Decreto de Allah, livre arbítrio e nossos pecados

Decreto de Allah, livre arbítrio e nossos pecados
Compartilhe


Tudo que existe está sujeito à vontade e poder de Allah. Para os muçulmanos, isto nem precisa ser mencionado.


É um princípio essencial da fé de todo muçulmano. Allah diz: “Certamente, Allah tem o poder sobre todas as coisas.”
Entretanto, isto não é desculpa para os seres humanos esquivarem-se da responsabilidade por suas próprias decisões. Ninguém pode argumentar que era seu destino pecar. Nós sabemos disto por experiência, em primeira mão. Nós sabemos instintivamente que tomamos nossas próprias decisões. Nós escolhemos fazer umas coisas e evitamos fazer outras. Nós realizamos ações intencionais. Nós pretendemos, por exemplo, viajar ou ficar em casa, comer ou dormir. Quando realizamos estas e outras ações intencionais, nós reconhecemos que estamos fazendo por nossa própria vontade, uma decisão consciente.


É na base destas nossas intenções que Allah nos julga. Nós não somos julgados por ações involuntárias do nosso corpo, nem por aquilo que somos forçados a fazer sob coerção.


É por isso que Allah diz: “Aquele que renegar Deus, depois de ter crido – salvo quem houver sido obrigado a isso e cujo coração se mantenha firme na fé – e aquele que abre seu coração à incredulidade, esses serão abominados por Deus e sofrerão um severo castigo.” [Surah al-Nahl:106]


Quem for coagido a fazer algo ao ponto de que ele ou ela não tenha escolha exceto ceder, então ele ou ela está legalmente isento daquela ação neste mundo e seu pecado não será contabilizado para a outra vida. Nós seremos julgados pelo que fazemos por nossa livre escolha.


Muitas pessoas postam perguntas sobre o livre arbítrio e predestinação, com o único propósito de justificar suas tendências ao pecado. Toda vez que alguém os reprova por seus pecados eles dizem: “O que eu fiz, era meu destino. Foi a vontade de Allah. Eu não tive escolha.”


Quando consideramos o que o Alcorão diz sobre nossas ações, nós vemos que Allah conecta nosso livre arbítrio à Sua permissão para realizarmos ações por nossa própria vontade. Allah diz: “Porém, só o conseguireis se Deus o permitir, porque é Prudente, Sapientíssimo” [Surah al-Insan:30]


Nós somos também informados no Alcorão que ninguém pode ser crente ou descrente exceto com a permissão de Allah. Allah nos permitiu fazer a escolha. Se Allah tivesse escolhido subjugar nossa vontade, Ele poderia ter-nos compelido a fazer uma coisa ou outra. Ao invés disto, Ele nos permitiu fazer nossas próprias escolhas e formular nossas próprias intenções. Isto significa que não podemos evitar tomar responsabilidade por nossas próprias decisões.


Allah, em Sua sabedoria, nos deu uma indiscutível prova de nosso livre arbítrio. Esta prova é nosso próprio reconhecimento inevitável que tomamos nossas próprias decisões. Podemos dizer a diferença entre os movimentos involuntários do nosso corpo, como as batidas do nosso coração, e as escolhas livres que fazemos.


Portanto, aqueles que imoralmente circulam por aí pecando, exercitando sua livre escolha do começo ao fim, não podem então se virar e dizer que Allah os compeliu a pecar.

Sheikh Salman al-Oadah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *