A Kaaba – Suas Várias Funções
Transcrição do vídeo de Shaikh Tarik Ata
Há um versículo no final da Surata Al-Ma’idah que nos ensina muito sobre como Allah, subhanahu wa ta’ala – louvado seja, fez a Kaaba.
جَعَلَ اللَّهُ الْكَعْبَةَ الْبَيْتَ الْحَرَامَ قِيَامًا لِلنَّاسِ وَالشَّهْرَ الْحَرَامَ وَالْهَدْيَ وَالْقَلَائِدَ ذَٰلِكَ لِتَعْلَمُوا أَنَّ اللَّهَ يَعْلَمُ مَا فِي السَّمَاوَاتِ وَمَا فِي الْأَرْضِ وَأَنَّ اللَّهَ بِكُلِّ شَيْءٍ عَلِيمٌ
“Allah fez da Al Kabah, a Casa Sagrada, arrimo para os homens e, assim também, o Mês Sagrado, e os animais em oferenda e as guirlandas. Isso, para que saibais que Allah sabe o que há nos céus e o que há na terra, e que Allah, de todas as cousas, é Onisciente.” (Surah al Maidah: 97)
“Ta’ala” significa desenvolver algo em outra coisa. Ele, louvado seja, desenvolveu a Kaaba para que ela servisse a algumas funções diferentes. E entre essas funções está Qiyaman Linnaas – um lugar onde as pessoas podem obter seu sustento e suas provisões. Ou seja, é um local onde há dinheiro para que as pessoas possam construir negócios. É um local onde há comida suficiente para satisfazer a fome, entre outras coisas.
E Qiyaman Linnaasi wa Shahr Al-Haram, assim como os meses sagrados. Na Arábia, antes do Islam e durante o Islam, havia quatro meses chamados de meses sagrados, nos quais os árabes, por costume, determinaram que não poderiam atacar uns aos outros. Não poderiam saquear uns aos outros. Eram tempos de paz, tempos de cessar-fogo. E isso foi estabelecido para garantir espaço suficiente para viagens e para que as caravanas pudessem percorrer longas distâncias e retornar com mercadorias, entre outras coisas. Era uma maneira de estabilizar a economia e permitir espaço para crescimento e desenvolvimento.
Hadi refere-se ao sacrifício de ovelhas feito durante o Hajj. Muitas pessoas podem comer e saciar sua fome, especialmente os pobres, por causa desse sacrifício e abate. Então, aqui temos algo que Allah está nos dizendo sobre a Kaaba.
Quando você pensa na Kaaba, o que vem à mente? Provavelmente, essa estrutura enorme e linda onde milhões de pessoas se reúnem para fazer Salah e Umrah. Você vê os belos shoppings bem em frente à Kaaba – muitas coisas para comprar e adquirir. É um momento emocionante, é bonito, é conveniente. Tudo tem um cheiro agradável, todos estão bem vestidos. E é assim que costumamos ver a Kaaba.
Mas não é isso que Allah está nos dizendo aqui. Tudo isso é verdade, mas Allah está nos dizendo o seguinte: Ele fez a Kaaba de forma que as pessoas possam viver e prosperar por causa dela. Em outras palavras, Allah fez da Kaaba um meio de sustento para as pessoas.
No entanto, como acabei de explicar e refletir com vocês, quando pensamos na Kaaba hoje, pensamos nela como um lugar de Ibadah e Umrah. E sem dúvida, isso é verdade. Mas é algo ainda maior.
Qual é o ponto que Allah está enfatizando aqui?
Acredito que a principal lição que Allah está nos ensinando é que, às vezes, há coisas em nossas vidas que são fontes de muito bem para nós, de diversas maneiras, mas nunca percebemos isso.
Eu comecei essa reflexão dizendo que foi difícil para mim entender o que esse versículo realmente dizia. Mas acho que esse é justamente o ponto. Isso faz parte do ensinamento. Existem coisas, pessoas e realidades em nossas vidas que são, na verdade, a fonte do nosso rizq (sustento), do nosso bem-estar, e nunca pensamos nelas dessa forma. Agora, quando começamos a olhar para o mundo sob essa perspectiva, abrimos uma porta para enxergar a Rahmah (misericórdia) de Allah, da qual talvez estivéssemos cegos antes.
Você já imaginou que suas provisões podem estar vindo de pessoas ou coisas que você nem faz ideia? Se você observar o caminho que sua própria vida seguiu, como chegou até onde está hoje? Quando pensa nas áreas em que está prosperando – seja financeiramente, na saúde, fisicamente ou mentalmente – há muitos fatores, muitas coisas que Allah colocou na sua vida que permitiram que você chegasse lá.
Precisamos reservar um tempo para refletir sobre essa realidade e tentar identificar onde Allah colocou essas bênçãos em nossas vidas, para que duas coisas aconteçam:
- Reconhecer melhor a presença de Allah em nossas vidas. Quanto mais conseguimos enxergar essa presença – ou seja, como Allah está nos ajudando e nos proporcionando meios para prosperarmos – mais Allah se torna relevante para nós. E quanto mais relevante Ele se torna, mais real o Islam se torna para nós. Isso nos leva a nos engajar mais, a submeter-nos com amor a Allah e, naturalmente, ao Islam.
- Aumentar nossa gratidão a Allah Subhanahu Wa Ta’ala. Perceber que algo ou alguém em nossas vidas nos abriu portas de oportunidades e entender que isso veio de Allah gera otimismo, segurança e tranquilidade.
Isso nos lembra que Allah está sempre nos auxiliando, mesmo nos momentos em que podemos sentir que não estamos recebendo nada Dele. Está lá, provavelmente só não conseguimos enxergar ainda.
Com tudo isso, esse versículo nos ensina algo belíssimo: sempre há oportunidades na vida. E enquanto sentimos que há oportunidades, sentimos esperança. E quando sentimos esperança, um dos pilares essenciais da Iman (fé) permanece firme.
Então, o versículo continua dizendo que Allah sabe o que está nos céus e na terra, e que Ele tem conhecimento de todas as coisas.
Allah fez a Kaaba de modo que ela se tornasse um meio de rizq para o povo de Meca. E até os dias de hoje, continua sendo uma fonte de sustento. Allah fez isso para que possamos conhecê-Lo melhor.
Quando vemos como Meca funciona, como a Kaaba opera, como ela atrai pessoas de todos os cantos do mundo, como se tornou uma fonte de imenso rizq para as pessoas, um local de segurança, arrependimento e Iman para milhões de pessoas todos os anos – Allah está nos dizendo que Ele criou a Kaaba de forma que naturalmente gerasse esse resultado.
Agora, Ele nos convida a olhar para o universo. Você não percebe que o universo está em ordem?
Talvez, ao assistir às notícias hoje, o mundo pareça estar num caos. Mas, quando isso acontece e você se sente sobrecarregado, pare um momento. Vá para fora e contemple como o universo funciona, como ele está em ordem. E então, lembre-se de Quem instituiu essa ordem.
E depois, conecte isso a si mesmo: Allah Subhanahu Wa Ta’ala manterá sua vida em ordem, desde que você se submeta a Ele.
Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad, sua família e seus companheiros.
Fonte: Institute of Knowledge
Leia também: Afaste os Maus Pensamentos