Dhu al Jalal wa al Ikram (ذو الجلال و الإكرام) O Senhor da Majestade e da Generosidade
Índice
Significado de Dhu al Jalal wa al Ikram
Senhor da Majestade e da Recompensa, Possuidor do Poder e da Glória.
Allah é Dhul-Jalaali-wal-Ikram (em árabe: ذُو ٱلْجَلَالِ وَٱلْإِكْرَامُ), Aquele que é glorioso e majestoso. Ele é o possuidor de toda glória e honra. Ele é Aquele que merece ser Exaltado e nunca negado.
Raiz Árabe
Os atributos de Allah nesta frase são baseados na raiz de dois grupos: jim-lam-lam (ج ل ل) e kaf-ra-mim (ك ر م). O significado de j-l-l: ser supremamente grande, ser glorioso, majestoso, ser sublime, ser elevado, muito acima, independente. k-r-m: ser nobre, altivo, generoso, ser altamente estimado, honrado, valorizado, ser excelente, precioso, valioso, raro, ser produtivo, frutífero, abundante.
Você pode encontrar várias traduções deste nome, e ele decorre das interpretações do que Jalal e Ikram significam. Dhul (O Senhor ou Possuidor), Jalal (Majestade ou Glória), wal (e), Ikram, que vem de Karam (Generosidade ou Honra – semelhante ao nome Al-Karim). Assim, juntos frequentemente vemos o Senhor da Majestade e da Honra, O Senhor da Generosidade e da Honra, Senhor da Majestade e da Generosidade. Como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, é mencionado duas vezes no Alcorão, ambas na Surata Ar-Rahman.
وَيَبۡقَىٰ وَجۡهُ رَبِّكَ ذُو ٱلۡجَلَٰلِ وَٱلۡإِكۡرَامِ
Wa yabqaa wajhu rabbika zul jalaali wal ikraam
“E só permanecerá a face de teu Senhor, Possuidor de majestade e honorabilidade.” – (Alcorão 55:27)
تَبَٰرَكَ ٱسۡمُ رَبِّكَ ذِي ٱلۡجَلَٰلِ e َٱلۡإِكۡرَامِ
Tabaarakasmu Rabbika Zil-Jalaali wal-Ikraam
“Bendito seja o Nome de teu Senhor, Possuidor de majestade e honorabilidade!” – (Alcorão 55:78)
A Face de Allah
Na Surata Ar-Rahman, que antecedeu o versículo 27, o foco principal estava nas bênçãos da vida mundana. De 26 a 27, marca a transição para as bênçãos da vida após a morte: “Todos na terra perecerão, e permanecerá a Face de seu Senhor, Dono da Majestade e da Honra.” Imam Baihaqi menciona: “Quanto ao rosto de Allah, afirmamos que é um atributo de Allah, não como uma forma ou imagem.” Em vez disso, wajh é frequentemente interpretado como um “rosto” para representar Sua essência de possuir atributos de majestade e honra.
O que também foi dito é a ordem destas duas qualidades. Devemos primeiro reconhecer Sua Majestade, que abrange muitos de Seus atributos: poder, força, julgamento, conhecimento e domínio absoluto. Isto poderia ser classificado em primeiro lugar: estudar e desenvolver a Taqwa (muitas vezes descrito como consciência de Deus ou temor a Deus), depois devemos estudar Sua graça (atributos de bondade, misericórdia e perdão).
Reflexão
Se apenas compreendermos Seus atributos amorosos e misericordiosos, poderemos racionalizar ou ser facilmente tentados por maus comportamentos. Mas se reconhecermos Seu poder e força, evitaremos as coisas por medo de desagradar Allah. Este é um vaivém entre a reverência e a busca pelo arrependimento de Seus atributos de amor e misericórdia.
Foi relatado que Umar bin Khattab perguntou a Ubayy ibn Ka’b sobre Taqwa. Ubay disse: “Tu já andaste por um caminho cheio de espinhos?” Umar disse: “Sim”. Ubayy perguntou: “O que tu fizeste, então?” ao que Umar respondeu: “Arregacei as mangas e lutei.” Ubayy disse: “Isso é taqwa, proteger-se do pecado durante a jornada perigosa da vida, para que possa completar a jornada com sucesso, ileso do pecado.” [1]
A’isha (ra) relatou: Quando o Mensageiro de Allah ﷺ pronunciou a saudação, ele saudou por mais tempo do que levou para dizer: [2]
اللَّهُمَّ أَنْتَ السَّلاَمُ وَمِنْكَ السَّلاَمُ تَبَارَكْتَ ذَا الْجَلاَلِ وَالإِكْ رَامِ
Allahumma antas salam wa minkas salam tabarakta dhal jalali wal ikram
“Ó Allah: Tu és a Paz, e a paz vem de Ti, bendito és Tu, Possuidor de Glória e Honra”
Narrou Anas ibn Malik: Eu estava sentado com o Mensageiro de Allah ﷺ e um homem estava rezando. Ele então fez uma súplica: [3]
اللَّهُمَّ إِنِّي أَسْأَلُكَ بِأَنَّ لَكَ الْحَمْدَ لاَ إِلَهَ إِلاَّ أَنْتَ ْمَنَّانُ بَدِيعُ السَّمَوَاتِ وَالأَرْضِ يَا ذَا الْجَلاَلِ وَالإِكْرَامِ يَا حَىُّ يَا قَيُّومُ
Allahumma inni as’aluka bi – anna lakal – hamd, lailaha illa formiga, al – mannanu badi’us – samawati wal – ard, ya dhal jalali wal ikram! Ya hayyu ya qayyum
“Ó Allah, peço-Te, em virtude do fato de que o louvor é devido a Ti, não há divindade além de Ti, que mostras favor e beneficência, o Originador dos Céus e da terra, ó Senhor da Majestade e Esplendor, ó Vivente, ó Eterno.”
Há grande virtude e recompensa em suplicar com esses nomes. A narração continua: “O Profeta ﷺ então disse: Ele suplicou a Allah usando Seu Maior Nome, quando suplicado por este nome, Ele responde, e quando se pede por este nome, Ele dá.”
Referências
[1] Muhammad Saed Abdul-Rahman (2009). O Significado e Explicação do Glorioso Alcorão. Publicação MSA limitada. pág. 63.
[2] Sahih Muslim 592a
[3] Sahih (Al-Albani) Sunan Abi Dawud 1495
Fonte: My Islam – Dhul Jalali wal Ikraam
Saiba mais sobre outros Nomes aqui.