A História do Profeta Yusuf, que a paz esteja sobre ele

A História do Profeta Yusuf, que a paz esteja sobre ele

Por Abu Muawiyah Ismail Kamdar

A História do Profeta Yusuf


O que posso eu dizer sobre a Surah Yusuf que ainda não tenha sido falado? A história do Profeta Yusuf é uma daquelas histórias próximas ao coração de todo o crente.

A jornada épica do Profeta Yusuf (que a paz esteja com ele), de um rapaz capturado a um líder justo parece atingir um ponto fraco nos corações dos muçulmanos em todo o lado.

Allah inicia a Surah, declarando-a ser a melhor das histórias, e esta afirmação tem sido levada a sério por todos nós.

Talvez devêssemos explorar o porquê de amarmos tanto esta história.

Talvez seja porque somos fascinados com o conceito de sonhos verdadeiros, e este relato é cheio de tais sonhos. A própria linha de abertura da história é sobre um sonho.

Talvez seja porque nos identificámos com muitas das tentações que as pessoas enfrentam nesta história. De estarmos cegos pela inveja, a sermos seduzidos por desejos luxuriosos. Estes testes são testes com que muitos de nós podem-se identificar, fazendo-nos relacionarmo-nos com a narrativa muito intimamente.

Talvez seja a nossa fascinação com o incrível caráter do Profeta Yaqub (que a paz esteja com ele) e do Profeta Yusuf (que a paz esteja com ele). O Profeta Yaqub (que a paz esteja com ele) mostra-nos o verdadeiro significado de Sabr (paciência) e esperança, e ensina-nos a nunca desesperar da misericórdia de Allah. O Profeta Yusuf (que a paz esteja com ele) ensina-nos o poder do perdão, a realidade do auto-controle, e a capacidade de dizer não às tentações da vida.

Talvez seja a esperança que sentimos quando vemos como todas as provações do Profeta Yusuf (que a paz esteja com ele) moldaram-no no formidável homem que ele se tornou. Isto dá-nos esperança de que as nossas provações também nos estão a preparar para algo grandioso.

Ou talvez seja o final feliz, quando o Profeta Yusuf (que a paz esteja com ele) é reunido com a sua família e perdoa os seus irmãos pelo seu crime. Isto lembrá-nos que podemos também ter finais felizes.

Talvez seja a combinação de tudo mencionado acima e mais. Qualquer que seja, a história do Profeta Yusuf é especial e devemos continuar a tradição de estudar esta Surah, ensiná-la às nossas crianças (principalmente os adolescentes) e aumentar no nosso amor pelo Qur’an.

Fonte: AbuMuawiyah.Com

Histórias de Profetas e Mensageiros