Devemos Tentar Adquirir os Atributos e Características de Allah?

Devemos Tentar Adquirir os Atributos e Características de Allah?
Compartilhe

Esta frase não é apropriada, mas há uma maneira correcta de a interpretar: nós somos encorajados a tentar adquirir as características implicadas pelos Atributos e Nomes de Allah.


Isto significa olhar para os atributos que são apropriados para um ser criado adquirir as características implicadas por eles, ao contrários dos atributos que só pertencem a Allah, tal como Ele sendo O Criador, O Provedor, O Único Deus, etc. Estas são características que um ser criado não pode adquirir, e não lhe é permitido alegá-las ou a nomes semelhantes. Pelo contrário, o que é referido é os atributos cujas características implicadas Allah gosta que os Seus servos adquiram, tal como conhecimento, força, misericórdia, perseverança, generosidade e perdão, etc.

Então Allah é Omnisciente e ama aqueles que são sábios; Ele é Todo-Poderoso e Ele ama o crente forte (na sua crença) mais do que o crente fraco; Ele é Generoso e ama os que são generosos; Ele é Misericordioso e ama aqueles que mostram misericórdia; Ele é Perdoador e ama o perdão, etc. Mas quando aplicados a Allah, estes atributos são mais perfeitos e maiores do que quando são aplicados a qualquer ser criado, porque não há nada como Allah nos Seus Atributos e Acções, tal como não há nada como Allah na Sua Essência. Pelo contrário, é suficiente que uma pessoa partilhe do sentido destes atributos, de maneira que lhe seja apropriada e dentre os limites estipulados pela Shari’ah. Se a sua generosidade ultrapassa o limite, a pessoa torna-se perdulária; se a sua misericórdia ultrapassa o limite, ela nunca castigará mesmo quando é necessário segundo a Shari’ah; se o seu perdão ultrapassar os limites estipulados pela Shari’ah, então torna-se inadequado.

Isto foi mencionado pelo grande estudioso Ibn Al-Qayyim nos seus livros ‘Uddat al-Sabirin e Al-Wabil al-Sayyib, e noutros livros como Al-Madarij e Zaad al-Ma’ad. Ele disse em al-‘Uddah e Al-Wabil:

“Pela razão de que Allah é, de facto, O Apreciativo (Al-Shukúr), os mais amados da Sua criação são os que têm a característica da gratidão (al-shukr), tal como os mais detestados da Sua criação para Ele são os que falham nesta característica ou os que têm a característica oposta. Isto aplica-se aos Seus Belos Nomes: os mais amados da Sua criação para Ele são os que têm as características implicadas pelos Seus Nomes, e os mais detestados da Sua criação para Ele são os que têm as características opostas a estas. Então, Ele detesta aqueles que são ingratos, aqueles que fazem o mal, aqueles que são ignorantes, duros de coração, avarentos, covardes e ignóbeis. Ele é Belo e ama a beleza; Ele é Omnisciente e ama aqueles que têm conhecimento; Ele é Misericordioso e ama os que mostram misericórdia; Ele faz o bem e ama os que fazem o bem; Ele é O Que Esconde (os pecados) e ama os que escondem (os pecados dos outros); Ele é Todo-Poderoso e condena os que agem de forma desesperada, e o crente forte é mais amado que o crente fraco; Ele é Perdoador e ama o perdão; Ele é Um Só e ama o que tem número ímpar; tudo o que Ele ama é ligado aos Seus Nomes e Atributos; e tudo o que Ele detesta é o oposto disso”. [Al-‘Uddah, p. 310]

Ele também disse:

“Generosidade é um dos Atributos do Senhor, pois Ele dá e não tira, Ele alimenta e não é alimentado, Ele é O Mais Generoso daqueles que são generosos. Os mais amados da Sua criação para Ele são os que procuram adquirir as características implicadas pelos Seus Atributos. Pois Ele é Generoso e ama aqueles entre os Seus servos que são generosos; Ele é Omnisciente e ama aqueles que têm conhecimento; Ele é Todo-Poderoso e ama aqueles que são corajosos; Ele é Belo e ama a beleza”. [al-Wabil (p. 543 de Majmu’at al-Hadith]

[Majmu’ Fatawa wa Maqalat Mutanawwi’ah, 6/251]

Fonte: IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *