Dez Tipos de Modéstia – Ibn al Qayim

Ibn-ul Qayyim (Rahimahullah) mencionou em seu livro Madarij us Saliheen Vol. 2 Pg. 267 que “Al Hayaa” (a modéstia) é dividida em dez tipos:
- A Modéstia da Vergonha: Esta é semelhante à modéstia de Adão (Alaihi assalam),quando ele fugiu no paraíso depois de comer da árvore proibida. Allah lhe perguntou: “Oh Adão, você está fugindo de mim por causa do seu pecado?” Ele disse: “Não, meu Senhor! Pelo contrário, é por vergonha que fujo de Ti!”
- A Modéstia que Resulta em Você Perceber Seus Defeitos: Como a modéstia dos anjos, que louvam a Allah dia e noite e nunca se cansam. No Dia do Juízo eles dirão “Subhanaka! (Glorificado sejas!) nós não O adoramos como merecia ser adorado.”
- A Modéstia do Engrandecimento: Esta modéstia é resultado do conhecimento. O grau de conhecimento que o servo tem de seu Senhor, vai determinar o quão modesto ou temente à Ele é o servo.
- A Modéstia da Generosidade: Esta é semelhante à modéstia do Profeta (Sallahu alaihi wa salam) com as pessoas que ele convidou para o walimah (banquete de casamento) de Zaynab Bint Jahsh (Radiyallahu anha) e ficaram com ele mais tempo do que o necessário, naquela situação o Profeta se levantou e se afastou sem dizer a eles “Saiam!”
- A Modéstia do Constrangimento: Esta é semelhante à modéstia de Ali Ibn Talib (Radiallahu anhu), quando estava muito envergonhado em perguntar ao Profeta sobre a eliminação de liquido pré-seminal pela qual estava passando, pois era casado com sua filha.
- A Modéstia da Baixa Auto-Estima: Esta é semelhante à modéstia do servo diante de seu senhor quando lhe pergunta sobre suas necessidades, sabendo que ele não tinha merecimento. Em uma narração de Bani Israel Musa (Alaihis salam) ele disse: “Oh senhor, tenho uma necessidade ou desejo desta vida, mas sou muito modesto para Te pedir oh senhor” .Então, Deus respondeu-lhe dizendo: “Peça-me o que quiser, seja o sal para a sua massa ou o alimento para seu rebanho!” E é possível que assim seja por dois motivos (…).
- A Modéstia do Amor: Esta é a modéstia de quem ama, e quando pensa em seu íntimo na pessoa amada, em sua ausência, a simplicidade deste sentimento é ainda maior do que quando está em sua presença e a pessoa nem mesmo sabe o porquê. Não há dúvida de que o amor tem uma autoridade maior e mais forte sobre o indivíduo do que a autoridade de quem conquista o corpo fisicamente. E é por isso, que reis e autoridades elitistas se questionam admirados sobre a criação e como são conquistados porque o amor que eles têm por alguém maior do que eles é conquistado pelo poder e autoridade física. Perguntamos ao Sheikh ul Islam Ibn Taymiyyah (Rahimahullah) sobre esta situação, comentei isso com ele, que apenas sorriu e nada disse.
- A Modéstia da Servidão: Este é o tipo de modéstia que mistura amor e temor ao testemunhar que não existe perfeição em seu louvor ou servidão a Quem adora. E o servo reconhece que o seu Senhor é maior e mais opulento do que o que ele pode oferecer em louvor, por isso sua servidão a Allah faz com que seja humilde diante Dele, e não há como mudar isso.
- A Modéstia da Honra e Dignidade: A modéstia da alma nobre e prestigiada. Se fizer algo que está sob o seu caráter, quer por seu esforço ou se fizer algum bom ato aleatoriamente, ele é modesto, mesmo que ele tenha se esforçado com um tipo de modéstia que é honrosa e digna, e há duas razões para isso (…).
- A Modéstia de Um Indivíduo em Relação a Si Mesmo: Esta é a modéstia do indivíduo nobre, honroso e digno devido a ele estar satisfeito mesmo tendo algumas deficiências. Ele se prostra por modéstia, como se tivesse duas personalidades. Ele é modesto, com esta personalidade se sobrepondo à outra e esta é a forma mais completa de modéstia. Se o servo é modesto em relação a si mesmo, é muito provável que seja modesto em relação aos outros.