Como se Deve Rezar num Avião?

Como se Deve Rezar num Avião?

Todos os louvores e agradecimentos são para Allah, O Senhor dos mundos, preces e bênçãos ao nosso Profeta, Muhammad e a toda a sua família e companheiros.

Como uma pessoa deve rezar em um avião?


1. Ela deve oferecer as orações voluntárias em um avião enquanto está sentada em seu assento, seja em que direção for que o avião estiver voltado, indicando a inclinação e a prostração (inclinando a cabeça), tornando a prostração mais baixa do que a inclinação.

2. Ela não deve oferecer as orações obrigatórias em um avião, a menos que possa enfrentar a Qiblah ao longo de toda a oração e também poder se curvar, prostrar, ficar de pé e sentar-se.

3. Se ela é incapaz de fazer isso, deve atrasar a oração até que aterrize no aeroporto e depois rezar em solo. Se teme que o tempo para a oração expire antes que o avião aterrize, deve atrasá-la até ao momento da próxima oração. Este é o caso se for uma dessas orações que podem ser combinadas com outras, como Zhuhr com ‘Asr ou Maghrib com ‘Isha. Se ela teme que o tempo para a próxima oração venha a expirar, deve rezar ambas no avião antes do tempo terminar e realizar quaisquer condições, pilares e obrigações da oração que for capaz de fazer. Por exemplo: Se o avião decola antes do pôr-do-sol e o sol se pôs enquanto ele estava no ar, então não deve oferecer a oração do Maghrib até o avião pousar no aeroporto, [depois] desembarca e reza no chão. Mas se temer que a hora de oferecer a oração do Maghrib expire, ela deve demorá-la até ao tempo de ‘Isha’ e oferecer as duas juntas, combinando-as e atrasando a oração do Maghrib até ao momento da oração de ‘Isha’, após descer. Mas se teme que o tempo para a oração de ‘Isha’ expire – e expira à meia-noite – deve oferecer-lhes no avião antes do tempo expirar.

4. A maneira de realizar a oração obrigatória no avião é ficar de frente para a Qiblah e fazer o Takbir. Então a pessoa recita Surat Al-Fatiha e as palavras que são prescritas serem recitadas antes dela, tal como a súplica de abertura (Du’a Al-Istiftah) e alguns versos do Alcorão depois dela [Al-Fatiha]. Então, ela deve se curvar, de seguida endireitar-se da curva e relaxar em uma posição de pé, logo depois prostrar-se, então se endireitar da prostração e relaxar em uma posição sentada, depois prostrar novamente, e fazer o mesmo no restante da oração. Se ela não puder se prostrar, deve se sentar e indicar a postura enquanto estiver sentada, e se não conhecer a direção da Qiblah, e ninguém confiável poder informá-la, deve usar seu julgamento e tentar determinar, e então rezar de acordo com seu juízo.

5. A oração do viajante em um avião é encurtada, então ele executa as quatro rak’at como duas rak’at, tal como fazem outros viajantes.

Fatawa Arkanul-Islam – Veredictos Islâmicos sobre os Pilares do Islam (Volume Dois)

Oração, Zakah, Jejum, Hajj

Pelo Honorável Shaikh Muhammad bin Salih Al-‘Uthaimin

Recolhido e organizado por Fahd bin Nasir bin Ibrahim As-Sulaiman

Fonte: Abdurrahman.Org

Salah e Tahara