Conselho aos Homens
Jabir, radi Allahu ‘anhu, narrou que o Profeta, sala Allahu ‘alaihi wa sallam, deu algumas instruções na sua última peregrinação (hajj): “temam a Allah em relação às mulheres; pois vocês as tomaram (em casamento) através da confiança de Allah”.
Este aviso estabelece a inviolabilidade dos direitos das mulheres. Neste ensinamento homens são advertidos que, embora guardiões das mulheres, não devem exercer esta responsabilidade sem preocupação e medo diante de ajuste de contas de Allah, subhanahu wa ta’ala. Eles devem se conscientizar que Allah, swt, é uma testemunha entre eles e suas esposas e, é através de Seu comando e permissão, que as mulheres foram legalizadas a eles pela união do matrimônio.
Mulheres estão, pois, sob a proteção de Allah, subhanahu. Se os maridos são cruéis ou injustos, tornam-se culpados por violar a confiança de Allah, swt. Quanta honra para as mulheres e quão severo o aviso aos seus maridos e guardiões! Portanto que eles se lembrem que suas mulheres estão sob sua proteção.
A esposa, por conseguinte, é confiada ao homem através de uma promessa inquebrantável, onde Allah, swt, é uma das partes. O Islam ensina que nesta união a função da mulher é, não somente satisfazer desejos físicos, mas, também, ser uma verdadeira parceira de seu marido, responsável pela formação do caráter de seus filhos… participando de um processo muito importante na formação de uma sociedade sólida e saudável e facilitando a realização dos objetivos finais da existência humana.