Como Aconselhar (Nassiha)

Como Aconselhar (Nassiha)

(Artigo em 8 Partes)

Aqui podemos observar os seguintes pontos:

O Profeta (SAW) aproximou-se deles e se dirigiu a eles diretamente, quando ele queria ensinar a todas as pessoas, ele não se referiu a eles pelo nome ou os expôs, ele se limitou a dizer: “O que está acontecendo com algumas pessoas …?” Dessa forma ele foi gentil com eles e não os expôs


ao mesmo tempo agiu no interesse comum, ensinando a todos.

O hadith descreve a descoberta sobre a ação de pessoas boas e procurar imitá-los. Investigar essas coisas é o sinal de uma mente sã e esforços para melhorar a si mesmo.

Este relato indica que, quando se trata de assuntos úteis de religião, se não é possível aprendê-los de homens, é admissível a aprendê-los das mulheres.

Não há nada de errado em uma pessoa falar sobre seus atos, desde que não há nenhum elemento de exibicionismo e é para o benefício de outros.
Aprendemos também que ir a extremos na adoração pode levar uma pessoa a se cansar, o que poderia levá-lo a parar de adorar completamente, a melhor das coisas são aqueles que são moderados. (ver al-Fath, 9/104).

Os erros geralmente acontecem como resultado de conceitos errados, se as ideias são postas corretamente, os erros vão diminuir. É claro a partir do hadith que a razão pela qual aqueles Sahaabah adotaram esses conceitos de adoração extrema e monasticismo era que eles achavam que tinham que ir além das ações do Profeta no culto, a fim de alcançar a salvação, porque ele tinha sido dito que todos os seus pecados foram perdoados, mas eles não tiveram essa vantagem. O Profeta (SAW) colocou-os em linha reta, e disse-lhes que, embora ele fora perdoado, ele era o mais temente a Allah entre os homens, e ordenou-lhes a seguir a sua Sunnah na adoração. Uma coisa semelhante aconteceu com outro Sahaabi, cujo nome era Kahmas al-Hilaali (RA), que narrou a sua história: “Eu me tornei muçulmano e vim ao Profeta (SAW) e disse a ele que eu havia me tornado muçulmano.  Fiquei longe por um ano, durante o qual eu fiquei muito magro, e quando eu voltei, ele me olhou de cima a baixo. Eu disse, “Você não me conhece?”, ele disse:” Quem é você?”, eu disse: “Eu sou Kahmas al-Hilaali.” Ele disse:”Ó que aconteceu com você?”,eu disse: “Depois que eu vi você, eu nunca passei um dia sem jejum, e eu nunca dormi à noite.” Ele disse:”Quem te disse para se torturar? Jejue no mês de paciência [ Ramadã], e um dia de cada mês, além disso”. Eu disse: “Deixe-me fazer mais.”Ele disse: “Jejue no mês da paciência e dois dias de cada mês, além disso.” Eu disse:”Deixe-me fazer mais, eu sou capaz disso.”Ele disse:” Jejue o mês da paciência e três dias de cada mês, além disso.”(Musnad al-Tayaalisi. Relatado por al-Tabaraani em al-Kabir, 19/194, nº. 435. Também emal-Silsilat al-Saheehah, nº. 2623).

Alguns conceitos errados podem ser baseados em como se julga as pessoas e as considera. O Profeta (SAW) tinha muito interesse em corrigir isso e colocar as pessoas em retidão a este respeito. Em Sahih al-Bukhari, há um relato de Sahl ibn Saad al-Saa’idi que disse: “Um homem passou pelo Mensageiro de Allah (SAW), que pediu a um homem sentado perto dele: O que você acha deste homem? ” Ele disse: “Ele é um dos mais nobres do povo. Por Allah, se ele propõe casamento, ele merece ser aceito e se ele intercede ele merece ter sua intercessão aceita. O Mensageiro de Allah (SAW) não disse nada. Em seguida, outro homem passou e o Mensageiro de Allah (SAW) perguntou ao homem com ele:”O que você acha dele? O homem disse: Ó Mensageiro de Deus, ele é um dos mais pobres muçulmanos. Se ele propõe casamento, ele não merece ser aceito, se ele intercede ele não merece ter sua intercessão aceita, e se ele fala ele não merece ser ouvido. O Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Este homem é melhor do que uma terra cheia de homens como o outro homem.” (Al-Fath, 6447).

De acordo com um relato narrado por Ibn Maajah: um homem passou pelo Mensageiro de Allah (SAW), e o Profeta (SAW) disse (a seus companheiros), “O que vocês acham deste homem?Eles disseram: “Nós pensamos que ele é uma das mais nobres das pessoas. Se ele propõe casamento, ele merece ser aceito, se ele intercede ele merece ter sua intercessão aceita, e se ele fala ele merece ser ouvido. “O Profeta (SAW) não disse nada. Outro homem passou e o Profeta (SAW) perguntou: “O que vocês acham desse homem?” Eles disseram: “Por Allah, ó Mensageiro de Deus, ele é um dos mais pobres muçulmanos. Se ele propõe casamento, ele não merece ser aceito, se ele intercede, ele não merece ter sua intercessão aceita, e se ele fala ele não merece ser ouvido.” O Profeta (SAW) disse: “Este homem é melhor do que uma terra cheia de homens como o outro.” (Sunan Ibn Maajah, ‘Abd al-Baaqi ed., Nº. 4.120)

5 – Lidar com erros, lembrando várias vezes as pessoas a temerem  Allah

Jundub ibn ‘Abd-Allah al-Bajali relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) enviou um grupo de muçulmanos para lutar contra alguns mushrikin, e eles se encontraram na batalha. Um dos mushrikin estava emboscando muçulmanos individuais e matando-os. Um dos muçulmanos queria pegá-lo e matá-lo. [Jundub disse]: “Nós costumávamos pensar que aquele homem era Usaamah ibn Zayd. Quando ele levantou a espada, o mushrik disse ‘La ilaaha ill-Allah’, mas ele [Usaamah] matou-o. Um mensageiro veio até o Profeta (SAW) e informou a ele sobre o que aconteceu na batalha. Quando ele lhe contou sobre o que tinha acontecido com o mushrik que disse Laa ilaaha ill-Allah, o Profeta (SAW) enviou para Usaamah e lhe perguntou: “Por que você o matou?” Usaamah disse: “Sim.” Ele disse: “O que você vai fazer quando Laa illaha ill-Allah vier no Dia da Ressurreição?” Ele disse:”Ó Mensageiro de Deus, rogai por perdão para mim.”O Profeta (SAW ) simplesmente disse: “O que você vai fazer quando Laa ilaaha ill- Allah vier no Dia da Ressurreição?”, ele não disse mais do que isso. (Relatado por Muslim, Abd al-Baaqi ed., Nº. 97).

De acordo com um relato narrado por Usaamah ibn Zayd, ele disse: “O Mensageiro de Allah (SAW) enviou-nos em uma campanha militar e chegamos a al-Haraqaat perto Juhaynah de manhã. [Durante a batalha] ??eu peguei um homem e ele disse, ‘Laa ilaaha ill-Allah’, mas eu o apunhalei. Então eu me senti mal por isso, e eu mencionei isso ao Profeta (SAW). O Mensageiro de Allah (SAW) disse: ‘Ele disse Laa ilaaha ill-Allah e você o matou?’ Eu disse:”Ó Mensageiro de Allah, ele só disse isso porque ele estava com medo da minha arma.”Ele disse:” Como você pode saber o que está em seu coração? Como você pode ter certeza se ele foi sincero ou não?”Ele ficava repetindo isso até que eu desejei que eu não tivesse me tornado muçulmano até aquele dia [porque abraçar o Islam apaga todos os pecados que vieram antes ].” (Relatado por Muslim, n. 69).

Uma questão que pode ser incluída sob o título de lembretes é lembrar as pessoas sobre o poder de Allah. Um exemplo disto segue:

Muslim (que Allah tenha misericórdia dele) informou que Abu Mas’ood al-Badri disse: “Eu estava batendo em um escravo meu com um chicote, e ouvi uma voz atrás de mim dizendo: “Ouça Abu Mas’ood!”,mas eu não prestei atenção à voz, porque eu estava com tanta raiva. Quando a voz ficou mais perto de mim eu percebi que era Mensageiro de Allah (SAW), e ele estava dizendo, “Ouça Abu Mas’ood, ouça Abu Mas’ood!”‘Larguei o chicote da minha mão (de acordo com outro relato: o chicote caiu da minha mão por respeito a ele). Ele disse,” Ouça Abu Mas’ood, Allah tem mais poder sobre você do que você tem sobre este escravo.”Eu disse:” Nunca vou bater em um escravo de novo”. De acordo um outro relato, ele disse: “Eu disse:Ó Mensageiro de Allah, ele é livre para a causa de Allah.” Ele disse:” Se você não fizesse isso, o fogo do inferno iria explodir em seu rosto, ou o fogo iria  tocar em você.”

De acordo com outro relato também narrado por Muslim: o Mensageiro de Allah (SAW) disse:”Certamente, Allah tem mais poder sobre você do que você tem sobre ele.”Então ele o libertou.(Sahih Muslim, nº 1659).

Abu Mas’ood al-Ansaari disse: “Eu estava batendo em um escravo meu quando eu ouvi alguém falando atrás de mim:”Escuta, Abu Mas’ood, ouça, Abu Mas’ood, eu me virei e vi que era o Mensageiro de Allah (SAW). Ele disse:”Allah tem mais poder sobre você do que você tem sobre ele.”… Eu nunca bati em qualquer escravo dos meus depois disso.” (Relatado por al-Tirmidhi, Nº. 1.948. Abu’ Eesa disse, este é um hadith Hasan sahih).

6 – Mostrando compaixão para com a pessoa que está cometendo um erro

Isto aplica-se no caso de aqueles que merecem compaixão, que sentem remorso e mostram que eles se arrependeram, como é o caso quando as pessoas vêm para fazer perguntas e descobrir, como na seguinte história:

Ibn Abbaas relatou que um homem que tinha se divorciado de sua esposa por zihaar e, em seguida, teve relações sexuais com ela veio ao Profeta (SAW) e disse: “Ó Mensageiro de Allah, eu me divorciei de minha esposa por zihaar então eu tive relações sexuais com ela antes de eu oferecer kafaarah (expiação).” Ele disse: “O que fez você fazer isso, que Allah tenha misericórdia de ti?” Ele disse: “Eu  vi seus tornozelos ao luar.” Ele disse: “Então não chegue perto dela até que você tenha feito o que Allah ordenou que fizesse. “(Abu Eesa disse, este é um hadith Hasan ghareeb saheeh. Saheeh Sunan al-Tirmidhi, Nº. 1.199).

Abu Huraira (RA) disse: “Enquanto estávamos sentados com o Profeta (SAW), um homem veio até ele e disse:”Ó Mensageiro de Allah, eu estou condenado.” Ele disse:” Qual é o problema com você”?Ele disse:”Eu tive relações sexuais com minha esposa enquanto eu estava em jejum”.O Mensageiro de Allah (SAW) disse:”Você é capaz de por um escravo livre?”ele disse:”Não”.Ele disse:”Você pode jejuar por dois meses consecutivos?” Ele disse:”Não”.Ele disse: “Você tem os meios para alimentar sessenta pessoas pobres?” Ele disse:”Não”. O Profeta (SAW) não disse mais nada sobre o assunto por um tempo, e enquanto estávamos sentados lá assim, um grande cesto cheio de tâmaras foi trazido para o Profeta (SAW). Ele disse:”Onde está aquele que estava perguntando?” O homem disse: “Eis-me aqui.” Ele disse:”Tomai e dá-lo em caridade.” O homem disse: “Quem é mais pobre do que a mim, ó Mensageiro de Allah? Por Allah, não há família em Medina mais pobre que a minha.”O Profeta (SAW) sorriu até que seus dentes caninos ficaram visíveis, então ele disse: “Alimente sua família com ele.”(Relatado por al-Bukhari, Fath, 1936). .

Essa pessoa que tinha cometido um erro e veio para perguntar sobre isso não estava brincando ou levando o assunto de ânimo leve. Ele sentiu remorso e culpa, como fica claro em seu dizer: “Eu estou condenado.” Por esta razão, ele merecia piedade e compaixão. O relatório narrado por Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele) faz com que o estado do homem fique ainda mais claro:

Abu Huraira relatou que um beduíno veio, batendo em seu rosto e arrancando os cabelos e dizendo: “Tenho certeza de que estou condenado!” O Mensageiro de Allah (SAW) disse-lhe: “O que te faz condenado?” Disse ele: “Eu tive relações sexuais com minha esposa durante o Ramadã”. Ele disse: “Você pode libertar um escravo?” Ele disse: “Não.” Ele disse: “Você pode jejuar por dois meses consecutivos?” Ele disse: “Não.” Ele disse: “Você pode alimentar sessenta pessoas pobres?” ele disse: “Não”, e mencionou o quão pobre ele era. A grande cesta contendo quinze saa de tâmaras foi trazido para o Mensageiro de Allah (SAW), e o Profeta (SAW) disse: “Onde está esse homem? … Alimenta os pobres com isso.”Ele disse:”Ó Mensageiro de Allah, não há ninguém em Medina, que é mais pobre do que a minha família.” “O Mensageiro de Allah (SAW) sorriu até que seus dentes caninos estavam visíveis e disse:Alimente sua família.”(Al-Musnad, 2/516. al-Fath al-Rabaani, 10/89).

7 – Não se apressar para dizer a alguém que está errado

Alguma coisa aconteceu com Umar que ele mesmo falou: “Eu ouvi Hishaam ibn Hakeem ibn Hizaam recitando Soorat al-Furqaan durante a vinda do Mensageiro de Allah (SAW). Eu escutei sua recitação, e ele estava recitando de forma diferente da maneira que o Mensageiro de Allah (SAW) costumava recitá-lo. Eu quase interrompi sua oração, mas eu esperei até que ele dissesse o salaam, então eu agarrei-o por sua capa e disse: “Quem te ensinou a recitar esta Surah que ouvi você recitar?” Ele disse: “O Mensageiro de Allah (SAW) me ensinou a recitá-la.” Eu disse: “Você está mentindo! O Mensageiro de Allah (SAW) me ensinou a recitá-la de forma diferente.” Eu o levei para o Mensageiro de Allah (SAW) e disse:”Eu o ouvi recitando Soorat al-Furqaan diferente da maneira que você me ensinou a recitá-la.” O Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Deixe-o ir,recite o Hishaam.” Recitou-la como eu o tinha ouvido recitá-la. O Mensageiro de Allah (SAW) disse: “É assim que foi revelado.” Então ele disse: “Recite, ó Umar.” Então, eu recitava como ele tinha me ensinado. O Mensageiro de Allah (SAW) disse:”Esta é a forma como foi revelado. Este Alcorão foi revelado, com sete formas de recitação, para recitá-lo da maneira que for mais fácil para você.”(Relatado por al-Bukhari, al-Fath, 4992).

Entre os métodos de ensino que aprendemos com essa história estão os seguintes:

Dizer para cada um para recitar em frente do outro e aprovar sua recitação foi mais eficaz na confirmação de que ambos estavam corretos e nenhum estava errado.
Quando o Profeta (SAW) disse  paraUmar deixar ir Hishaam, este se preparava para ouvir ambas as partes de uma forma calma. Esta foi uma indicação de que Umar (RA) tinha sido demasiado precipitado.

Uma pessoa que está em busca de conhecimento não deve ser muito apressada em condenar qualquer opinião diferente daquela com a qual ele está familiarizado, ele deve primeiro ter certeza do que ele está dizendo, pois aquela opinião pode vir a ser uma opinião acadêmica válida.

Outro ponto relevante é que não se deve se apressar a punir alguém que comete um erro, como podemos ver na seguinte história:

Al-Nisaa’i (que Allah tenha misericórdia dele) relatou a partir de Abbaad ibn Sharhabeel (RA), que disse: “Eu vim com os meus tios (paternos) para Medina, e entramos em um dos jardins da cidade. Eu esfreguei um pouco do trigo, e o proprietário do jardim veio e tirou meu manto e me bateu. Eu vim para o Mensageiro de Allah (SAW) pedindo sua ajuda. Ele foi para aquele homem e levaram-no a ele. Ele disse-lhe:”O que fez você fazer isso?” Ele disse:”Ó Mensageiro de Allah, ele entrou em meu jardim e tomou um pouco do meu trigo e o esfregou.” O Mensageiro de Allah (SAW) disse:”Você não ensinou-lhe se era a questão de ele não saber, e não alimentou-o se fosse o caso de ele estar com fome. Devolva a sua capa.” E o Mensageiro de Allah (SAW) ordenou que a mim deveria ser dado um wasq ou meia wasq (medida de trigo).”(Al-Nisaa’i, al-Mujtabaa, Kitaab Aadaab al-Qudaat, Baab al-Isti’daa ‘; Saheeh Sunan al-Nisaa’i, nº 4999).

A partir desta história, aprendemos que devemos descobrir as circunstâncias da pessoa que está cometendo um erro ou agindo de forma agressiva, para que possamos saber a maneira certa de lidar com ele.

Podemos notar também que o Profeta (SAW) não puniu o proprietário do jardim, porque ele estava com a razão, mas ele lidou com o assunto de modo errado. Ele ressaltou a ele que a maneira como ele lidou com alguém que não sabia era inadequada em tais circunstâncias, então ele lhe ensinou como lidar com o assunto adequadamente, e disse-lhe para devolver a roupa que tinha tirado do homem com fome.

Etiqueta e Comportamento