Al Wasi’ (الواسع) O que Tudo Abarca

Al Wasi’ (الواسع) O que Tudo Abarca
Compartilhe

Significado de Al Wasi

O Vasto, O Todo Abrangente, O Sem Limites.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Wasi (em árabe: ٱلْوَاسِعُ): Aquele cujo conhecimento, misericórdia e provisão são vastos. Ele é de capacidade e abundância ilimitadas e dá sem esperar nada em troca. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ abrange todas as coisas e Sua sabedoria e misericórdia são ilimitadas.

Raiz árabe

Da raiz waw-sin-ayn (و س ع), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: ser suficiente em capacidade ou tamanho, amplo, espaçoso, abundante, generoso, rico, abraçar, incluir, absorver, permear, capacidade ilimitada e abundância.

Sua onipresença

O nome Al-Wasi foi mencionado nove vezes no Alcorão e tem uma variedade de significados que iremos descobrir. O primeiro se refere à Sua vastidão. Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ está em toda parte. Onde quer que você esteja, Ele está com você. Sua vastidão abrange a totalidade do universo. Ele não está limitado ou circunscrito a uma localização geográfica. Ele ouve e responde a todos que Lhe pedem por causa do atributo de ser Al-Wasi.

وَلِلَّهِ ٱلۡمَشۡرِقُ وَٱلۡمَغۡرِبُۚ فَأَيۡنَمَا تُوَلُّواْ فَثَمَّ وَجۡهُ ٱللَّهِۚ إِنَّ ٱللَّهَ وَٰسِعٌ عَلِيمٞ

Wa lillaahil mashriqu walmaghrib; fa aynamaa tuwalloo fasamma wajhullaah; innal laaha waasi’un Aleem

“E de Allah é o Levante e o Poente. E, para onde quer que vos volteis, lá está a face de Allah. Por certo, Allah é Munificente, Onisciente.” – (Alcorão 2:115)

Sua misericórdia

Outro aspecto desse nome se refere à vastidão que a misericórdia de Allah abrange. Sua misericórdia, conhecimento e poder são infinitos. É obra do Shaitan fazer você acreditar que seu pedido de perdão será rejeitado. O Alcorão e hadith afirmam que nosso Senhor é misericordioso. Podemos ter feito coisas terríveis no passado. Podemos ter repetido o mesmo erro a ponto de parecer irremediável. Mas, como podemos negar a nós mesmos a misericórdia de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ quando Ele diz:

ٱلشَّيۡطَٰنُ يَعِدُكُمُ ٱلۡفَقۡرَ وَيَأۡمُرُكُم بِٱلۡفَحۡشَآءِۖ وَٱللَّهُ يَعِدُكُم مَّغۡفِرَةٗ مِّنۡهُ وَفَضۡلٗاۗ وَٱللَّهُ وَٰسِعٌ عَلِيمٞ

Ash Shaitaanu ya’idukumul faqra wa ya’murukum bilfahshaaa’i wallaahu ya’idukum maghfiratam minhu wa fadlaa; wallaahu Waasi’un ‘Aleem

“Satã promete-vos a pobreza e ordena-vos a obscenidade, e Allah promete-vos perdão d’Ele e favor. E Allah é Munificente, Onisciente.” – (Alcorão 2:268)

Com base na autoridade de Annas (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse: Ouvi o Mensageiro de Allah ﷺ dizer: Allah, o Todo-Poderoso, disse: “Ó filho de Adão, enquanto Me invocares e Me pedires, perdoar-te-ei por tudo o que tiveres feito, e não Me importarei. Ó filho de Adão, se os teus pecados alcançassem as nuvens do céu e tu Me pedisses perdão, Eu te perdoaria. Ó filho de Adão, se tu viesses a Mim com pecados quase tão grandes quanto os da terra, e se então Me encarasses, não Me atribuindo parceiro algum, Eu te concederia perdão quase tão grande quanto ela.” Foi relatado por at-Tirmidhi (também por Ahmad ibn Hanbal). Sua cadeia de transmissão é sólida. [1]

۞قُلۡ يَٰعِبَادِيَ ٱلَّذِينَ أَسۡرَفُواْ عَلَىٰٓ أَنفُسِهِمۡ لَا تَقۡنَطُواْ مِن رَّحۡمَةِ ٱللَّهِۚ إِنَّ ٱللَّهَ يَغۡفِرُ ٱلذُّنُوبَ جَمِيعًاۚ إِنَّهُۥ هُوَ ٱلۡغَفُورُ ٱلرَّحِيمُ

Qul yaa’ibaadiyal lazeena asrafoo ‘alaaa anfusihim laa taqnatoo mirrahmatil laah; innal laaha yaghfiruz zunooba jamee’aa; innahoo Huwal Ghafoorur Raheem

“Dize: ‘Ó Meus servos, que vos excedestes em vosso próprio prejuízo, não vos desespereis da misericórdia de Allah. Por certo, Allah perdoa todos os delitos. Por certo, Ele é O Perdoador, O Misericordiador.'” – (Alcorão 39:53)

Al-Wasi em divórcio

وَإِن يَتَفَرَّقَا يُغۡنِ ٱللَّهُ كُلّٗا مِّن سَعَتِهِۦۚ وَكَانَ ٱللَّهُ وَٰسِعًا حَكِيمٗا

Wa iny-yatafarraqaa yughnil laahu kullam min sa’atih; wa kaanal laahu Waasi’an Hakeemaa

“E se ambos se separam, Allah enriquecerá a cada um deles de Sua munificência. E Allah é Munificente, Sábio.” – (Alcorão 4:130)

Outra conotação que podemos deduzir dessa ayah é que Allah é Al-Wasi, aquele cuja provisão é abrangente. Em circunstâncias atenuantes, o divórcio acontece e, quando isso acontece, Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ assegura que ambas as partes não devem temer a escassez, tentando superar uma à outra. A reconciliação e a proteção da santidade do casamento devem ser a prioridade, mas se esse navio já tiver zarpado, busque a justiça, pois Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ enriquecerá ambos com Sua abundância.

وَلَا تُؤۡمِنُوٓاْ إِلَّا لِمَن تَبِعَ دِينَكُمۡ قُلۡ إِنَّ ٱلۡهُدَىٰ هُدَى ٱللَّهِ أَن يُؤۡتَىٰٓ أَحَدٞ مِّثۡلَ مَآ أُوتِيتُمۡ أَوۡ يُحَآجُّوكُمۡ عِندَ رَبِّكُمۡۗ قُلۡ إِنَّ ٱلۡفَضۡلَ بِيَدِ ٱللَّهِ يُؤۡتِيهِ مَن يَشَآءُۗوَٱللَّهُ وَٰسِعٌ عَلِيمٞ

Wa laa tu’minooo illaa liman tabi’a deenakum qul innal hudaa hudal laahi ai yu’taaa ahadum misla maaa ooteetum aw yuhaaajjookum inda Rabbikum, qul innal fadla biyadil laah; yu’teehi mai yashaaa; wallaahu Waasi’un ‘Aleem

“E não confieis a ninguém, exceto a quem segue vossa religião” – dize, Muhammad: ‘Por certo, a Verdadeira Orientação é a Orientação de Allah’ – “que a outrem foi concedido algo semelhante ao que vos fora concedido, ou que eles podem argumentar convosco, sobre isso, perante vosso Senhor.” Dize: “Por certo, o favor está na mão de Allah: concede-o a quem quer. E Allah é Munificente, Onisciente.” – (Alcorão 3:73)

Reflexão

Entre esses versículos em que Al-Wasi é mencionado, você vê a combinação de nomes com Todo-Misericordioso, Sábio e Onisciente. Esse nome reforça a perfeição de todos os Seus atributos. Eles são abrangentes e não podem ser reduzidos ou diminuídos. O Imam Ghazali escreve: “Considere-se Seu conhecimento, o mar de coisas que Ele conhece não tem costa; na verdade, os mares se esgotariam se não fossem Suas palavras.”

O crente se beneficia do conhecimento de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ Al-Wasi, pois entende que seu Senhor o ama. Sua misericórdia se estende a todos e não conhece fronteiras. Ela é abrangente e vasta. Isso deve trazer grande alívio àquele que se volta para Ele, pedindo-Lhe perdão com frequência. Foi narrado por Aisha (ra) que ela disse: “Louvado seja Allah, cuja audição abrange todas as vozes.”[2]

Também devemos olhar para dentro de nós mesmos; somos limitados e restringidos de várias maneiras. Nosso intelecto tem limites e nosso corpo físico tem restrições, mas será que podemos dizer honestamente que nos esforçamos para ver o que é possível? Estamos vivendo próximo a esses limites? Provavelmente não! É provável que todos nós estejamos vivendo bem abaixo do potencial que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ nos capacitou. Temos muito a oferecer e muito a aprender. Nossa conexão com esse nome se dá por meio da expansão de nosso conhecimento, nosso din e nosso caráter.

Referências:

[1] Hadith #34, 40 Hadith Qudsi

[2] Sahih (Darussalam) Sunan an-Nasa’i 3460

Fonte: My Islam -Al Wasi

Saiba sobre outros Nomes aqui.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *