Como Aconselhar (Nassiha)

Como Aconselhar (Nassiha)

(Artigo em 8 Partes)

8 – Manter-se calmo quando se lida com os erros das pessoas

Especialmente quando ser muito duro pode piorar a situação e fazer mais mal do que bem. Podemos aprender isso ao olhar para a forma como o Profeta (SAW) lidou com o erro cometido pelo beduíno que urinou na mesquita, como foi relatado por Anas ibn Malik,


que disse: “Enquanto estávamos na mesquita com o Mensageiro de Allah (SAW), um beduíno veio e parou para urinar na mesquita. Os Companheiros do Mensageiro de Allah (SAW) disseram: ‘Pare com isso! ! Pare com isso!”Mas o Mensageiro de Allah (SAW) disse: ‘Não interrompam-no, deixem-no.”  Então eles o deixaram até que ele tivesse acabado de urinar, então o Mensageiro de Allah (SAW) chamou-o e disse-lhe: ‘Nestas mesquitas não é o certo se fazer qualquer coisa como urinar ou defecar, pois elas são apenas para lembrar de Allah, orando e lendo Alcorão , ou palavras para esse efeito. Em seguida, ele ordenou que um homem que estava lá trazer um balde de água e jogá-lo sobre a (urina), e ele fez isso. “(Sahih Muslim, nº. 285).

O princípio que o Profeta (SAW), seguiu ao lidar com esse erro foi tratar o homem com cuidado, para não ser duro com ele. Al-Bukhari relatou de Abu Huraira (RA): “Um beduíno urinou na mesquita, e as pessoas se levantaram para resolver. O Mensageiro de Allah (SAW) disse-lhes: “Deixem ele em paz, e joguem um balde de água sobre isto. Você foi enviado para fazer as coisas mais fáceis para as pessoase não para tornar as coisas difíceis. “(Fath, 6128).

Os Sahaabah, que Allah esteja satisfeito com eles, estavam muito ansiosos para denunciar a coisa ruim que tinham visto e para manter a sua mesquita limpa e pura, como é indicado nos diversos relatos deste hadith, nos quais se descrevem  os gritos com ele, levantar-se para resolver a situação, repreendendo-o e desejando ardentemente lidar com ele, ou dizendo-lhe  “Pare com isso!” (Jaami ‘al-usool, 7/83-87). Mas o Profeta (SAW) estava pensando nas consequências prováveis ??das duas opções – pará-lo ou deixá-lo em paz. Se eles tentassem detê-lo, forçando o homem a reprimir a sua micção poderia fazer-lhe mal, e se ele não fosse capaz de parar, mas afastasse-se, por medo deles, a impureza seria espalhada por uma área mais ampla da mesquita e no corpo e na roupa do homem. O Profeta (SAW) teve a previsão de ver que deixando o homem sozinho até que ele tivesse acabado de urinar era o menor de dois males, especialmente desde que o homem já tinha começado a fazê-lo, e era um problema que eles poderiam lidar depois, limpando o local. Então ele disse a seus companheiros para deixá-lo em paz e não interrompê-lo. Ele lhes disse para deixá-lo em paz porque isso estava nos melhores interesses de todos e afastaria um mal pior, tolerando-se o mal menor.

Também foi relatado que o Profeta (SAW) perguntou ao homem o motivo de sua ação. Al-Tabaraani relaou em al-Kabir, que Ibn ‘Abbas (RA) disse: “Um beduíno veio ao Profeta (SAW) e prometeu lealdade a ele na mesquita. Então ele foi embora e começou a urinar. As pessoas queriam detê-lo, mas o Profeta (SAW) disse: ‘Não pare um homem quando ele estiver urinando. “Então, perguntou-lhe:’ Você não é um muçulmano?” Ele disse, ‘Claro’. Ele disse , “o que fez você urinar na nossa mesquita?” Ele disse, ‘Por Aquele que te enviou com a Verdade, eu pensei que era como qualquer outro lugar, então eu urinei nela.’ O Profeta (SAW) pediu um balde de água e derramou-o sobre a urina. “(Relatado por al-Tabaraani em al-Kabir, nº. 11552, vol. 11, p.220. Al-Haythami disse em al-Majma ‘: seus homens são os homens de sahih, 2/10).

Esta forma sábia de lidar com o problema teve um efeito de longo alcance sobre os beduínos, como resulta da sua reação. Ibn Maajah informou que Abu Huraira disse: “Um beduíno entrou na mesquita onde o Mensageiro de Allah estava sentado e disse:. Ó Allah, perdoa-me e Muhammad e não perdoe mais ninguém” (SAW), O Mensageiro de Allah (SAW) sorriu e disse: ‘Você está estreitando algo muito grande.’ Então (o beduíno) foi para a parte mais distante da mesquita, abriu as pernas e começou a urinar. Depois que ele tinha aprendido melhor, o beduíno disse: “Ele se levantou, que minha mãe e meu pai sejam sacrificados por ele ele não me repreendeu ou insultou-me. Ele apenas disse: “Nós não urinamos nesta mesquita, que só foi construída para a recordação de Allah e para a oração.” Então, ele pediu um balde de água e derramou-o sobre a urina “(Sunan Ibn Maajah ‘. Abd al-Baaqi EDN, 529;. Saheeh Ibn Maajah, 428).

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) mencionou em seu comentário uma série de coisas que aprendemos com o hadith sobre o beduíno, entre os quais estão as seguintes:

Devemos ser gentis quando se trata de alguém que é ignorante e ensinar-lhe o que ele precisa saber, sem repreende-lo, desde que ele não esteja agindo por teimosia, especialmente se ele é alguém que precisa ser conquistado.
O Profeta (SAW) foi gentil e tratou muito bem com ele.

A idéia de tomar precauções contra impureza (najaasah) foi bem estabelecida na mente dos Sahaabah, razão pela qual eles se apressaram a denunciá-la na presença do Profeta (SAW) sem primeiro pedir a sua permissão. A idéia de que ordenar o que é bom e proibir o que é mau também foi bem estabelecida em suas mentes.

Também devemos nos apressar para remover qualquer coisa questionável quando não há nada para nos impedir de fazê-lo, porque quando o homem tinha acabado de urinar, o Profeta (SAW) emitiu instruções que o local devria ser limpo com água.

9 – Explicando a gravidade do erro

Ibn ‘Umar, Muhammad ibn Ka’b, Zayd ibn Aslam e Qutaadah relataram (o seguinte é compilado a partir de seus relatos) que durante a campanha de Tabook, um homem disse: “Nunca vimos quem adorasse comida e dissesse mentiras mais do que nossos recitadores, ou qualquer um que fosse mais covarde no campo de batalha “- referindo-se ao Mensageiro de Allah (SAW) e seus Companheiros. ‘Awf ibn Malik disse:’ Você está mentindo! Você é um hipócrita, e eu vou contar ao Mensageiro de Allah (SAW). ‘Awf foi para o Mensageiro de Allah dizer a ele, mas descobriu que Alcorão já tinha sido revelado a respeito disso. Aquele homem veio ao Profeta (SAW), que estava andando de camelo, e disse: “Ó Mensageiro de Allah, nós só estávamos conversando e brincando à toa, só para passar o tempo durante a viagem.” Ibn ‘Umar disse: “É como se eu pudesse vê-lo pendurado nas rédeas do camelo do Profeta, com as pedras batendo seus pés, dizendo:” Nós só estávamos conversando à toa e brincando “, enquanto que o Mensageiro de Allah (SAW) recitava (interpretação do significado): “Dize-lhes: Escarnecei, acaso, de Deus, de Seus versículos e de Seu Mensageiro?” [al-Tawbah 9:65], nem mais, nem menos “.

Ibn Jareer relatou que Ibn ‘Umar (RA) disse: “Durante a campanha de Tabook um homem disse em uma reunião:” Nós nunca vimos quem adorasse comida e dissesse mentiras mais do que nossos recitadores, ou qualquer um que fosse mais covarde na campo de batalha. “Um homem que estava presente disse: ‘Você está mentindo! Você é um hipócrita, e eu vou contar ao Mensageiro de Allah (SAW)’, e Alcorão foi revelado.” ‘Abd-Allah ibn’ Umar disse: “Eu o vi agarrando nas rédeas do camelo do Profeta, chutando as pedras e dizendo: ‘Ó Mensageiro de Allah, nós só estávamos conversando à toa e brincando”, e que o Mensageiro de Allah (SAW) estava dizendo (interpretação do significado): “Dize-lhes: Escarnecei, acaso, de Deus, de Seus versículos e de Seu Mensageiro?” [al-Tawbah 9:65]. (Tafseer ibn Jareer al-Tabari, 14/333, Dar al-Kutub al-‘Ilmiyyah, primeira ed., 1412. Seus homens são os homens de sahih, exceto Hishaam ibn Saad, de quem Muslim não informou, exceto como um relatório corroborando, assim como em al-Meezaan. foi também relatado por al-Tabari com sua isnaad, e não há um relato corroborando com um isnaad Hasan registrada por Ibn Haatim do hadith de Ka’b ibn Malik. Sahih al-Musnad min Asbaab al-Nuzool, p.71).

10 – Explicando os efeitos nocivos do erro

AbuTha’labah al-Khashani disse: “Sempre que o Mensageiro de Allah (SAW) interrrompia sua jornada em um lugar, as pessoas se dispersavam nos vales e montanhas. O Mensageiro de Allah (SAW) disse: ‘Sua dispersão nestes vales e montanhas é de Satã. “Depois disso, toda vez que ele parava em algum lugar, eles ficavam todos juntos, tanto que se um manto fosse colocado sobre eles, todos seriam cobertos por ele.” (Relatado por Abu Dawood (que Allah tenha misericórdia dele), em sua Sunan, 2286). De acordo com outro relato: “… até que você diria que se você espalhasse um pano sobre eles, isto iria cobri-los.” (Ahmad, al-Fath al-Rabbaani, 14/44).

Aqui podemos notar a preocupação do Profeta com seus companheiros, que era a preocupação do líder com suas tropas. Dispersão do exércitoquando faziam acampamento era um truque de Satã para deixar os muçulmanos com medo e levar o inimigo a atacá-los. (Veja ‘Awn al-Ma’bood, 7/292). A dispersão desta forma tornaria difícil para uma parte do exército vir em auxílio de uma outra parte. (Veja Daleel al-Faaliheen, 6/130).

Também podemos notar que os Companheiros do Profeta (SAW) obedeciam em quaisquer instruções que recebiam dele.

Outro exemplo de como o Profeta (SAW) explicou quão grave e perigoso era um erro é visto no hadith de al-Nu’maan ibn Basheer segundo o qual o Profeta (SAW) disse: “Arrume suas linhas (para a oração ), ou Allah lhes tornará divididos.” (Relatado por al-Bukhari em seu Sahih, Fath, nº. 717).

Muslim relatou em seu Sahih de Sammaak ibn Harb, que disse: “Eu ouvi al-Nu’maan ibn Basheer dizendo: ‘O Mensageiro de Allah (SAW) costumava endireitar as nossas linhas rigorosamente, até que ele percebesse que tinhamos entendido a mensagem. Um dia ele saiu e estava prestes a dizer takbeer quando notou um homem cujo peito estava se sobressaindo. Ele disse: “Ó escravos de Allah, endireite suas linhas, ou Allah lhes tornará divididos.” ‘(Sahih Muslim, nº. 436).

Al-Nisaa’i relatou de Anas (RA) que o Profeta de Allah (SAW) disse: “Faça a suas linhas fechadas e unidas, e façam seus pescoços em uma linha reta, pois por Aquele em cujas mãos está a alma de Muhammad, vejo os shayaateen (demônios) vindo entre suas fileiras, como se eles fossem pequenas ovelhas negras. “(al-Mujtabaa, 2/92).

Explicar os maus efeitos e as consequências negativas é muito importante quando se trata de convencer as pessoas de que estão cometendo um erro. As consequências podem afetar a própria pessoa, ou elas podem se espalhar para outras pessoas. Um exemplo do primeiro caso é o relato narrado por Abu Dawood (que Allah tenha misericórdia dele) em sua Sunan de Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele), no qual um homem amaldiçoou o vento. Muslim disse que o manto de um homem foi arrebatado pelo vento na época do Profeta (SAW), e ele amaldiçoou o vento. O Profeta (SAW) disse: “Não amaldiçoe isto, pois ele só faz o que é ordenado, e se uma pessoa amaldiçoa algo que não merece ser amaldiçoado, sua maldição vai voltar sobre ele.” (Abu Dawood, nº . 4.908; Saheeh Abi Dawood, nº 4102). Um exemplo deste último foi narrado por al-Bukhari (que Allah tenha misericórdia dele) em seu Sahih de ‘Abd al-Rahmaanibn Abi Bakr de seu pai, que disse: “Um homem elogiou outro homem na presença do Profeta (SAW) “de acordo com um relato de Muslim:. um homem disse, ‘Ó Mensageiro de Allah, não há ninguém além do Mensageiro de Allah (SAW), que é melhor do que ele em tal e tal.’ (Sahih Muslim, nº. 3000). [O Profeta (SAW)] disse-lhe: ‘Ai de vós! Você cortou a garganta do seu companheiro! Você cortou a garganta do seu companheiro! “Várias vezes, então ele disse:” Se qualquer um de vocês insiste em elogiar seu irmão, que ele diga: “Eu acho que tal e tal é isso e isso, e Allah sabe a verdade exata, e eu não confirmo a boa conduta de qualquer pessoa perante Allah, mas acho que ele seja tal e tal “, se ele sabe que este é o caso.” (2662, Kitaab al-Shahaadaat). De acordo com um relato narrado por al-Bukhari em al-Adab al-Mufrad, Mihjan al-Aslami (RA) disse: “… até quando estávamos na mesquita, o Mensageiro de Allah (SAW) viu um homem em oração, prostrando e curvando-se. O Mensageiro de Allah (SAW) disse-me: ‘Quem é este? “Eu comecei a louvá-lo e disse:” Ó Mensageiro de Allah, este é tal e tal, e ele é isso e aquilo.’ (de acordo com outro relato também em al-Adab al-Mufrad, ele disse: ‘Este é tal e tal, e ele é uma das melhores pessoas em Medina em oração.’) ele disse: ‘Fique quieto, para não ouvi-lo e você destruí-lo. “(Sahih al-Adab al-Mufrad, 137).

Al-Bukhari relatou que Abu Moosa (RA) disse: “O Profeta (SAW) ouviu um homem elogiando outro homem e ir a extremos nisso. Ele disse: ‘Você o destruiu” ou “Você quebrou as costas do homem. “(Fath 2663).

O Profeta (SAW) explicou que exagero ao elogiar alguém é um erro que pode ter consequências ruins. Pode fazer a pessoa que é elogiada se sentir orgulhosa, de modo que seu coração se enche de arrogância e auto-admiração, e ela descansa sobre os louros ou começa a se mostrar, porque ela gosta tanto de elogios. Isto por sua vez pode levar a sua condenação final, que é o que o Profeta (SAW) quis dizer quando disse: “Você o destruiu”, ou “Você cortou a garganta do homem”, ou “Você quebrou as costas do homem.”

Além disso, se uma pessoa vai a extremos em elogiar alguém, e diz algo de que não tem certeza, ou afirma algo que ele não poderia saber, ou talvez mesmo diz mentiras ou diz algo para agradar a pessoa que ele está louvando, isso será um desastre, especialmente se a pessoa que ele está louvando é um opressor ou malfeitor. (Veja al-Fath, 10/478).

Etiqueta e Comportamento