Como a Mulher Identifica o Final de seu Período Menstrual

Como a Mulher Identifica o Final de seu Período Menstrual
Compartilhe

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar: quando uma mulher menstrua, a sua menstruação termina quando o sangue para, independentemente se foi muito ou pouco sangue. Muitos dos fuqahaa’ afirmaram que o período de duração mais curta da menstruação de uma mulher é de um dia e uma noite, e o mais longo é de quinze dias.


Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse que não há mínimo ou máximo para isso; quando o sangue está presente com suas qualidades distintas, isso é menstruação, quer ela seja muita ou pouca. Ele disse:

“Menstruação (al-haid):  Allah ligou inúmeros pareceres a ela no Alcorão, mas Ele não afirmou a menor ou maior duração (do período menstrual), ou a duração do período de tahaarah entre dois períodos menstruais, embora a necessidade de saber isso exista.”

Então ele disse:

“Alguns dos estudiosos definiram um máximo e um mínimo, mas diferiram quanto a isso, e alguns declararam uma duração máxima sem definir uma mínima. A terceira visão é a mais correta, que afirma que não há mínimo ou máximo. “

(Majmu’ al-Fataawaa, 19/237).

Em segundo lugar: Existe um tipo de sangramento que é chamado “al-istihaadah”, [sangramento irregular vaginal não menstrual] que é diferente do sangramento menstrual.  Ele é regido por pareceres que diferem daqueles que regem a menstruação. Este sangue (istihaadah) pode ser distinguido do sangue menstrual pelo seguinte:

Cor: sangue menstrual é preto [vermelho escuro], enquanto o sangue de istihaadah é vermelho.

Consistência: o sangue menstrual é grosso e pesado, enquanto o sangue de istihaadah é fino.

Cheiro: sangue menstrual tem um odor ofensivo, enquanto o sangue de istihaadah não, porque ele vem de uma veia comum.

Coagulação: o sangue menstrual não coagula quando sai do corpo enquanto o sangue de istihaadah coagula porque vem de uma veia.

Estas são as características do sangue menstrual, por isso, se esta descrição se encaixa ao sangue que está saindo, ele é haid (menstruação); o ghusl é waajib (obrigatório) e este sangue é naajis (impuro), mas o ghusl não é exigido no caso de istihaadah.

Quando uma mulher tem sua menstruação, ela não tem permissão para orar, mas quando o sangramento é istihaadah, esse não é o caso. Mas ela tem que ter cuidado e tem que fazer wudu’ (ablução) para cada oração se o fluxo de sangue continua até a próxima oração. Se o sangue sair enquanto ela estiver orando, não importa.

Em terceiro lugar: Uma mulher pode saber que sua menstruação terminou por duas coisas:

A secreção branca que vem do útero para mostrar acabou.

Secura completa, se uma mulher não tem essa secreção branca. Neste caso, ela pode descobrir se a sua menstruação terminou inserindo um pedaço de algodão branco ou algo semelhante no lugar de onde o sangue vem; se ele sai limpo, então a menstruação acabou e ela tem que fazer ghusl e rezar. Se sair vermelho, amarelo ou marrom, ela não deve orar.

As mulheres costumavam enviar pequenos recipientes em que estavam estes panos com traços de amarelo sobre eles para ‘Aisha, e ela diria: “Não te apresses até que vejas a secreção branca.” (Narrado por al-Bukhari mu’allaqan Kitaab al-Haid, Baab iqbaal al-muhaid wa idbaarih. Também por Maalik, 130).

Mas se há uma secreção amarela ou amarronzada quando uma mulher não tem mensuração, isso não significa nada e ela não deve parar de orar ou fazer ghusl por causa disso, porque isso não necessita ghusl nem causa janaabah (impureza).

Umm ‘Atiyah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: “Nós não nos preocupávamos com qualquer secreção amarelada ou amarronzada depois que a menstruação de uma mulher acabava” (Narrado por Abu Dawud, 307. Também foi narrado por al-Bukhari, 320, mas ele não mencionou “depois que a menstruação da mulher acabava”)

“Nós não nos preocupávamos” significa que nós não pensávamos que isso era menstruação, mas isso é uma secreção naajis (impura), o que significa que a mulher a tem que se lavar e fazer wudu’. Mas se a secreção branca é imediatamente seguida de uma menstruação, então isso é parte da menstruação.

Em quarto lugar: se a mulher acredita que sua menstruação terminou, depois ela começa a sangrar novamente, se o sangue tem as características do sangue menstrual, como descrito acima, então esse sangue é menstrual, caso contrário ele é istihaadah.

Com relação à secreção amarronzada, se ela a vê depois que a sua menstruação terminou, então o parecer é que isso é taahir (puro), mas isso requer que ela faça apenas o wudu’. Mas se ela a vê durante o período da menstruação, então isso se enquadra no parecer da menstruação.

E Allah sabe melhor.

Fonte: islamqa.info


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *