Como se tornar Muçulmano? As 10 condições
Índice
Em nome de Allah, o Misericordioso, o Misericordiador
A religião islâmica não é algo passado de pai para filho, nem tampouco é destinada, limitadamente, a certas pessoas com base no país que vivem, cultura, raça ou classe social.
Qualquer pessoa pode se tornar um muçulmano, e, para isso, não é preciso se batizar ou passar por algum ritual religioso, basta que a pessoa faça um testemunho de fé, que é conhecido em árabe como shahada, para entrar na comunidade islâmica.
Neste testemunho a pessoa deve dizer:
Ashadu an la ilaha ilallah wa ashadu ana Muhammad abduhu wa rassouluhu
Que significa:
Eu testemunho que não há divindade além de Allah, e testemunho que Muhammad é seu servo e mensageiro.
E assim, a pessoa se torna um muçulmano.
Este testemunho é curto e simples de se pronunciar, mas para que a pessoa possa obter benefício dele, é preciso estar atento para algumas condições, porque esse testemunho por si, não nos livra do castigo eterno. Os hipócritas, por exemplo, dizem essas palavras e ainda assim serão castigados no Dia do Juízo.
————-
AS CONDIÇÕES DO TESTEMUNHO DE FÉ PARA SE TORNAR MUÇULMANO
Com base no estudo do Alcorão e da Sunnah, os sábios do conhecimento religioso classificaram algumas condições para o testemunho de fé seja válido.
A primeira condição para nossa shahada seja válida é o CONHECIMENTO. A pessoa precisa saber sobre o que ela está testemunhando. Quando você vai diante do juiz testemunhar contra ou a favor de uma pessoa, você deve conhecer o assunto que está sendo julgado, um estranho que desconhece o caso jamais poderá testemunhar sobre ele. De igual modo, a pessoa que quer se tornar muçulmano, ao fazer o seu testemunho deve ter o conhecimento mínimo sobre o que este implica. Por exemplo, se pessoa faz a shahada, mas não sabe que no Islam Jesus (as) não é adorado, como a shahda desta pessoa pode ser válida?
Quais são as evidências:
Allah disse no Alcorão:
“Então, sabe que não há deus senão Allah. E implora perdão para teu delito.”
[Surah Muhammad (47):19]
“Exceto os que testemunham a verdade, enquanto sabem.”
[Surah Az-Zukhruf (43):86]
Semelhantemente, o Profeta Mohammed (saws) – disse:
“Aquele que morrer sabendo que não há ninguém digno de adoração além de Allah, entrará no Paraíso.” (Relatado por Muslim)
A segunda condição é a CERTEZA, para que nossa shahada seja válida devemos ter certeza sobre o que estamos testemunhando. Ou seja, a shahada da pessoa que tem dúvida, por exemplo, se o profeta Muhammad (saws) é o mensageiro de Allah (audhubillah), não é válida.
A evidência:
Allah disse no Alcorão:
“Os autênticos crentes são, apenas, os que creem em Allah e em Seu mensageiro; em seguida, de nada duvidam, e lutam com suas riquezas e com si mesmos, no caminho de Allah. Esses são os verídicos.”
[Surah al-Hujurat (49):15]
De forma similar, o mensageiro de Allah (saws) disse:
“Ninguém encontra Allah com o testemunho de que não há ninguém digno de adoração além de Allah e que eu sou o mensageiro de Allah, sem dúvida acerca deste testemunho, exceto que ele entrará no Paraíso.” (Relatado por Muslim)
A terceira condição é a ACEITAÇÃO. Não basta a pessoa saber e ter certeza, se ela não aceitar. Há pessoas que aceitam só uma parte do Islam, e rejeitam outra parte, por exemplo, acreditam que Allah é único, que Muhammad (saws) é seu servo e mensageiro, mas não aceita a poligamia, o jihad e várias outras regras religiosas contidas no Alcorão e na Sunnah, então a shahada é válida? Não. Para nossa shahada ser válida devemos fazer nosso testemunho de fé, com total aceitação de tudo o que o Islam prega.
Allah disse:
“Credes, então, numa parte do Livro e renegais a outra parte? E a recompensa de quem de vós faz isso não é senão a ignomínia na vida terrena, e, no Dia da Ressurreição, serão levados ao mais veemente castigo.”
[Surah al-Baqarah (2):85]
A quarta condição é a SUBMISSÃO E OBEDIÊNCIA, que nada mais é do que a manifestação da nossa crença, através do que sentimos, falamos e fazemos. Não basta fazer o testemunho de fé, ter conhecimento, certeza e aceitação se nossas atitudes forem contrárias ao que o Islam ordena. Devemos nos comprometer a seguir o Alcorão, a obedecer a Allah e ao mensageiro de Allah (saws).
Evidência:
Alah disse:
“E voltai-vos contritos para vosso Senhor, e islamizai-vos (submetei-vos), para Ele.”
[Surah az-Zumar (39):54]
Allah elogiou aqueles que se submetem ao Seu comando através de suas ações.
Allah diz:
“E quem melhor, em religião, que aquele que entrega sua face a Allah, enquanto benfeitor.”
[Surah Na-Nissa (4):125]
Na verdade, Allah claramente fez como uma condição de fé, que a pessoa se submeta ao comando de Allah e do Seu Mensageiro. Allah diz:
“Então, por Teu Senhor! Não crerão; até que te tomem por árbitro das dissenções entre eles, em seguida, não encontrem, em si mesmos, constrangimento no que julgaste, e até que se submetam completamente.”
[Surah na-Nissa (4):65]
A quinta condição é a VERACIDADE, que é exatamente o oposto de hipocrisia.
Allah disse no Alcorão – 2:8 e 9 – “E dentre os homens há quem diga Cremos em Allah, enquanto não são crentes. Procuram enganar Allah e os que creem, mas não enganam senão a si mesmos e não percebem.”
O profeta Muhammad (saws) disse: “Ninguém testemunha que não há divindade digna de adoração além de Allah, sendo sincero em seu coração, sem que Allah faça com que o fogo do inferno seja proibido para ele.” Bukhari e Muslim
A sexta condição é a SINCERIDADE, que implica em fazer a shahada apenas com a intenção de agradar Allah. Ou seja, não devemos nos tornar muçulmano para agradar ninguém além dEle.
Allah disse no Alcorão:
39:2 – “Então adora a Allah sendo sincero com ele na devoção”
A sétima condição é o AMOR. Significa que a pessoa que faz a shahada ama aquele testemunho, seu significado e suas implicações e ama agir de acordo com ela. Se a pessoa faz a shahada mas não ama aquilo à que ele está se propondo, então sua fé está incompleta. Nosso amor pela shahada e o compromisso que firmamos através dela deve estar acima dos assuntos mundanos.
Allah disse no Alcorão:
9:24 – “Diga: Se vossos pais e vossos filhos e vossos irmãos e vossas mulheres e vossos clãs, e riquezas, que ganhaste, e comércio, de que receais a estagnação, e vivendas, de que vos agradais, são-vos mais amados que Allah e Sue mensageiro e a luta em Seu caminho, então aguardai até que Allah faça chegar Sua ordem.”
Foi narrado no Bukhari e Muslim que o profeta – saws disse: “Quem tiver 3 características tem provado o doce sabor da fé. A primeira delas é que ele ama Allah e Seu mensageiro mais do que ele ama qualquer outra pessoa…”
A oitava condição é a NEGAÇÃO DE TODAS AS OUTRAS DIVINDADES E OBJETOS DE ADORAÇÃO. Apesar disso parecer tão claro, muitos podem cair nesta contradição (audhu billah). Devemos negar todo objeto de adoração que não seja Allah, negar que o trevo de quatro folhas traz sorte, que o gato preto traz azar, que o horóscopo sabe o que vai acontecer conosco. Devemos negar todas as falsas crenças.
Allah disse no Alcorão:
2:256 – “E quem renega as falsas divindades e crê em Allah, com efeito, ater-se-á à firme alça irrompível.”
A nona condição é MORRER COMO MUÇULMANO. Ainda que a pessoa faça sua shahada cumprindo com todas as condições citadas anteriormente, se ela vacilar na fé e morrer na incredulidade ou politeísmo, sua shahada não irá beneficiá-la. É uma luta constante, nenhum de nós, por mais forte que esteja nossa fé neste momento, tem garantia alguma do paraíso.
Allah disse no Alcorão:
3:102 – “Ó fiéis, temei a Allah, tal como deve ser temido, e não morrais senão como muçulmanos.”
E por fim, na nossa shahada testemunhamos que Muhammad (saws) é o mensageiro de Allah, e essa afirmação implica não somente em crer que ele é o último mensageiro enviado para toda humanidade, mas também em obedecê-lo, acreditar nas palavras que ele disse e seguir seu exemplo. Não haverá profeta depois dele, nem outra revelação depois do Alcorão.
Allah disse no Alcorão:
7:158 – “Dize: Ó humanos, sou o Mensageiro de Deus, para todos vós.”
3:31 – “Se verdadeiramente amais a Allah, segui-me”
————
OS PRIVILÉGIOS DO RECÉM-CONVERTIDO AO ISLAM
O recém-convertido ao abraçar a crença Islâmica recebe um presente maravilhoso, mas não é do sheikh ou de qualquer outro muçulmano, este presente é dado diretamente por Allah (swt), o Misericordioso, o Misericordiador. Este presente é a purificação dos pecados anteriores, uma nova chance, uma vida limpa e purificada das más ações do passado.
Allah disse no Alcorão:
25:70 – “Exceto quem se volta arrependido e crê e faz o bem, então a esses Allah trocar-lhe-á as más obras em boas obras.”
E o profeta saws disse a um companheiro: “Acaso não sabias que o islam apaga todos os pecados cometidos anteriormente?” (Ahmad)
Então depois que nos tornamos muçulmanos, temos a oportunidade de começar uma vida nova, e então começamos a desfrutar dos frutos da nossa escolha.
Allah disse no Alcorão:
17:15 – “Quem se encaminha, o faz em seu benefício, quem se desvia, o faz em seu prejuízo, e nenhum pecados arcará com a culpa alheia”
Um frutos dessa escolha é conhecer Allah e este é o maior benefício, a oportunidade de conhecer a Allah verdadeiramente, estudar seus nomes e atributos, adorá-lo e estarmos a cada dia mais próximos do seu amor e satisfação, nos dedicando para cumprir com o objetivo da nossa criação, que é adorá-lO;
Outro fruto é a verdadeira felicidade, aquela que independe dos bens materiais, das pessoas que temos ao redor e da ausência de dificuldades, é a felicidade alcançada através da satisfação que Allah coloca em nossos corações.
Ser justo consigo mesmo também é um fruto, porque adorando a Allah sem atribuir parceiros a Ele estaremos salvando a nós mesmo do castigo eterno, pois ninguém além da própria pessoa que comete a idolatria e incredulidade pagará por isso.
Outro fruto é satisfação de Allah e o Paraíso na próxima vida. Nos mantendo firmes nesta jornada, com a orientação de Allah, é isso que obteremos, o prêmio final, o resultado dos nossos esforços. Inshallah.
Que Allah aceite nosso testemunho de fé, facilite nossa jornada, nos guie na senda reta e nos faça residentes do Paraíso. Amin.
Louvado seja Allah, o Senhor do Universo.
Por Sueli Simião Barros
*Artigo escrito com base no livro Manual Para Novos Muçulmanos de Jamal Zarabozo. Leia o livro inteiro na nossa secção de Livros
Eu achei maravilhoso quero ser tornar muçulmano
É muito fácil se tornar muçulmano! Dirija-se à Mesquita mais próxima e informe as pessoas que você quer abraçar o Islam. InshaAllah, será bem acolhido. Entretanto, dê uma olhada nas leituras essenciais na secção de livros do nosso site para saber os fundamentos do Islam e começar sua jornada como muçulmano. Seja bem-vindo!
Quero saber mais…
Olá, Dirceu, obrigada por sua mensagem! Nós preparamos uma categoria inteira sobre temas importantes, que devem ser conhecidos antes ou logo após a reversão. Dê uma olhada na categoria “introdução” e “os básicos”, e sinta-se à vontade para perguntar e fazer comentários… gostamos muito quando os leitores interagem conosco 🙂 Barakallahu fika (que Allah te abençoe)
Quero ser muçulmano
Quero ser muçulmano
Olá, Yukil… tudo bem? Onde você está, no Brasil? Nos diga que te ajudamos a achar uma mesquita ou uma comunidade perto de você.
Shallon .. Entendo que existe um só Deus e um só filho, o verdadeiro filho de Deus . Jesus Cristo o enviado para nossa salvação eterna eo Espírito paraclito. Que é um só Deus !! Deus pai , filho e espírito santo.. Maria mãe de Jesus. Tbem santa . Fica difícil mudar qdo já se vive esta crença.. porém entendo que o jejum e a misericórdia com os irmãos é necessário, assim o amor e caridade ..creio no Senhor e vivo buscando por ele .Espírito Santo é real. Assim como Deus nosso Senhor e Salvador…
Olá! Agradecemos seu comentário e sua sinceridade em partilhar sua fé.
Entendemos que mudar uma crença enraizada é um grande desafio, especialmente quando se acredita estar buscando a verdade. No entanto, do ponto de vista do Islam, a crença em um só Deus é acompanhada pela rejeição de qualquer associação a Ele – e isso inclui a ideia de que Deus teria um filho.
No Alcorão, Deus é claro ao dizer:
“Ele não gerou e não foi gerado.” (Alcorão 112:3)
Jesus (que a paz esteja com ele) é profundamente respeitado no Islam como um dos maiores profetas, nascido milagrosamente de Maria, uma mulher pura e virtuosa – também muito honrada pelos muçulmanos. Mas ele nunca reivindicou ser Deus ou filho literal de Deus. Na verdade, a própria Bíblia mostra isso claramente:
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
(João 17:3)
→ Jesus distingue-se de Deus e se apresenta como enviado.
“Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.”
(João 20:17)
→ Se Deus fosse igual a Jesus, ele não teria um Deus acima de si.
“Mas, quanto àquele dia e àquela hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.”
(Marcos 13:32)
→ Jesus admite não saber o que só Deus sabe.
“O meu ensinamento não é meu, e sim daquele que me enviou.”
(João 7:16)
→ Jesus afirma que sua mensagem vem de outro – Deus – não dele próprio.
Esses versículos mostram que Jesus foi um servo obediente de Deus, não o próprio Deus. Ele mesmo disse:
“Adorai a Deus, que é meu Senhor e vosso Senhor.” (Alcorão 5:72)
No Islam, o Espírito Santo é o anjo Gabriel, enviado por Deus com Suas mensagens, inclusive ao profeta Muhammad ﷺ, o último dos mensageiros.
Convidamos você com carinho a continuar estudando o Islam com mente e coração abertos. Estamos aqui para ajudar e dialogar com respeito e sinceridade. Que Deus guie todos nós ao caminho reto.