Coisas que um Verdadeiro Muçulmano não lhe Diz

Por Cláudia Sofia Simões
As pessoas que não seguem o Islam como religião podem não entender ou até levar a mal as atitudes, brincadeiras e palavras de um muçulmano. Este artigo tem como objectivo mostrar o que um verdadeiro muçulmano realmente deseja para os seus conhecidos, amigos e família que não são muçulmanos; tal como mostrar como algumas coisas são bem sensíveis para ambas as partes e precisam de ser compreendidas para evitar problemas e mal entendidos entre as pessoas.
Antes de partirmos para os pontos e razões, é bom ficar bem claro que um verdadeiro muçulmano é diferente do que a mídia propaga como o “muçulmano comum”. Infelizmente, e esta é a realidade, existem sim muçulmanos que não dão o melhor dos exemplos, mas um verdadeiro muçulmano, seguidor da sua religião e praticante desta, tem um comportamento bem diferente do que pode ter testemunhado vindo de alguns…
Então o que é que um verdadeiro muçulmano não lhe diz mas pensa, deseja e/ou sente?
1- Ele/ela quer o melhor para si!
Algumas pessoas pensam que os muçulmanos querem que todas as pessoas vão para o Inferno e pensam que não merecem qualquer misericórdia ou bondade. Isto está muito longe da verdade. Um verdadeiro muçulmano preocupa-se com todos os seres humanos, quer estes sejam muçulmanos ou não! Isto porque o Profeta Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele) mostrava grande preocupação para com os não-muçulmanos, visto que Allah (Deus Único) o criou com natureza misericordiosa e o preservou desta maneira. Também existe a ordem no Qur’an para os muçulmanos serem gentis e justos para com os não-muçulmanos que não os prejudiquem de maneira extrema:
“Deus nada vos proíbe, quanto àqueles que não vos combateram pela causa da religião e não vos expulsaram dos vossos lares, nem que lideis com eles com gentileza e equidade, porque Deus aprecia os equitativos.” [Qur’an 60:8]
2- Se ele/ela aconselha, mesmo que seja com ensinamentos do Islam, é porque se importa!
Do ponto de vista de quem não é religioso pode parecer desconfortável, mas os conselhos sinceros de um muçulmano são ultimamente dados com a melhor das intenções. Se você tivesse a melhor bênção do mundo que fosse constituída por soluções para os problemas da humanidade ficaria simplesmente calado? Claro que não, não é? Então é assim que o verdadeiro muçulmano se sente! Uma pessoa vem queixar-se do que sofreu e imediatamente o muçulmano lembra-se dos ensinamentos da sua religião que podem ajudar a resolver o problema, e aconselha de acordo. Não leve a mal, ele não o quer chatear ou converter à força! Até porque ele nunca poderá converter uma pessoa à força:
“Não há imposição quanto à religião” [Qur’an 2:256]
3- Se ele/ela recusa algo vindo de si, por não ser permitido no Islam, não fique triste!
Os muçulmanos têm a intenção em conta, visto que a intenção é um aspecto muito importante também no Islam. Os actos dependem maioritariamente de intenções!
Se não sabia, então agora sabe, não tem problema. Não precisa de se desculpar e o melhor que pode dar ao muçulmano que conhece é mesmo ouvir o que ele tem para dizer e mostrar compreensão e bondade!
4- Não guarde rancor se ele/ela não aceita um convite seu para um evento!
O Islam é um modo de vida. Existem certos fundamentos a serem seguidos e um deles é não comparecer a eventos onde haja coisas que contradigam a religião. Não se entristeça! Pode sempre passar para tomar um chá/café, pôr a conversa em dia, sair para passear com o seu amigo muçulmano. Existem tantas possibilidades dentro do que a religião permite. Acredite que são muito mais as possibilidades que as proibições!
5- Ele/ela fica magoado quando chamam de “terrorista” ou outra palavra propagada pela mídia quanto aos muçulmanos…
Pois é… Muitos podem não admitir, mas isso magoa bastante! Especialmente se isso vem de uma pessoa que ele já conhece há algum tempo considerável. A mídia tem rotulado os muçulmanos de tudo e normalmente o muçulmano tem um intervalo desses ataques à sua pessoa quando está com conhecidos e outros irmãos muçulmanos. Ele pensa que o círculo dele é seguro e que não tem de ligar o “modo defesa”, então quando alguém solta uma pérola desse género magoa muito!
6- Ele/ela partilha informação sobre o Islam porque quer que você adquira conhecimento e entenda melhor o que ele/ela vive!
Como já foi dito acima, o Islam é um modo de vida. Isto significa que tudo o que faça parte da vida do verdadeiro muçulmano, tem como foco a prática do Islam primeiro, antes de qualquer outra coisa. O agrado de Deus vem sempre primeiro! Então quando ele partilha informação consigo, por favor não ignore… Pode ser que a informação seja pertinente para algo que falaram antes ou porque ele simplesmente quer partilhar o vasto e profundo conhecimento existente nesta religião! Qualquer pessoa pode beneficiar do Islam, seja muçulmano ou não. Isto porque o Qur’an (Alcorão) foi revelado para toda a humanidade e não para um povo específico como no caso das revelações de Deus anteriores (Torá e Evangelho, entre outras).
E pronto! Se puser estas dicas em prática, verá que os mal entendidos reduzirão significativamente. O diálogo é sempre o caminho quando não entendemos as acções de alguém. Pergunte, investigue, exprima o que sente e, se Deus quiser, entenderá melhor os muçulmanos e o Islam!