Como Lidar com a Mãe não-Muçulmana

Como Lidar com a Mãe não-Muçulmana
Compartilhe

De modo geral, o Islam ordena o muçulmano(a) a ser gentil com os seus pais, mesmo se eles são não-muçulmanos. O hadith bem conhecido de Assma’ (رضي الله ﺗﻌﺎﻟﯽٰعنها) é um exemplo claro.


Assma’, a filha de Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ela) tinha uma mãe não-muçulmana que vivia em Meca, enquanto Assma’ tinha migrado com o seu pai e o resto dos muçulmanos para Medina. Após o Tratado de Hudaybiya, a paz foi estabelecida e eles podiam visitar-se. Então, a sua mãe foi para Medina para a visitar. Ela queria alguns presentes e doações de Assma’. Assma’ não sabia o que fazer, porque ela sabia que a mãe odiava o Islam e era politeísta. Então, ela foi ao Profeta ? informou-o sobre a situação, e perguntou-lhe se ela poderia também manter os laços de parentesco e agir gentilmente com a sua mãe. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ela) disse-lhe para o fazer, dizendo: “Sim, faz um acto de bondade para com ela.” (Relatado por Al-Bukhari, Muslim e Abu Dawud)

O Sheikh Muhammad Saleh Al-Munajjid diz (resumindo):

O muçulmano deve dirigir-se a ela no melhor dos termos e tratá-la da melhor maneira.

Não pense de todo que há qualquer fardo ou pecado para si, se a sua mãe fica zangada com você por ser muçulmano. Lembre-se que quando uma pessoa agrada a Allah, mesmo que faça as pessoas zangadas com ele, Allah estará satisfeito com ele e fará o povo satisfeito com ele.

Continue orando pela sua mãe para que Allah a oriente à verdade, e convide-a para o Islam com sabedoria e exortação justas. Talvez Allah a guie através de você.

Enquanto Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) tinha aceitado o Islam, a sua mãe continuou a ser descrente por um tempo bastante longo. Ele tentou continuamente convencê-la a aceitar o Islam, mas sem sucesso. No entanto, ele continuou a respeitá-la e a obedecê-la.

Uma vez, quando ele estava a tentar falar com ela sobre o Islam, ela tornou-se insolente e proferiu algumas observações insultuosas sobre o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Por causa disso, Abu Hurayrah ficou muito magoado. Ele foi até ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e queixou-se, dizendo: “Ó Mensageiro de Allah! Sempre fui tentando fazer a minha mãe aceitar o Islam, mas ela sempre se recusa a aceitá-lo. Mas hoje, quando lhe pedi para acreditar no Deus Todo-Poderoso, ela ficou muito irritada e começou a insultar e a repreender-te, o que eu não aguentei, e lágrimas vieram aos meus olhos. Ó Mensageiro de Allah! Ore a Allah para que Ele possa abrir o coração da minha mãe para o Islam”. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) imediatamente levantou as mãos e orou: “Ó Allah Todo-Poderoso, orienta a mãe de Abu Hurayrah.” (Relatado por Muslim)

Abu Huraira ficou muito feliz e foi para casa. Quando chegou a casa, encontrou a porta trancada por dentro, mas ele ouviu o som de água corrente, que lhe assegurou que a sua mãe estava a tomar banho. Ouvindo os seus passos, ela rapidamente terminou o banho. Depois ela abriu a porta. Ela disse: “Ó meu filho, Abu Hurayrah, Allah ouviu-te. Que sejas testemunha da minha recitação da Shahada (testemunho de fé)”. Ele começou a chorar de pura alegria e voltou ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) com a boa nova de que Allah Todo-Poderoso tinha aceitado a sua oração e que a sua mãe tinha aceitado o Islam. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) também estava satisfeito em ouvir isso. Ele louvou a Allah e deu alguns conselhos a Abu Hurayrah. Em seguida, a seu pedido, ele orou: “Ó Allah, coloca o amor de Abu Hurayrah e a sua mãe nos corações de todos os verdadeiros muçulmanos e coloca o amor de todos os verdadeiros muçulmanos nos corações de ambos.”

Sob a autoridade de Saa’d (Ibn Abi Waqas (que Allah esteja satisfeito com ele)), que disse que os versículos do Qur’an revelaram a sua história. Ele disse que Um Saa’d (a sua mãe) jurou nunca mais falar com ele, nem comer ou beber, até que ele renunciasse o Islam. Ela disse: “Afirmas que Allah te ordenou a obedecer os teus pais. Eu sou a tua mãe e eu ordeno-te que faças isto (renunciar o Islam)”. Ele disse: “Ela ficou sem nada para comer ou beber por três dias até desmaiar por causa da tensão”. Então, um dos seus outros filhos chamado Umarah deu-lhe água para beber. E ela começou a imprecar contra Saa’d, então Allah revelou este versículo do Qur’an:

“E recomendamos ao homem benevolência para com seus pais; porém, se te forçarem a associar-Me ao que ignoras, não lhes obedeças. Sabei (todos vós) que o vosso retorno será a Mim, e, então, inteirar-vos-ei de tudo quanto houverdes feito.” (Qur’an 29:8)

(Este Hadith foi narrado pelo Imam Ahmad no seu Musnad e em Sahih Muslim no seu Sahih sob o nº 1748).

Em conclusão, tente deixar sua mãe ver o Islam através do seu bom exemplo. Talvez por mais que refute as suas próprias crenças, de forma directa, mais ela contrariará e recusará em ouvir. Isto pode criar pressão nela. Talvez Allah ilumine o seu coração ao vê-lo(a) apresentar o Islam da melhor maneira.

Allah Todo-Poderoso diz:

“Porém, se te constrangerem a associar-Me o que tu ignoras, não lhes obedeças; comporta-te com eles com benevolência neste mundo, e segue a senda de quem se voltou arrependido a Mim. Logo o retorno de todos vós será a Mim, e entãointeirar-vos-ei de tudo quanto tiverdes feito.” (Qur’an 31:15)

Fontes utilizadas: IslamQA e OnIslam.net


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *