas ações sem sequer se sentirem mal por isso. Hoje observamos muitos muçulmanos ouvir música como se fosse algo permitido. Isto é um resultado do que os inimigos do Islam delinearam para os muçulmanos de forma a que não se concentrem na lembrança de Allah, assim como na religião. Têm surgido muitas pessoas que escutam música mais do que escutam [à recitação do] Alcorão, ao hadith, ou ao povo do conhecimento. Portanto sejam muito cuidadosos a fim de evitarem isso, ó vós muçulmanos.

Abster-se da Falsidade

E refreiai-vos da falsidade tanto nas palavras como nas ações, assim como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “Aquele que não abandona falsidade no discurso e na ação, então Allah, o Poderoso e Majestoso não necessita que deixe a sua comida e a sua bebida.” Jabir (que Allah esteja satisfeito com ele) afirmou, “Quando jejuas, os teus ouvidos, os teus olhos também devem jejuar e a tua língua deve jejuar da mentira e ações ilícitas, não prejudiques o teu vizinho; deves ter uma calma pacífica; e o dia em que jejuas não deve ser o mesmo que o dia em que não jejuas.”

Continua amanhã…

Siyam e Ramadan