(Artigo em 8 Partes)
Aconselhar os outros é uma parte muito importante de ser muçulmano. É uma ação que pode trazer o amor e proximidade, uma ação que pode fortalecer a Ummah… se feito corretamente. Embora, muito frequentemente o que acontece é que ele é feito de forma incorreta e que leva à discórdia, ao ódio, à brigas e acaba sendo a deterioração total da Ummah.
A descrição acima parece ser a forma básica de dar nassiha entre os muçulmanos. Não é muito original ou bem sucedida, se você me perguntar. Eu sei, porque eu admito que tenho dado desta maneira e recebido desta maneira. Obviamente, há alguns que são muito bem intencionados e sinceros e que querem dar nassiha, mas muitas vezes soa hipócrita e rude. Não é inteiramente culpa da pessoa. Tudo o que vemos é este protótipo básico.
A verdade é que não são muitas pessoas que aprendem os meandros de dar naseeha com o Alcorão, a Sunnah e os companheiros. Isso é algo que todo muçulmano deve se esforçar para aprender, insh’Allah.
Este livro realmente entra em detalhes no tema sobre dar naseeha. Eu sei que é muito longo, mas insh’Allah vale a pena ler. Você pode encontrá-lo online aqui: http://www.lutonmuslims.co.uk/naseeha1.htm
O método de dar Nassiha (Aconselhando Outros)
1) Introdução: Dar naseeha (aconselhamento)
Bismillaah Rahmaan il-il-Raheem
Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso
Louvado seja Allah, Senhor do Universo, Senhor do Dia do Juízo, Deus do primeiro e do último, o Mantenedor do céu e da terra, e paz e as bênçãos estejam sobre Seu Profeta confiável, o Mestre da humanidade, enviado como Misericórdia para os mundos.
Ensinar as pessoas é uma das maiores boas ações cujos benefícios se espalhou para os outros. É a parte dos daiy’ahs e educadores do património dos Profetas e Mensageiros. “Allah e os anjos, e até mesmo a formiga em seu ninho e a baleia no mar vão orar por aquele que ensina os caminhos do bem.” (Relatado por al-Tirmidhi; Sunan al-Tirmidhi, Ahmad Shaakir EDN,. nº. 2.685. Abu ‘Eesa disse, este é um sahih ghareeb Hasan hadith). Existem diferentes tipos e formas de ensino, com diferentes meios e métodos, um dos quais é corrigir os erros. Corrigir os erros é uma parte da educação, pois eles são como gêmeos inseparáveis.
Lidar com e corrigir os erros também é uma parte da sinceridade na religião (naseehah), que é um dever de todos os muçulmanos. A conexão entre este e o conceito de que ordenar o que é bom e proibir o que é mau, que é também um dever, é bastante óbvia (mas devemos notar que a área de erros é mais ampla do que a área do mal (munkar), de modo que um erro pode ou não ser mal como tal).
Corrigir erros também formou uma parte do wahy (revelação) e a metodologia do Alcorão. O Alcorão trouxe mandamentos e proibições, aprovações e denúncias e correção de erros – mesmo aqueles da parte do Profeta (SAW).
Em relação ao erro cometido pelos arqueiros na batalha de Uhud, que deixaram a posição em que o Profeta (SAW) tinha ordenado que eles ficassem, Allah revelou as palavras (interpretação do significado):
“…até que começastes a vacilar e disputar acerca da ordem e a desobedecestes, apesar de Deus vos Ter mostrado tudo o que aneláveis. Uma parte de vós ambicionava a vida terrena, enquanto a outra aspirava à futura…” [Aal- ‘Imraan 3:152]
Quando o Profeta (SAW) ficou longe de suas esposas, a fim de discipliná-las, e algumas pessoas espalharam boatos de que eles tinham se divorciado, Allah revelou as palavras (interpretação do significado):
“Ao tomarem (os hipócritas) conhecimento de qualquer rumor, quer seja de tranqüilidade ou de temor, divulgam-no espalhafatosamente. Porém, se o transmitissem ao Mensageiro ou às suas autoridades, os discernidores, entre eles, saberiam analisá-lo…” [al-Nisa’ 4:83]
Quando alguns dos muçulmanos falharam em migrar de Meca para Medina, sem desculpa legítima, Allah revelou as palavras (interpretação do significado):
“Aqueles a quem os anjos arrancarem a vida, em estado de iniqüidade, dizendo: Em que condições estáveis? Dirão: Estávamos subjulgados, na terra (de Makka). Dir-lhes-ão os anjos: Acaso, a terra de Deus não era bastante ampla para que migrásseis?…” [al-Nisa’ 4:97]
Quando alguns dos Sahaabah acreditaram e repetiram os rumores dos munaafiqeen acusando Aa’ishah de algo que ela era inocente, Allah revelou aayaat sobre essa mentira, inclusive (interpretação do significado):
“E se não fosse pela graça de Deus e pela Sua misericórdia para convosco, nesse mundo e no outro, haver-nos-ia açoitado um severo castigo pelo que propalastes. Quando a receberdes em vossas línguas, e dissestes com vossas bocas o que desconhecíeis, considerando leve o que era gravíssimo ante Deus.” [al-Noor 24:14-15]
Então Allah disse (interpretação do significado):
“Deveríeis, ao ouvi-la, ter dito: Não nos compete falar disso. Glorificado sejas! Essa é uma grave calúnia!”
“Deus vos exorta a que jamais reincidais em semelhante (falta), se sois fiéis.” [al-Noor 24:16-17]
Quando alguns dos Sahaabah discutiram na presença do Profeta (SAW) e levantaram suas vozes, Allah revelou (interpretação do significado):
“Ó fiéis, não vos antecipeis a Deus e ao Seu Mensageiro, e temei a Deus, porque Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.”
“Ó fiéis, não altereis as vossas vozes acima da voz do Profeta, nem lhe faleis em voz alta, como fazeis entre vós, para não tornardes sem efeito as vossas obras, involuntariamente.” [al-Hujuraat 49:1-2]
Quando a caravana chegou na hora da khutbah de sexta-feira, e algumas das pessoas deixaram a khutbah e dispersaram para se dedicar ao comércio, Allah revelou as palavras:
“Porém, se quando se depararem com o comércio ou com a diversão, se dispersarem, correndo para ele e te (Muhammad) deixarem a sós (enquanto faz a khutba), dize-lhes: O que está relacionado com Deus é preferível à diversão e ao comércio, porque Deus é o melhor dos provedores.” [al-Jumu’ah 62:11]
Muitos outros exemplos indicam também a importância de corrigir os erros e não manter o silêncio sobre eles.
O Profeta (SAW) foi guiado pela luz do seu Senhor seguindo o princípio de denunciar o mal e corrigir os erros sem excessões. A partir deste e de outros relatos dos estudiosos (que Allah tenha misericórdia deles) derivou o princípio: não é permitido para o Profeta atrasar a falar e explicar os erros no momento apropriado “.
Compreender a metodologia do Profeta em lidar com os erros das pessoas que ele conheceu é de grande importância, porque o Profeta (SAW) foi orientado por seu Senhor, e as suas palavras e ações foram apoiadas pela wahy, e confirmadas ou corrigidas conforme necessário. Seus métodos são mais sábios e mais eficazes, e usar sua abordagem é a melhor maneira de levar as pessoas a responder positivamente. Se a pessoa que está em uma posição para orientar e ensinar os outros adota esses métodos e essa abordagem, os seus esforços serão bem sucedidos. Seguindo o método e abordagem do Profeta (SAW) também envolve seguir o seu exemplo, pois ele é o melhor exemplo para nós, e isso vai nos leva a uma grande recompensa de Allah, se a nossa intenção é sincera.
Conhecer os métodos do Profeta (SAW) expõe o fracasso da metodologia feita pelo homem – que é seguida em todos os lugares na Terra – e prova aos seguidores de que a metodologia é um fracasso. Muito do que é claramente um desvio se baseia em teorias corruptas como a liberdade absoluta, ou é derivada de falsas heranças como a imitação cega de pais e antepassados.
Devemos salientar que a aplicação prática desta metodologia na vida real depende muito de ijtihaad (estudar a situação e tentar determinar a melhor abordagem) em grande parte. Trata-se de selecionar os melhores métodos para uma situação particular. Quem compreende a natureza das pessoas será capaz de perceber semelhanças entre as situações da vida real e situações descritas nos textos, então ele será capaz de escolher o método mais adequado entre os métodos do Profeta (SAW).
Este livro é uma tentativa de estudar os métodos do Profeta (SAW) em lidar com erros cometidos por pessoas de diferentes níveis e formações, entre aqueles que viviam com ele e com quem interagiu. Peço a Allah para torná-lo bem sucedido e livre de erros, para beneficiar os meus irmãos muçulmanos e eu por ele, pois Ele está no controle de todas as coisas e Ele é capaz de fazer isso, e Ele é o guia para o caminho reto.