Atributos do Pretendente Muçulmano Ideal

Comprometimento religioso
Este é o aspecto mais importante que você deve procurar no homem com quem você quer se casar. O marido dever ser um muçulmano que adere as leis e ensinamentos do Islam em sua vida diária. O guardião da mulher (wali) deve checar este assunto e não confiar apenas nas aparências.
Uma das coisas mais importantes que deve-se perguntar é sobre a oração dele (salaah); aquele que negligência os direitos de Allah tem maior tendência em negligenciar os direitos dos outros. O verdadeiro crente não oprime ou maltrata sua esposa; se ele a ama, ele a honra, e se ele não a ama ele não a maltrata nem a humilha. É muito raro encontrar esta atitude entre aqueles que não são muçulmanos sinceros. Allah diz:
“E em verdade, uma escrava crente é melhor que uma idólatra, ainda que a admireis” [al-Baqarah 2:221]
“Por certo, o mais honrado de vós, perante Allah é o mais piedoso. [al-Hujuraat 49:13]
“As malignas mulheres para os malignos homens e os malignos homens para as malignas mulheres. E as benignas mulheres para os benignos homens, e os benignos homens para as benignas mulheres. [al-Noor 24:26]
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se vier a você alguém cujo comprometimento religioso e atitude lhe agrade, então case-a (sua parente do sexo feminino que está sob sua proteção) com ele, que se você não o fizer, haverá tribulação na Terra e muita corrupção”. (Narrado por al-Tirmidhi e classificado como saheeh por al-Albaani in Saheeh Sunan al-Tirmidhi, 1084).
Ter uma boa família e linhagem
Assim como ser religiosamente comprometido, é preferível que ele venha de uma boa família e de boa linhagem. Se dois homens vêm propor casamento a uma mulher, e eles são iguais em termos de comprometimento religioso, então a preferência deve ser dada àquele que vem de boa família e que é conhecida por sua aderência aos comandos de Allah, de forma que a outra pessoa não seja melhor que ele em termos de comprometimento religioso – porque a retidão dos parentes do marido pode ser passada para seus filhos e sua boas origens e linhagem pode impedi-lo de cometer ações tolas ou impróprias. A retidão do pai e do avô são benéficas para os filhos e netos. Allah diz:
“E quanto ao muro, ele pertencia a dois meninos órfãos, na cidade, e, debaixo dele, havia um tesouro para ambos; e seu pai era íntegro: então, teu Senhor desejou que ambos atingissem sua força plena e fizessem sair seu tesouro, por misericórdia de Seu Senhor” [al-Kahf 18:82]
Veja como Allah protege a riqueza do pais dos dois garotos após a morte de seu pai, como uma honra a ele por ele ser correto e ter taqwaa. Seguindo esta indicação, se o marido vem de uma família correta e seus pais são bons, Allah fará as coisas fáceis para ele e protegerá ele como honra a seus pais.
Ter posses suficientes para se manter e à sua família
É bom se ele tiver posses suficientes para manter-se e à família, sem precisar de pedir nada para ninguém pois o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse para Faatimah bint Qays (que Allah esteja satisfeito com ela), quando ela veio consultá-lo sobre três homens que propuseram casamento a ela,“Quanto a Mu’aawiyah, ele é um homem pobre, que não tem posses…”( Narrado por Muslim, 1480). Não é essencial que ele seja um homem de negócios ou rico, é suficiente que ele tenha um ganho que irá mantê-lo e a sua família e não terão que pedir as pessoas. Se há escolha entre um homem que é comprometido religiosamente e um homem rico então o homem religioso deve ter a preferência.
Tenha um caráter gentil e bondoso para com mulheres da sua família
É preferível que ele seja gentil e bondoso com as mulheres, porque o Profeta disse para Faatimah bint Qays, no hadith citado acima, “Quanto a Abu Jaham, sua varinha nunca sai de seus ombros” referindo-se ao fato que ele costumava bater muito nas mulheres.
Ser bom de saúde
É preferível que ele esteja bem de corpo e saúde, livre de doenças e não seja estéril. É preferível que ele tenha conhecimento do Qur’aan e da Sunnah; se você encontrar alguém bom assim, você deve perceber que é algo raro.
O que é permitido no momento da proposta de casamento já avançada
É permissível que a mulher olhe para o homem que vem propor casamento e também permissível que ele olhe para ela. Isto deve acontecer na presença de um mahram, e não é permitido olhar mais que o necessário, ou que ele a veja sozinha, ou que ela saia com ele sozinha, ou encontrá-lo repetidas vezes, sem motivos.
O dever do guardião
De acordo com o Islam, o guardião da mulher (wali) deve checar o homem que propõe casamento à mulher que está sob seus cuidados; ele deve perguntar àqueles que ele confia e que conhecem o pretendente, sobre o comprometimento dele com o Islam e sua confiabilidade. Ele deve pedir pela opinião sincera e conselho concreto.
Pedir a Allah por orientação
Antes e durante tudo isso, você deve se voltar a Allah e orar para que Ele faça isto fácil para você, e que ajude você a fazer uma boa escolha e lhe garantir sabedoria. Então após todo este esforço, quando você se decidir por uma pessoa, você deve rezar Istikhaarah, pedindo para Allah para lhe garantir o que é bom. Então após você ter feito o seu máximo, ponha sua confiança em Allah, pois Ele é o melhor dos ajudantes, que Ele seja glorificado.
Adaptado de Jaami’ Ahkaam al-Nisaa’ by Shaykh Mustafaa al-‘Adawi.