37 Maneiras de Tornar sua Juventude mais Gratificante

37 Maneiras de Tornar sua Juventude mais Gratificante
Compartilhe

Por Amina Edota

Você sempre sonha com os anos vindouros, quando você vai conseguir seu primeiro milhão, memorizar o Qur’an ou quebrar algum recorde mundial? Ou talvez você pule apenas uns meses adiante, sendo famoso, ou casado ou lançando seu negócio online. Qualquer que seja seu sonho, você sabe do que estou falando, certo?


A verdade é que o amanhã pode nunca chegar. E estes sonhos vão permanecer como o que são : sonhos! Por isso, enquanto você pode sonhar, você precisa despertar e construir hábitos gratificantes que vão te guiar em direção aos seus objetivos.

Busque oportunidades com sua juventude e energia. E há muitas oportunidades na juventude, como nosso amado Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) aconselhou: Use sua juventude antes que venha a velhice.

A partir de que seus novos hábitos tomarem consistência, faça deles prioridade, então você pode aproveitar sua juventude. Use-a para prática após prática. Não a tenha como garantida.

Vamos começar com algumas ações simples…

1- Evite reclamar. Este mundo está longe de ser perfeito e você nem sempre pode ter o que quer. Ao invés de habitar no que é errado, foque no que é bom e seja grato por todas as bênçãos da sua juventude. E lembre-se , esta vida é um teste.

“E por-vos-emos à prova, com o mal e com o bem…” [Qur’an 21:35]

2- Evite a ignorância. Você não pode adorar a Allah com o conhecimento incorreto. Se você conhecer Allah, então poderá adorá-Lo como Ele merece. Buscar o conhecimento de Allah, o Onipotente e Majestoso, é portanto, obrigatório para você. A ignorância não é uma desculpa. 

“Então, sabe que não há deus senão Allah.” [Qur’an 47:19]

3- Faça do Qur’an seu manual diário. Seja constante em recitar uma quantidade fixa do Qur’an diariamente. Leia, reflita e certifique-se de estar agindo conforme o que lê. Não esteja entre aqueles que esquecem de ler ou refeltir.

“Esse é o Livro. Nele, não há dúvida alguma. É orientação para os piedosos…” [Qur’an 2:2]

4- Defenda a Sunnah. Aprenda sobre o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), imite suas maneiras, o respeite, o obedeça e ensine aos outros sobre ele. Ame a família e os companheiros dele, e fique longe de tudo o que ele proibiu. Não diga “é APENAS uma sunnah”.

“Dize (ó Muhammad): ‘Se amais a Allah, segui-me, Allah vos amará e vos perdoará os delitos’. E Allah é Perdoador, Misericordiador.” [Qur’an 3:31]

5- Tenha boas companhias. Esteja com quem te lembra de Allah e da vida eterna. Busque companhia de pessoas que te fazem usar o que há de melhor em você, e fique longe de indivíduos contaminados, incluindo inimigos e murmuradores.

“Nesse dia, os amigos serão inimigos uns dos outros, exceto os piedosos” [Qur’an 43:67]

6- Foque no positivo. Mantenha sua intenção, pensamentos e palavras positivos. E deixe suas questões com Allah. Isto reduz o stress e vai te manter na senda correta em direção ao seu objetivo. 

“Por certo, Allah ama os confiantes n’Ele.” [Qur’an 3:159]

7- Dê um passo diário em direção ao seu objetivo. Divida seus objetivos e dê um passo simples a cada dia para não ficar sobrecarregado. Não se preocupe em fazer as coisas perfeitas. Apenas se preocupe em manter a constância.

8- Prepare-se para responsabilidade. Tenha um amigo ou mentor para verificar seu progresso enquanto tenta alcançar seus objetivos. E aceite as consequências por sua negligências.

9- Retribua boas ações com boas ações. Pense no dia em que você vai receber o seu livro de ações. Na mão esquerda, ou direita, só depende das suas ações. Então faça a escolha certa, mesmo nas pequeníssimas ações.

Abu Dharr relata que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não despreze os mínimos gestos, até mesmo cumprimentar seu irmão com um rosto alegre”. (Muslim)

10- Sorria. Isto é Sunnah. Isto também é caridade e te dá uma boa aparência e faz sentir bem. Sorria antes que seus dentes caiam.

11- Escute. Tenha intenção realmente de ouvir os outros antes de abrir sua boca para falar. Ouvir bem é um presente que você pode compartilhar com os outros. Isto alimenta a compreensão e a cooperação.

12- Chame alguém para o Islam. Pode ser um vizinho ou colega. Conte aos outros sobre Tawhid – a Unicidade de Allah e a mensagem de Seu Último Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

“Convoca ao caminho de teu Senhor, com a sabedoria e a bela exortação…” [Qur’an 16:125]

13- Mostre gratidão mesmo para os atos mais simples. Aprenda a dizer “obrigado” para cada simples gesto ou favor. Seja generroso com sua apreciação a cada simples gesto.

14- Propague Salam. Dê sempre cumprimentos de paz, ou responda quando te cumprimentarem primeiro com o que for melhor.

15- Faça caridade. Doe algo que você não tem usado há um tempo. Provavelmente você não sentirá falta, a vida de alguém mudará e você será recompensado.

Faça alguma caridade hoje, mesmo se for metade de uma tâmara.

16- Perdoe. Pessoas podem te ferir com suas palavras, ações ou omissões. Da mesma forma, algumas más lembranças podem permanecer atravessadas em seu coração como se tivessem ocorrido ontem. Mas ainda assim perdoe e siga em frente. 

“E que eles os indultem e os tolerem. Não amaríeis que Allah vos perdoasse?” [Qur’an 24:22]

17- Não olhe para o mal. Não escute o mal. Seu corpo e sentidos são uma bênção do seu Criador. Use-os apenas para o bem e para agradá-Lo. Preserve sua mente e seu corpo.

“Por certo, do ouvido e da vista e do coração, de tudo isso se questionará.” [Qur’an 17:36]

18- Voluntarie-se. Compartilhe uma parte sua que não tem preço – seja uma habilidade, conhecimento ou seu tempo. Esteja entre aqueles que trazem benefício para os outros. E lembre-se que compartilhar é cuidar.

19- Nunca pare de aprender, porque a vida nunca pára de ensinar. E seja constante com suas súplicas.

“Senhor meu, acrescenta-me ciência.” [Qur’an 20:114]

20- Aceite erros e falhas. Cometer erros é humano. Não permita que isto paralize sua vida. Certifique-se de estar aprendendo com os erros.

21- Examine-se. O espelho não mente, não é? Use sua consciência como espelho e guia para se examinar e te trazer à avaliação como mais ninguém pode fazer.

22- Esteja acordado depois do Fajr e faça alguma coisa benéfica – escrever, ouvir uma palestra, ler o Qur’an ou livro de Tafsir. Use as bênçãos do período da manhã e comece seu dia com uma mente ativa.

23- Faça uma súplica sincera por alguém na sua ausência. Pode ser um amigo que não tem filhos, ou um colega procurando saber sobre o propósito da criação, ou um vizinho com problemas financeiros. Você será recompensado com uma resposta bem aventurada: “E o mesmo para você”.

24- Mantenha em sua língua a lembrança de Allah. Envolva-se em Dhikr de Allah com sua língua e presença de coração. Sheikh al-Islam ibn Taimiyyah disse: “A lembrança de Allah é como a água para o peixe. O que aconteceria se o peixe fosse separado da água?”

25- Mantenha o contato. Telefone, mande email ou mensagem para um membro da família que não tenha visto há um longo tempo. Você vai reacender uma relação abençoada e reforçar os laços de afinidade.

26- Honre seus pais. Qualquer que seja a geração deles, seja paciente com seus pais. Trate-os com excelência, e mostre a eles o amor com o qual você gostaria de ser amado por seus fihos. Peça a Allah para os guiar e garantir para eles o melhor lugar no Paraíso.

27- Faça um orçamento. Olhe bem para o seu salário e seus gastos. Estão em sincronia? Você pode reduzir algumas contas, guardar mais, ou doar mais para caridade? Elabore hoje um plano.

28- Fique em silêncio. Abotoe esses seus lábios se não tiver nada bom para dizer. Diga NÃO a maledicências e fofocas. Evite as armadilhas de “ele disse, ela disse”.

29- Desculpe-se quando estiver errado. Dizer “me desculpe” te torna mais forte, e não mais fraco. 

30- Observe o que você come. Esteja certo de que sua dieta é saudável e permitida. Não coma demais. Seu corpo é uma amanah (confiança dada por Allah)Você será questionado sobre isso. Use sua dieta para abastecer sua adoração.

31- Fique offline. Esteja offline por um dia, ou pelo menos boa parte de um dia. Examine-se, renove suas intenções e pense em como impulsionar sua fé. Medo de ficar para trás nas atualizações? Não se preocupe, sempre há novas atualizações.

32- Reze Tahajjud. Acorde na última parte da noite e reze pelo menos duas unidades de orações. Isto te dá a chance de ter suas du’as atendidas e pecados perdoados. Não perca!

Em um Hadith Qudsi Allah disse: “Existe alguém pedindo para que Eu possa dar? Existe alguém pedindo perdão de suas faltas para que Eu possa perdoar?”

33- Peça a Allah. É fácil pedir a amigos próximos e familiares por algumas de suas necessidades sem lembrar de pedir ao ÚNICO que dá tudo a seus amigos e familiares. Do que você precisa agora? Peça a Ele.

“E vosso Senhor disse: ‘Suplicai-Me, Eu vos atenderei.’” [Qur’an 40:61]

34- Pratique o que você prega. Você já viu uma criança de 5 anos perguntar “por que você está pedindo para não gritar para o meu irmão mais novo, mas você mesmo está gritando?”. Se você não pode viver suas palavras, pense no que você espera dos outros. Seja o modelo que você quer ver.

35- Seja ativo. Faça uma caminhada ou pule corda. Não espere por uma academia para um plano de exercícios. Torne-se ativo e mantenha seu corpo saudável e em forma.

36- Desfrute de brincadeiras boas e decentes. Você deve ter aquele tio ou amigo especial que continua aumentando sua coleção de brincadeiras e mostra algumas novas sempre que vocês estão juntos. Isso é ótimo para rir sem quebrar as regras.

37- Relaxe. Tire um tempo de folga para descontrair. Não trabalhe 24 horas por dia, ou corre o risco de perder energia física e mental. Você merece descanso.

Sua vez:

Esta lista não é exaustiva. O que você pode adicionar a ela a partir de suas próprias experiências? Quais das ações acima você recomendaria para os outros, e quais outras você pode começar hoje para uma juventude mais gratificante? Tire um tempo para adicionar à lista…

Fonte: MuslimMatters


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *