Como Aconselhar (Nassiha)

Como Aconselhar (Nassiha)
Compartilhe

(Artigo em 8 Partes)

11 – Ensino prático para quem está cometendo um erro

Em muitos casos, o ensino prático é mais eficaz do que o ensino teórico. Isto é o que o Profeta (SAW) fez. Jubayr ibn Nufayr informou de seu pai que ele veio para o Mensageiro de Allah (SAW), que pediu por água, em seguida


, disse: “Faça wudoo ‘, ó Abu Jubayr.” Abu Jubayr começou com a boca, e ao Mensageiro de Allah (que SAW) disse: “não comece com a tua boca, ó Abu Jubayr, pois o kaafir começa com a boca.” Então o Mensageiro de Allah (SAW) pediu água e lavou as mãos até que eles estavam limpas, então ele lavou a boca e o nariz três vezes, lavou o rosto três vezes, lavou o braço direito até o cotovelo três vezes, e seu braço esquerdo três vezes, limpou a cabeça e lavou seus pés. (Relatado por al-Bayhaqi em al-Sunan, 1/46;al-Silsilat al-Saheehah, n º 2820.).

Podemos notar aqui que o Profeta (SAW) deliberadamente impediu este Sahaabi de fazer uma ação incorreta, dizendo-lhe que o  kaafir começa com a boca. O significado pode ser que por o kaafir não lavar as mãos antes de colocá-las no vaso (foi-me dito isso por Shaykh ‘Abd al-‘ Azeez Ibn Baaz quando eu perguntei a ele sobre a interpretação deste hadith), que isso não é higiênico. E Allah sabe melhor.

12 – Oferecendo uma boa alternativa

‘Abd-Allah ibn Mas’ood disse: “Quando orávamos com o Profeta (SAW), costumávamos dizer:” A paz esteja com Allah de Seus servos, a paz esteja com fulano de tal “. (De acordo com um relato narrado por al-Nisaa’i, ele disse: “a paz esteja com Jibril, a paz esteja com Mikaa’eel.” al-Mujtabaa:. Kitaab al-Tatbeeq, Baab Kayfa al-Tashahhud al-Awwal Veja também Saheeh Sunan al-Nisaa ‘i, nº. 1.119). O Profeta (SAW) disse: “Não diga: ‘A paz esteja com Allah”, pois Allah é “A Paz” (al-Salaam). Mas você deve dizer, ‘Al-Tahiyyaatu Lillaahi wa’l-salawaatu wa’l-tayyibaat, al-Salaamu’ alayka ayyuha’l-Nabiyyu wa rahmat-Allaahi wa barakaatuhu, wa’l-Salaamu ‘alaynaa wa’ Alaa ‘ibaad Illaah-il-saaliheen. ‘Se você disser isso, incluirá todos os escravos de Allah no céu ou entre o céu ea terra. [Então diga:]. ‘. Eu testemunho que não há nenhum deus além de Allah e eu testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro’ Em seguida, escolha qualquer du’aa que você gosta, e recite. “(al-Bukhari, Fath , 835).

Outro relato que lida com este tema foi narrado por Anas (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse que o Profeta (SAW) viu alguns escarro na direção da qiblah e isso o perturbou tanto que sua ira pode ser vista em seu rosto. Ele levantou-se e retirou-a com a mão e disse: “Quando qualquer um de vocês se levanta para orar, está falando com o seu Senhor. Seu Senhor está entre ele e a qiblah, de modo que ninguém de vocês deve cuspir na direção da qiblah, ele deve cuspir para a esquerda ou debaixo de seus pés “Então ele pegou a borda de seu manto, cuspiu nela e esfregou parte. dela contra uma outra parte e disse: “Ou façam assim.” (Relatado por al-Bukhari, Fath, 405).

Outro exemplo foi relatado por Abu Sa’eed al-Khudri (AR), que disse:’ “Bilaal veio ao Profeta com algumas tâmaras de boa qualidade, eo Profeta (SAW) perguntou-lhe, ‘De onde é isto? Bilaal disse , “Nós tivemos algumas tâmaras de baixa qualidade, e eu vendi duas medidas daqueles por uma medida destas para que pudéssemos dá-las ao Profeta (SAW).” Quando ouviu isso, o Profeta (SAW) disse: “Oh , oh! A essência da ribaa, a essência do ribaa! Não faça isso. Se você quer comprar, venda as suas tâmaras por outra coisa, e então compre-as. “(Relatado por al-Bukhari, Fath, 2312). De acordo com outro relato, um dia um escravo pertencente ao Profeta (SAW) trouxe algumas tâmaras frescas, mas as tâmaras do Profeta estavam secas, de modo que o Profeta (SAW) disse: “De onde você tirou essas datas ?” Ele disse: “Nós compramos uma medida destas por duas medidas de nossas tâmaras. ‘O Profeta (SAW) disse:’ não faça isso, porque não é certo. Venda as suas tâmaras primeiro, em seguida, compre todas as tâmaras que você quiser. “(Musnad Ahmad, 3/67).

Mas, no caso de alguns da’iyahs e pessoas que buscam recomendam o bem e proibir o mal, notamos que há uma lacuna em seus métodos quando denunciam alguns dos erros que as pessoas fazem. Eles só apontar os erros e denunciam como haram, sem oferecer uma alternativa ou explicar o que deve ser feito se a pessoa comete um erro. Sabe-se que o método do Islam é oferecer alternativas para compensar os benefícios que podem ter sido adquiridos através da prática haram. Quando zinaa (fornicação, adultério) foi proibido, o casamento foi permitido e prescritos, quando ribaa (usura, os juros) foi proibido, o comércio foi permitido, quando carne de porco, carne morta, e a carne de toda criatura que tem dentes afiados ou garras foram proibidos, a carne de gado devidamente abatido e outros animais foi permitido, e assim por diante. Se uma pessoa cai em erro, o Islam mostra-lhe o caminho , através do arrependimento e expiação, como é explicado nos textos sobre kafaaraat (atos de expiação). Portanto, aqueles que procuram chamar os outros para o Islam devem seguir a Shari’ah ao oferecer alternativas e encontrar saídas aceitáveis. (Outro exemplo de oferecer uma alternativa é citar hadices saheeh que substituirão Da’eef e hadices fabricados).

É importante ressaltar aqui que a oferta de alternativas é algo que depende do que é possível. Às vezes, um erro pode ser algo que tem que ser interrompido, mas não há alternativa realista, seja porque a situação geral é ruim e as pessoas estão longe da Shari’ah de Allah, ou porque a pessoa que está a tentar impor o que é bom e proibir o mal não se lembra qual é a alternativa – tudo o que ele quer fazer é denunciar o erro e alterá-lo, mesmo que ele não tenha nenhuma alternativa a oferecer. Isso acontece muito no caso de transações financeiras e organizações de investimento, que surgiram nas sociedades kaafir e foram trazidos, completas com todas as suas características Islammicamente inaceitáveis ??para as sociedades muçulmanas, os muçulmanos têm deficiências e fraquezas que os impedem de criar alternativas Islammicas e aplicá-las em toda parte. Então, essas deficiências e fraquezas permanecem, mesmo que a metodologia divina contém alternativas e caminhos, que podem aliviar as dificuldades dos muçulmanos, e há alguns que sabem disso e alguns que não o sabem.

13 – Orientar as pessoas para aquilo que vai impedi-los de cometer erros

Abu Umaamah ibn Sahl ibn Haneef relatou que seu pai lhe disse que o Mensageiro de Allah (SAW) saiu, e eles viajaram com ele na direção de Meca, até chegarem à ravina de al-Khazzaar perto al-Juhfah. Sahl ibn Haneef fez ghusl, e ele era um homem branco com um corpo bonito e uma pele bonita. ‘Aamir ibn Rabee’ah, o irmão de Banu’ Adiyy ibn Ka’b olhou para ele enquanto ele estava fazendo ghusl e disse: “Eu nunca vi nada parecido com o que eu vi hoje, nem mesmo a pele da virgem que é escondida! ‘[referindo-se a brancura de sua pele]. Sahl caiu no chão (ele teve um ataque epiléptico). O Mensageiro de Allah (SAW) veio e disseram que era para ele: ‘Você quer ver Sahl? Por Allah, ele não pode levantar a cabeça ou acordar. “Ele perguntou: ‘De quem é a culpa?” Eles disseram,’ ‘Aamir ibn Rabee’ah olhou para ele. “O Mensageiro de Allah (SAW) chamou ‘ Aamir e repreendeu ele com raiva, e disse: ‘”Por que qualquer um de vocês mataria seu irmão? Se qualquer um de vocês vê que seu irmão tem algo que ele gosta, que ore por bênçãos para ele.” Então o Profeta (saw) disse-lhe: ‘Lave-se para ajudá-lo “.  Assim, ele lavou o rosto, as mãos até os cotovelos, os joelhos, as laterais dos pés e dentro de sua izaar (vestuário inferior) em um recipiente. Então o Profeta (SAW) disse: ‘Despeje essa água sobre ele. “Então, ele derramou a água sobre sua cabeça e nas costas por trás, inclinando o recipiente, e Sahl foi com as pessoas e não havia nada de errado com ele.” (Al -Musnad, 3/486. Al-Haythami disse, os homens de Ahmad são os homens do sahih. Al-Majma ‘, 5/107)

De acordo com um relato narrado por Malik (que Allah tenha misericórdia dele), Muhammad ibn Abi Umaamah ibn Sahl ibn Haneef disse que ouviu o pai dizer: “Abu Sahl ibn Haneef fez ghusl em al-Kharraar e tirou a roupa que ele estava vestindo. ‘Aamir ibn Rabee’ah estava olhando para ele, e Sahl era um homem branco com a pele bonita. ‘Aamir ibn Rabee’ah lhe disse: “Eu nunca vi nada parecido com o que eu vi hoje, nem mesmo a pele da virgem!’. Sahl adoeceu no local e ficou gravemente doente. O Mensageiro de Allah (SAW) veio e disseram: ‘Sahl caiu doente e não pode ir com você, ó Mensageiro de Allah.’ Sahl disse a ele o que tinha acontecido com o ‘Aamir, eo Mensageiro de Allah (SAW) disse: “”Por que qualquer um de vocês mataria seu irmão? Você deveria ter pedido por bênçãos para ele. O (mau) olho é real. Faça wudoo ‘para ajudá-lo.” Então ‘Aamir fez wudoo ‘, e Sahl foi com o Mensageiro de Allah (SAW), e não havia nada de errado com ele. (Al-Muwatta ‘, hadith não., 1972).

O que podemos aprender com essa história é o seguinte:

O professor (ou seja, o Profeta (SAW)) ficou irritado com o que causou danos ao seu irmão muçulmano.
Ele explicou os efeitos nocivos do erro e que isso poderia levar a morte.
Ele apontou o caminho para aquilo que iria impedir o dano de cair sobre um muçulmano.

14 – Não confrontar as pessoas diretamente com seus erros e tratar a questão em termos gerais pode ser suficiente

Anas ibn Malik disse: “O Profeta (SAW) disse: ‘O que está acontecendo com algumas pessoas que levantam seu olhar para o céu, enquanto eles estão orando?’ Ele falou tão duramente sobre eles que ele disse:” Eles deveriam parar de fazer isso , ou então, Allah vai tirar sua visão. “(Relatado por al-Bukhari, Fath, hadith nº. 750).

Quando Aisha queria comprar uma escrava cujo nome era Barirah, seus proprietários se recusaram a vendê-la a não ser com a condição de que ela ainda estaria ligada a eles. Quando o Profeta (SAW) descobriu sobre isso, ele levantou-se para abordar as pessoas, elogiou e agradeceu a Allah, em seguida, disse: “que há de errado com os homens que impõem condições que não são mencionadas

Fonte: http://southernmuslimah.wordpress.com/2008/07/06/naseeha-is-best-served/


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *