Casar com um Homem com Mau Passado

Casar com um Homem com Mau Passado
Compartilhe

Pergunta: Primeiro, gostaria de elogiá-lo pela informação substancial que tem fornecido ao público. Que Deus o recompense por todos os seus esforços. Eu reconheço que nem todas as questões possam ser respondidas diretamente. Contudo, eu fiz muita pesquisa neste assunto e ainda assim não encontrei nenhuma resposta à minha questão. O que torna ainda mais difícil é a falta de conhecimento do Islam pela perspetiva dos meus pais. Eu nasci no Canadá e sou uma das muito poucas jovens adolescentes a lutar para aprender mais sobre o Islam. Infelizmente, ainda há muito que não conheço sobre a nossa religião, ainda assim trabalho nisso todos os dias.


Quanto ao meu problema, eu tenho 19 anos de idade e acabei de ficar noiva de um colega muçulmano libanês. Após ter ficado noiva desta pessoa, descobri que, no passado, ele esteve com outras raparigas e em relações íntimas antes do casamento. Sem dúvida, eu percebo que na nossa religião isto é muito errado. Agora fiquei com a decisão de ir em frente e casar com esta pessoa ou não. Eu pessoalmente penso que não deveria estar com uma pessoa que fez este tipo de coisas, enquanto a minha família diz para perdoar e esquecer…Entretanto, eu gostaria da sua opinião neste assunto. É ideal e aceitável para alguém como eu se casar com uma pessoa desta natureza mesmo que tivesse sido o seu passado?

Muito obrigada pelo seu tempo. Eu apreciaria se tivesse uma oportunidade para responder, iria resolver muitas perguntas sem respostas, mas claro, entendo completamente se não o puder fazer. É muito difícil para mim aprender mais sobre o Islam. Por vezes os livros não respondem totalmente às minhas questões.

Muito obrigada, novamente, pelo seu tempo.

Resposta:

Primeiro que tudo, que Allah a recompense com o bem pelas suas palavras amáveis. Pedimos desculpa por não respoder às perguntas na sua totalidade.

No que diz respeito à sua questão sobre este homem que pediu a sua mão em casamento, o que se deve concentrar é na forma como ele é agora: está a cumprir com os seus deveres religiosos, como as cinco orações diárias, etc., está a afastar-se das coisas ilícitas, arrependeu-se pelo que fez no passado? Ou não? Se ele estiver a manter os seus deveres perante Allah, então este é o bom compromisso com a religião que é necessário de acordo com a ordem do Profeta ?:

“Se chegar a ti uma proposta de casamento (para a tua filha, irmã, etc.) aquele com cujo compromisso religioso e caráter estiveres satisfeito, então casa (a tua filha, irmã, etc.) com ele. Se não fizeres assim, haverá prejuízo na terra e corrupção generalizada.” (Relatado por al-Tirmidhi, 1004; classificado como hasan em sahih al-Jaami’, 270)

Não é permitido trazer o passado de uma pessoa que se arrependeu e tem-se arrependido e abandonado o seu pecado; pelo contrário, isto devia ser encoberto.

“Quem quer que cubra seu irmão muçulmano neste mundo, Allah o cobrirá na Outra Vida.” (Um hadith sahih relatado por Imaam Ahmad; sahih al-Jaami’, 6287)

No entanto, se uma pessoa for imoral e corrupta, e ainda mantiver relações anteriores, então não deve nunca, jamais concordar casar com ele. Allah diz:

“O adúltero não poderá casar-se, senão com uma adúltera ou uma idólatra; a adúltera não poderá desposar senão um adúltero ou um idólatra. Tais uniões estão vedadas aos crentes.” [al-Noor 24:3]

Ibn Kathir disse, comentando na frase ‘Tais uniões estão vedadas aos crentes’:

“i.e., (é proíbido para) um homem casto casar com uma mulher imoral, ou para uma mulher casta casar com um homem imoral. A partir disto, Imam Ahmad ibn Hanbal disse que o contrato de casamento entre um homem casto e uma mulher imoral é inválido, desde que ela permaneça assim, a não ser que seja pedida para se arrepender e assim o faça, em cujo caso o contrato torna-se válido, de outro modo não é válido. Similarmente, o casamento de uma mulher livre, casta, a um homem promíscuo e imoral é inválido até que ele se arrependa sinceramente, porque Allah diz ‘Tais uniões estão vedadas aos crentes’.

Não é segredo nenhum a corrupção, a miséria e os problemas que resultam do casamento com um homem imoral.

Em muitos casos é muito difícil obter a verdadeira imagem de uma pessoa e ter certeza da sua castidade. Mas, pesquisando, fazendo perguntas, consultando pessoas e pedindo conselhos, enquanto se tira um tempo para pedir ajuda a Allah, pode-se obter as respostas. Pedimos a Allah que escolha o melhor para si, que a ajude e a guie. Que Allah abençoe o nosso Profeta Muhammad ?.

Fonte: Islam QA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *