Animais de Estimação

Animais de Estimação
Compartilhe

Pergunta: É permitido no Islam ter um peixe de estimação?


Não há nada de errado em manter animais os quais não existem proibições islâmicas em tê-los (assim como os cachorros, que têm suas limitações quanto à criação ou porcos, que são absolutamente proibidos). Existem relatos na Sunnah os quais indicam que alguns dos Sahabah mantinham animais com o propósito de criação ou por divertimento ou agrado.

Foi narrado por Anas que ALlah esteja satisfeito com ele) que ele tinha um irmão jovem que tinha um nughar (um pequeno passarinho ou rouxinol). O pássaro morreu e o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) o viu parecendo triste e sofrendo, então ele (o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) brincou com ele, e disse para ele palavras que demonstravam aprovação por ele manter este passarinho. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ó Abu Umayr, o que aconteceu com o nughayr (rouxinol)?”.

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos disse que uma mulher entrou no inferno por causa de um gato “o qual ela não alimentou e nem deixou que ele comesse dos vermes da terra.” O que pode ser entendido é que se ela o tivesse alimentado ela poderia ter escapado desta ameaça.

E foi dito que Abu Hurairah era chamado assim por causa de um gato (hirr, diminutivo hurayrah) o qual costumava acompanhá-lo.

Então, manter animais permitidos, contanto que você não os negligencie, é algo permitido e pode até ser um dos meios de ganhar uma recompensa, assim como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Em cada ser vivo existe uma recompensa.”

Mas se você mantiver animais e os negligenciar e abusar deles, isto pode se tornar um meio que o levará ao inferno, como indica o hadith sobre a mulher que negligenciava seu gato até que ele morreu. 

Nós gostaríamos de apontar que o Islam precedeu as organizações ocidentais e orientais em proclamar os direitos das mulheres, dos animais, dos trabalhadores, dos empregados e mais. Na verdade, o maior dos direitos proclamados é o direito de Allah sobre Sua criação.

Nós gostaríamos também de apontar que o cuidado e preocupação com os seres humanos deve prevalecer sobre o cuidado com os animais, e que a recompensa por isto é maior. [O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:] “Afaste-se do Fogo mesmo com meia tâmara [ex, dando meia tâmara em caridade]” e “Eu e aquele que mantém um órfão estaremos assim como esses dois no Paraíso” – e ele fez um gesto de aproximação com seu dedo indicador e o médio. E existem outros ahadith similares.

Com esta base, não há nada de errado em manter um peixe como você mencionou em sua pergunta, contanto que você tome conta dele alimentando-o e evitando qualquer coisa que possa causar sua morte. E Allah sabe mais.

Fontes: IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *